Moradia: Casas modernas por Maqet

Vai de férias? Shhhhhh ninguém precisa de saber!!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Finalmente, aquele fim de semana prolongado! Descansou o corpo e a mente para depois regressar, repousado e confiante, pronto a iniciar uma nova etapa de trabalho. Entra em casa e… Foi assaltado!

O horror que assalta uma vítima de intrusão e roubo em sua casa vai muito para além do receio das perdas materiais. Entra na base do comportamento humano e deixa uma sensação de insegurança latente durante muito tempo. Não nos sentimos seguros no nosso reduto mais privado, a nossa casa! E depois qualquer ruído é um ladrão, mesmo que seja o gato do vizinho, e qualquer sombra é um agressor, mesmo que seja apenas um ramo da árvore do jardim.

Instalar aparelhos todos catitas e bastante caros pode dar alguma sensação de segurança, mas se fosse totalmente eficaz não existiriam mais assalto e todos os proprietários dormiriam descansados.

Na verdade manter a segurança de uma casa é uma tarefa árdua e com várias classes de desafios. Podemos aumentar a segurança dos seus habitantes no que respeita a acidentes e incêndios, mas isso não protege contra roubos e intrusões.

A melhor maneira de proteger uma casa é avaliar regularmente as instalações e os equipamentos disponíveis, procurando pontos fracos e áreas problemáticas que possam aumentar o risco de assaltos.

Neste artigo compilámos algumas medidas simples mas inteligentes, que podem ajudar a tornar a sua casa mais segura para si, para a sua família e para os seus objetos de valor, e menos apetecível para maus elementos da sociedade, prevenindo eventuais entradas não autorizadas.

Não deixe a impressão de que se ausentou

Projecto - Casa da Gemieira: Casas rústicas por Limaplano
Limaplano

Projecto – Casa da Gemieira

Limaplano

Quantas vezes já se apercebeu que os seus vizinhos estão fora, mesmo que eles não lho tivessem contado? Os ladrões também reparam! São as cartas e os panfletos de publicidade que se acumulam na caixa do correio, as janelas sempre fechadas, as luzes apagadas e as plantas um pouco murchas que os denunciam!

Então antes de ir de férias comece a planear algumas estratégias simples para dar a impressão de que a sua casa continua tão ocupada como no resto do tempo:

– Se possível cancele a receção de jornais e revistas enquanto está fora. Mas se isso não for possível combine com alguém para fazer a sua recolha.

– Conhecer os vizinhos pode ser uma forma de segurança, pois possivelmente estarão por perto e poderão dar alarme de qualquer atividade suspeita em sua casa. Se tiver confiança pode mesmo pedir-lhes que deem um olhinho enquanto está fora.

– Peça a alguém (poderá ser o vizinho), que estacione o carro no seu lugar de estacionamento, ou abra e feche o portão de sua casa algumas vezes.

– Utilize temporizadores para que algumas luzes do interior da casa se acendam e desliguem durante a noite, simulando ocupação, e para colocar aspersores a trabalhar para evitar que o jardim pareça abandonado.

Verifique as portas e as janelas

Moradia: Casas modernas por Maqet
Maqet

Moradia

Maqet

É ótimo abrir uma janela de par em par e deixar entrar a brisa do fim de tarde, ou a radiante luz do sol. Mas aquilo que nos aproxima do exterior também pode facilitar a entrada de indivíduos indesejados!

Portas e janelas fortes, resistentes e bem conservadas, são a primeira linha de defesa para os habitantes de uma casa contra os elementos naturais como sol e o vento, a chuva e as tempestades, mas também contra intrusos e amigos do alheio. Aliás o mero conceito de habitação começou nos primórdios da humanidade, partido dessa mesma necessidade de abrigo e proteção.

Então tente pensar na sua casa da perspetiva errada, ou seja, pelos olhos de um possível ladrão. Será que ela parece apetecível? Quais seriam os pontos de entradas mais fáceis? As portas e as janelas parecem a resposta mais obvia, então comece por fazer uma verificação de segurança a todas as fechaduras e fechos.

Muitas vezes os assaltantes entram nas casas partindo uma janela ou forçando a fechadura de uma porta. Por isso invista em fechaduras fortes e adicione trancas nas suas portas. A instalação de uma porta de segurança pode eliminar este problema de raiz.

Para proteção contra o arrombamento das suas janelas, insira buchas nas faixas de portas de vidro e janelas de correr, para que não possam ser abertas pelo lado de fora. E se puder invista também em fechaduras para suas janelas, se só têm fechos de encaixe.

