Gostaria que olhassem para si como um Chefe? 6 Dicas para sua a cozinha

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos temos sonhos e ambições… uns numa área outros noutra. Se descobriu este artigo é porque este lado da cozinha é algo que lhe desperta curiosidade, gosta não só dessa divisão de casa, mas também de lá estar a confeccionar pratos deliciosos, sempre em busca de melhorar e aperfeiçoar os seus cozinhados. E talvez uma das suas ambições seja ser o Mestre da culinária, lá de casa, tal como canta o famoso Quim Barreiros!! 

Começou certamente em jeito de brincadeira, depois por necessidade e agora está num nível em que a sua cozinha é o seu mundo. Gosta de confeccionar pratos, para se distrair, relaxar e agradar as papilas gustativas de quem saboreia os seus cozinhados… Nós por cá ficamos a imaginar o que de bom confecciona… hum. Mas para ser visto como um Chefe profissional temos de ter toda a retaguarda a equiparar-se a esse nível, isto é, a sua cozinha precisa de seis grandes sugestões para influenciar a perspetiva dos seus próximos perante o seu grande hobby. Quer descobrir o que cozinhamos para si neste artigo de hoje?! Então venha daí e delicie-se com estes seis maravilhosos 'pratos'…

1- Prateleiras para garrafas de vinho

Um grande Chefe tem de ter sempre à disposição dos seus clientes um bom vinho para saborear o seu delicioso prato, mas também precisa do vinho para temperar as suas mil e uma receitas… Por estes dois grandes factores tem de ter sempre à mão de semear umas quantas garrafas de vinho na sua cozinha. Nada melhor do que as reservar num cantinho especial da sua  cozinha. No caso do vinho tinto sabemos que não o podemos guardar dentro do frigorífico, para ser servido a temperatura ambiente, logo deverá ficar fora do mesmo. Numas prateleiras, um pouco como um expositório que pode ser contemplado por todos, afinal há garrafas que valem a pena valorizar. 

Os arquitetos de interiores Márcio Campos encontraram dois tipos de soluções para esta cozinha à Chefe. Uma arrumação aberta, onde podem ser colocadas as garrafas, na posição horizontal. Em jeito de curiosidade, é sempre importante deixar as garrafas deitadas, pois as rolhas de cortiça têm de estar em contacto com o vinho e para inibir a entrada de oxigénio. A outra solução é o frigorífico especial para vinhos, que deixa o vinho à temperatura exata para se beber. Se seguir estas dicas será sem dúvida o grande Chefe da festa!!

2- Máquina de café completa

Casa  por Acopino Espressomaschinen
Acopino Espressomaschinen

Acopino Consenza in Silber

Acopino Espressomaschinen

Deseja um café? Quer uma bica? É curto, normal ou cheio? Com ou sem açúcar… Afinal chefe que é chefe, tem de agradar os seus convidados e o pormenor do café não pode ficar de fora.

Um hábito tão nosso, tão português e que bem que sabe. É o toque e o sabor perfeito no fim de uma refeição. Existem uma panóplia de máquinas de café, desde da italiana, das cápsulas, das máquinas mais tradicionais ou das máquinas super modernas que executam o pedido, carregando numa ou noutra tecla. 

Uma boa máquina, sabemos que pode ter um custo mais elevado, relativamente a outras baratas que pode encontrar no mercado. Mas na verdade uma máquina de café profissional terá outro sabor, maior eficácia e fará uma poupança a longo prazo. Valerá o investimento, a cada degustação de um café especial.

3- Estante cheia de livros de receitas

Quem procura ser um grande Chefe fará sem dúvida muitas experiências culinárias pelos seus próprios palpites e conhecimentos, porque quando temos uma paixão, há algo que está dentro de nós, uma capacidade inata. Porém, não quererá dizer com isso, que não terá de pesquisar ali e acolá, para aprofundar técnicas, conhecimentos e mesmo inspirar-se. É como qualquer estudo ou profissão, temos de estudar, estudar, testar e pôr em prática. Como tal, os livros de culinária serão para si os melhores companheiros do serão e aí descobrirá novas ideias, novos estilos de comida, que são tantos…  

A sua cozinha ficará com outro olhar se expor todos os seus livros numa bela prateleira da sua cozinha, será encantador e denotar-se-á, sem dúvida alguma. que existe em si, uma vontade imensa de pôr em prática e de desenvolver… Qual é a sua especialidade? Nós aguardamos pela sua receita!!

4- Manter os móveis básicos mesmo que nunca sejam usados

Cozinha que é cozinha tem de estar preenchida, praticamente de uma ponta à outra, é talvez a divisão de casa que tem a área mais ocupada, desde de cima até baixo. Ao montar a sua cozinha não queira deixar nenhum móvel de fora, mesmo que pense que não lhe irá dar muito uso. Seria uma pena não ter a cozinha toda completa, bem ao mood de um Chefe de cozinha profissional. 

Repare como nesta fantástica cozinha decorada pela arquiteta de interior Pureza Magalhães Decorações Lda, tudo se mantém no lugar certo, nada ficou de fora, mesmo que aquele móvel não seja usado… Mas sejamos realistas, mais tarde ou mais cedo tudo ficará bem cheio, pois um chefe de cozinha profissional vai tendo ao longo do tempo um grande equipamento!!

5- Criar uma área de estar linda

Vamos lá receber os seus convidados, amigos e familiares numa zona confortável, que fica perto da sua cozinha, de forma a poder manter a conversa ao mesmo tempo que desenvolve a sua ciência! Todos ficarão admirados com a sua capacidade et savoir-faire…  

Pode servir um copo de vinho ou um café, já que tem tudo preparado para tal. O ambiente será fantástico…  Mas não se esqueça, quando preparar os seus pratos – há sempre o segredo do chefe e esse não se pode revelar! chiuuu!! 

6- Não a mantenha super clean! ;)

Bom o cenário poderá ser este… ou pior!! Mas não se acanhe, Chefe que é Chefe profissional deixa sempre a sua cozinha ao seu modo, é como uma marca pessoal. A organização e arrumação não é similar a quem não executa esta arte de cozinhar… Você é criativo, artista e até mesmo um cientista, porque usa vários ingredientes para experiências, logo o seu laboratório tem de estar de forma a que se sinta bem, além de estar tudo extremamente funcional. 

Agora resta-lhe pôr isto tudo em prática, sem ter medo de arriscar. O seu cantinho tem de estar ao rubro, é lá que nasce a sua fonte de inspriação!

É o chefe de cozinha lá de casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!