O quarto ideal para um pequeno descobridor

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma criança é inevitavelmente um descobridor para e do MUNDO!! Tudo para aquele pequeno ser é novidade, curioso, atraente, maravilhoso, enfim tudo à volta dele desperta uma grande curiosidade e uns grandes porquês?. Todas as crianças precisam desta fase mais aventureira e de questionamento, para perceber onde de facto vivem e onde estão inseridas… Nessa fase do descobrimento, há o olhar fascinante, mas também o tocar, palpar, descobrir e perceber como aquilo funciona. Há todo um mundo para descobrir…

E não temos dúvidas quando dizemos que o quarto é o primeiro canto e recanto que a criança descobre. Primeiro é necessário jogar em casa, temos de perceber numa primeira fase o que está à sua volta, para depois descobrir e aventurar-se lá fora, é como um primeiro teste. Como tal, o quarto do nosso filho deve ser o local das descobertas, onde existem várias secções diferentes, mas todas elas necessárias para o seu desenvolvimento, desde da zona do descanso, do brincar ou do trabalhar. E são nestas áreas que o pequeno aventureiro ir-se-á pôr à prova, inventar, imaginar, criar… ser criança!! Uma fase tão bonita e tão importante para o seu desenvolvimento e formação enquanto pessoa e futuro adulto. 

Descubra os segredos que trouxemos hoje, para o seu pequeno aventureiro entrar na ação, sem permissão, naquele lugar que é só dele!

O espaço da arrumação

Sabemos na verdade que um quarto de uma criança não fica um brinco, só mesmo naqueles momentos de arrumação. Mas sabe que mais? Não faz mal, é  bom sinal. É prova que a criança esteve à brincar, relaxado e explorando tudo à volta dele, onde a imaginação e o faz de conta estiveram ao rubro… É fascinante como as crianças têm uma capacidade de criar uma história ou uma brincadeira, como se aquilo fosse tão real. 

É claro que é importante brincar e não faz mal se o quarto não estiver em perfeita ordem e tudo no seu devido lugar, mas é necessário ir ensinando à criança que depois da brincadeira volta tudo dentro dos armários ou das caixas. Se não ficar perfeito, não tem grande importância. O que conta é este ensinamento, desarrumamos = arrumamos. Faz parte da regra da educação, para ele próprio saber que um dia a vida é mesmo assim. É conveniente explicar que dentro de um quarto onde os brinquedos estão todos espalhados pelo chão, pode tornar-se perigoso porque pode-se escorregar; além de que cada brincadeira termina naquele momento, para no dia seguinte começar uma nova história.

Para que seja mais fácil este processo de arrumação depois de uma brincadeira no seu quarto, pode arranjar arrumações que sejam práticas, como caixas ou armários com gavetas, indicadas com cores ou símbolos, para identificar o brinquedo ou a categoria. Um quarto de uma criança tem de ser o mais funcional possível, para que o próprio possa aceder com facilidade e estar à vontade, neste espaço que é dele.

O espaço de trabalho

Quando falamos em espaço de trabalho, é a criança poder ter um canto, para desenvolver os seus preciosos trabalho manuais e futuramente os seus tpc's. 

Num quarto de um aventureiro precisa-se de uma secretária e de uma cadeira, se for do tamanho dele, melhor ainda, tal como optou a arquiteta de interior Ana Cordeiro, do atelier Prego sem Estopa, neste quarto de menino. Uma mesa e duas cadeiras brancas, bastante simples, mas que resultam na perfeição, dentro deste ou de qualquer quarto, por ser bastante neutro e versátil. Nesse lugar, a criança poderá desenvolver a sua capacidade de artista, desenhos, pinturas, plasticina ou outras técnicas artistas, que ficamos apreensivos por descobrir as aventuras do seu menino. 

Área de brincar

A brincadeira nunca pode ficar de fora. É uma fase extremamente importante para o desenvolvimento de uma criança. É lá que imita, transporta da realidade que vê para o mundo fictício. É lá que se constrói, que se conhece, que se desenvolve, que cresce e amadurece. Com muitos ou poucos brinquedos, o aventureiro irá encontrar sempre forma de brincar, porque todos os objetos transformam-se naquilo que ele quer que sejam… ganham nova vida e isto é fascinante.

É neste sentido, que devemos deixar uma boa área dentro do quarto para a criança ter espaço para brincar, caso não tenha uma sala de jogos noutra divisão da casa. Para maior conforto da criança, um tapete ou uma carpete será mais confortável, para a criança estar, sabemos que ela anda descalça e sente-se no chão, por isso é conveniente ter essa área o mais aconhegante possível. Depois pode levar esta inspriação para o quarto dele, revestindo uma parede com uma tinta giz, onde aquela tela em ponto grande é para ele criar e marcar todas as suas aventuras do dia!

Cores deliciosas

Quartos de criança escandinavos por KYD BURO

As cores é outro ponto que pode escolher com ele, se ele já tiver idade para exprimir as suas próprias vontades, é também deixá-lo decidir o que ele quer para o seu próprio espaço. Os pais irão moderar e ponderar a sua decisão mediante aquilo que também querem, entrando em mútuo acordo. O conselho que lhe damos é de manter-se numa paleta cromática clara e suave, uma vez que falamos de criança e que o quarto tem de denotar calma e paz. Exatamente o que sentimos quando olhamos para este exemplo, cores pastéis e bem delicadas, que nos transportam para um mundo verdadeiramente encantado. 

As cores deliciosas, não são necessariamente o branco e o azul, pode perfeitamente quebrar esse cliché e optar, por bege, amarelo, verde água, cor de laranja, cinzento claro… Desde que os tons sejam deliciosos, irão todos servirem!

Algo de especial

Por algo de especial entendemos algo que fascina o aventureiro lá de casa… Há sempre uma paixão, sejam uns desenhos animados, um super herói, uma atividade desportiva, um atleta ou uma área que é completamente fã. Como tal, o quarto do seu filho poderá ser decorado com algo que realmente tem gosto e prazer, não querendo dizer por isso que todo o quarto deve ser decorado nesse mood, pois sabemos que nessa idade os gostos são bastante temporários. É encontrar algo que possa decorar e/ou brincar. 

Poderá ser um puff em forma de bola, um candeeiro catito, uma tenda de índios, um quadro ou molduras especiais, uns legos gigantes, uma prateleira diferente ou até uma cama engraçada. São várias as opções que podem descobrir nos produtos da homify e que marcarão de forma especial o quarto do seu filhote.

A cama confortável

Depois da brincadeira, do trabalho e de arrumar… resta descansar numa cama super confortável. As mamãs e os papás devem ter alguns cuidados na hora de escolher a cama do guerreiro, como sabem ele passa horas e horas a descansar e a sonhar das suas mil e uma aventuras, como tal um bom e confortável colchão terão de comprar.

Agora é só fechar os olhos e sonhar…  

Gostou da nossa aventura? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!