Ah! E nunca presuma que está tudo fechado. Faça da verificação das portas e janelas antes de se ir deitar um hábito diário em sua casa, quer tenha ou não sistema de alarme. E se vai sair por alguns dias não se esqueça dessa verificação minuciosa. Alguns minutos do seu tempo podem poupar-lhe muito trabalho e despesas.

Uma espetacular casa como a da imagem, da autoria do atelier Maqet, de Setúbal, em que as enormes janelas são parte integrante do conceito de arquitetura, é um excelente exemplo de uma casa onde estes cuidados são fundamentais!

Sistema de vigilância com câmara

Ao falarmos de segurança contra roubo e intrusão não podemos deixar de referir os sistemas de segurança com câmaras de vigilância pois eles normalmente funcionam em ligação com o sistema de deteção de intrusão e alarme.

Os sistemas de CCTV, do inglês closed-circuit television, envolvem a criação de uma rede segura de câmaras em áreas estratégicas ao redor de uma casa. Isto faz a monitorização constante do movimento de pessoas, que é registado no disco rígido do computador ligado às câmaras. Essas gravações são mantidas de acordo com os requisitos legais e apagados se a sua manutenção não é necessária.

O CCTV permite a visualização das imagens captadas ajudando na deteção de qualquer evento, e a conhecer as suas causas, o que ajuda a melhorar a segurança com caráter preventivo. Além disso, a colocação de câmaras visíveis em pontos estratégicos tem uma ação dissuasora da intenção de delito e proporciona aos habitantes um sentimento de segurança muito apreciado.

No entanto convém lembrar que, apesar da recolha de imagens poder parecer à partida muito apelativa, envolve a recolha de imagens de terceiros e pode interferir com os direitos, liberdades e garantias individuais do cidadão, e a sua instalação está sujeita a legislação específica.

Alarme

Não vale a pena fecharmo-nos atrás de grades. A não ser que sejam as grades desta magnífica moradia de inspiração prisional, numa provocação súper interessante a uma lei da África do Sul que proibia o uso de grades antirroubo!

A melhor solução é instalar um sistema de alarme!

Com o aumento significativo da criminalidade nos últimos anos a criação de um sistema de alarme adequado ao tamanho e layout da sua casa faz cada vez mais sentido. A compra de um sistema de alarme irá tornar-se um investimento pois ele protege a família e os objetos de valor contra roubo ou males piores.

E nem sempre é necessário de ter um sistema de segurança elaborado com os sistemas de CCTV, alarmes de incêndio, detetores de movimento e alarmes contra roubo, etc. Pode ter uma proteção contra roubo simples, mas eficaz, que o avisa se for feita qualquer tentativa para forçar portas e janelas em sua casa. Um sistema básico de alarme pode ajudá-lo a aumentar a segurança em sua casa e descansá-lo pois estará a tomar medidas proativas em vez de lamentar após um desastre. E muitas vezes apenas um simples aviso de que a casa tem alarme é suficiente para dissuadir alguns criminosos.

Ilumine os exteriores

Independentemente do tamanho da sua casa, iluminar os exteriores é sem dúvida uma das melhores formas de impedir a intrusão da sua propriedade!

Uma casa é bem iluminada em todos os ângulos fará o ladrão mais determinado pensar duas vezes antes de tentar utilizar os seus truques. As luzes do jardim, ao redor da casa e outras luzes à volta do perímetro da propriedade pode tornar um intruso visível para os donos da casa ou para um vizinho que observe casualmente, no momento em que entra na propriedade.

A iluminação de exterior fantástica da imagem acima chega-nos da vizinha Espanha, mas se quer ver mais iluminação de exterior não deixe de ler o artigo ’Maravilhosas ideias para a iluminação exterior da casa’.

Escritório e loja  por Heindl GmbH

Mesmo que lhe pareça que vive na zona mais calma e bem policiada do mundo nunca descure a prevenção. É um cliché, mas não deixa de ser verdade que é melhor prevenir do que remediar!

Por isso não guarde em casa objetos caros, como joias, antiguidades, obras de arte, pinturas raras, documentos particulares etc. São coisas que atiçam a cobiça alheia e aguça o engenho aos ladrões. Mas se precisa mesmo de manter documentos, joias, ou largas somas de dinheiro em casa, o melhor mesmo é instalar um cofre como o da imagem. Isto poderá evitar o seu roubo, e a perda monetária, mas não evitará que a sua casa seja forçada e poderá até colocá-lo a si e à sua família em risco!

Será que este artigo o inspirou a tornar a sua casa mais segura? Tem mais ideias e sugestões? Conte-nos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!