Protecções contra os olhares indiscretos

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

A luz natural (e consequentemente a orientação de uma casa) é algo por que procuramos e a que damos grande importância. É esta luz que vai realçar o lado bonito do imóvel por si só, independentemente da decoração que lhe dermos. Além disso, permite-nos utilizar menos a iluminação artificial, usufruir mais da vista e ainda ter mais sol dentro de casa. Por tudo isto, há quem tenha uma enorme adoração por janelas grandes ou paredes envidraçadas, pois trazem todas as vantagens da luz natural imediatamente para dentro de casa! Mas aqui coloca-se um grande problema: a privacidade.

Se por um lado procuramos uma boa orientação do imóvel, por outro também queremos estar à vontade dentro da nossa própria casa, pelo que o sentimento de privacidade deve estar presente no nosso dia-a-dia. Viver a nossa vida doméstica sem olhares curiosos dos vizinhos a espreitarem lá para dentro torna-se uma questão de extrema importância, pelo que hoje a equipa homify traz até si várias opções para se salvaguardar desses olhares indiscretos! Desde persianas a portadas, passando por outras soluções, de certeza que encontrará a mais indicada para si no nosso artigo de hoje!

Estores

A nossa primeira opção recai sobre a utilização de estores. Os estores são óptimos aliados no que toca à privacidade de uma casa. Os laminados ou os verticais orientáveis, mesmo estando corridos, permitem a entrada e regulação da luz natural no interior da divisão. Além disso, de um modo geral, são mais fáceis de instalar, uma vez que não são precisas grandes obras nem ferramentas muito específicas. São encontrados em diversas lojas, desde as dedicadas unicamente à decoração até às de materiais de construção. Existindo também em diversos tamanhos, conseguem servir vários tipos e tamanhos de janelas. A grande desvantagem prende-se ao seu funcionamento, que por vezes (quando manipulados de forma errada) pode desregular o estore, sendo necessária alguma perícia para repor o estado normal do mesmo.

Persianas

Janelas e portas modernas por Arquiindeco
Arquiindeco

Persianas anticiclónicas

Arquiindeco

As persianas são muito comuns na nossa arquitectura, daí já não ser novidade. No entanto, é importante referir que são elementos com várias vantagens: se não estiverem totalmente fechadas, criam um ambiente tranquilo dentro das divisões; não só nos protegem de olhares indiscretos, como também ajudam a manter a temperatura interior; são de fácil manuseamento, principalmente as eléctricas. Como desvantagens temos a necessidade de contratação de pessoal especializado para a sua instalação e/ou manutenção quando necessário, o preço (que é mais elevado que os estores) e o facto de terem que estar completamente abertas para abrir janelas-portas, por exemplo. Ainda assim são uma excelente opção e são utilizadas em larga escala no nosso país.

Portadas

A nossa terceira sugestão vai para a utilização de portadas nas suas janelas. Se forem de madeira, darão à sua casa e às suas divisões um ar rústico muito acolhedor e bonito. Para além de protegerem os interiores dos tais olhares indiscretos e da exposição solar, são ainda elementos que facilmente se tornam decorativos – principalmente se forem instalados dentro de casa e não do lado de fora. Existem diversas opções: com ou sem aba, de batente ou de correr, de diversas formas (inclinadas, rectangulares, etc.). Além disto, são opções com uma vida útil grande, têm grande resistência e são de fácil manuseamento. Se tiverem lâminas, estas podem ainda ser fixas ou móveis, o que permite uma regulação da luz natural dentro de casa. Por último, existem várias opções no que toca ao seu acabamento.

Painéis

Sala Comum_Zona de refeições e leitura: Salas de jantar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores
Traço Magenta – Design de Interiores

Sala Comum_Zona de refeições e leitura

Traço Magenta - Design de Interiores

Os painéis têm duas funções nas suas divisões: a primeira é a óbvia protecção contra os olhares indiscretos, conferindo à sua casa mais privacidade; por outro lado, funcionam como excelentes elementos decorativos para a sua sala de estar, quarto ou onde estiverem instalados! Um dois em um absolutamente fantástico, que lhe permite resolver dois problemas através de um único objecto. Os painéis podem ser adquiridos em lojas pré-feitos ou ainda os pode personalizar com as suas imagens preferidas ou com desenhos dos seus filhos, por exemplo. Dentro desta solução, tem ainda a grande vantagem de poder escolher a largura e a altura do painel de acordo com as dimensões da janela onde o quer instalar. Uma vez que este é um tipo de solução essencialmente para tapar, se tiver jeito para a costura pode ainda fazê-lo em casa, precisando apenas de um sistema para o aplicar.

Cortinas

As cortinas aparecem como uma das soluções (se não a solução) mais antigas e comuns. Também será uma das mais intuitivas (se já alguma vez precisou de tapar de urgência uma janela, não pensou de imediato num lençol ou num cobertor?), já que cobrem áreas consideráveis dependendo do tamanho da janela e do tecido que temos. Para além de tudo isto, o seu manuseamento e aplicação é extremamente fácil e temos duas opções para as instalar: ou um varão com argolas (o mais comum) ou calhas. Quanto à cortina em si, o mercado oferece-lhe variadíssimas opções, que vão dos lisos aos estampados, passando por diversos tipos de tecido, texturas ou consistências. Pode usá-las em quartos para adultos, adolescentes, crianças, salas de estar, cozinha… com a certeza de que vão sempre encaixar-se na perfeição na decoração que escolher! E mais uma vez, se tiver máquina de costura aí por casa e quiser experimentar novos projectos, por que não começar exactamente por aqui? Tenha apenas em consideração o tipo de tecido e se prefere divisões mais resguardadas ou com cortinas mais leves que permitam uma maior entrada de luz.

Vidro fosco ou espelhado

A nossa última sugestão vai para fora de casa. Se é do tipo de pessoa que preza a sua privacidade mas não gosta de persianas, estores ou qualquer uma das outras opções que lhe demos (ou se as janelas onde as quer aplicar não têm o formato indicado para este tipo de solução), fique descansado que trazemos esta última na manga: a instalação de vidros foscos ou espelhados, que deixem a luz natural entrar e permitem-nos usufruir da vista exterior, ao mesmo tempo que escondem completamente o interior dos olhares curiosos que vêm do exterior. Desta maneira, consegue o melhor dos dois mundos sem que para isso tenha que abdicar de nada!

Qual a solução que mais gosta? Porquê?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!