Uma moradia onde o sonho se tornou realidade

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

E que tal conhecer uma casa como nunca imaginou? Uma casa inspirada em obras icónicas da arquitetura mundial, em projetos de Shaw e Lutyens, mas que encontra a sua base conceptual na obra Solar Hemicycle de Frank Lloyd Wright. Uma casa de filosofia orgânica, passivamente aquecida pela luz do sol e naturalmente arrefecida, tal como no projeto original do mestre Wright…

O artigo de hoje quer apresentar-lhe este projeto único, a Moradia Marinha! Da autoria do gabinete Karst, Lda., do Porto, a casa situa-se em Anadia e viu a sua construção terminada em 2002, enriquecendo desde essa altura o panorama arquitetónico português.

Segundo os próprios autores, a arquitetura tem o privilégio de nos fazer sonhar, e nós na homify acreditamos firmemente nesta ideologia. Por isso convidamo-lo a vir connosco conhecer os exteriores desta moradia única e a construir também a sua casa de sonho… Mesmo que o faça só aí, nos seus sonhos!

A recatada fachada posterior

Moradia Marinha: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

Os materiais naturais predominam na casa. A madeira, o metal, a pedra natural que reveste as paredes conferem-lhe um tom terroso que se confunde com o ambiente, como a casca de árvore ou a camuflagem de um qualquer animal.

E cada recanto, cada detalhe, está pensado para facilitar o contacto com essa natureza enganadoramente natural, para o usufruto dos exteriores. É o caso dos cadeirões em madeira rústica no alpendre do lado direito. Imagina-se a passar ali um fim de tarde simplesmente sem fazer nada? Simplesmente a ouvir os sons dos pássaros e a aspirar a brisa suave?

O dono da casa diz que desde que a tem sai muito menos de casa pois não consegue encontrar esta qualidade de vida em mais lado nenhum… Consegue censurá-lo?

A extasiante fachada principal

Moradia Marinha: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

Ao longe torna-se difícil perceber a dimensão da moradia, tanto em termos de tamanho como de estrutura. A fachada ficou discreta, como era desejo do cliente. Na verdade toda a fachada parece dissolver-se e imiscuir-se na maravilhosa paisagem envolvente, como um animal que dorme no calor da tarde.

A paisagem… Pormenorizadamente desenhada e planeada para parecer que foi sempre assim, para ser simplesmente linda. Tão perfeita que os seres que nela foram introduzidos a transformaram naturalmente no seu habitat. Os patos que vê na imagem parecem estátuas de jardim? Nada mais enganador! São animais de verdade, dos vários de deambulam por estes jardins encantados.

O inusitado espaço da piscina

Moradia Marinha: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

Nesta foto temos uma panorâmica lateral da extremidade direita da casa, na perspetiva do jardim, que é o mesmo que dizer uma fantástica visão do espaço dedicado a uma fantástica piscina interior, partindo da vista que se consegue vislumbrar do interior.

Antes sequer de dedicar os nossos olhos à arquitetura da moradia olhemos para a maravilhosa arquitetura paisagística que a enquadra! Uma vegetação exuberante envolve a casa posicionada nas suaves depressões do terreno, e flores cuidadosamente selecionadas emprestam as suas cores para criar a paisagem perfeita.

Nesse abraço o espaço da piscina ergue-se gracioso, com o formato de uma asa ou de uma folha de outono, e as nervuras criadas pelas estruturas metálicas apoiadas nas colunas brancas.

Um plano mais aproximado do espaço da piscina

Moradia Marinha: Piscinas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

Num plano mais aproximado apercebemo-nos dos pormenores que compõem este espaço tão especial. O privilégio é dado à transparência do vidro aliada à essência fiável e natural da madeira.

A filosofia da construção é zoomórfica, e portanto as reminiscências de um inseto, de uma libelinha a emergir do seu casulo, que as nervuras de madeira e do metal nos evocam, não são fruto do acaso e sim opções estéticas deliberadas de uma beleza verdadeiramente inspiradora.

Um pormenor deslumbrante

Moradia Marinha: Piscinas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

No interior a piscina não poderia desiludir.

Uma vez mais a estrutura de madeira escura sobressai do vidro, mas o que realmente chama a atenção nesta piscina é a parede de vidro. Uma parede de vidro! Que conceito fantástico!

A piscina em si é retangular, mas a parede recuada à casa é em vidro, transparente e claro. Quem usufrui do seu quente abraço tem uma vista notável para o exterior e um vislumbre singular de uma sala interior, e vice-versa. Sente a admiração a crescer?

Um pequeno detalhe

Moradia Marinha: Terraços  por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

Um pequeno detalhe, com grande significado! Neste conceito a beleza é extraída até de pormenores que usualmente não são muito estéticos. Na foto acima podemos ver as chaminés da caldeira de aquecimento, às quais foi dado o destaque de formarem o eixo central, à volta do qual se desenvolve o edifício. À primeira vista parecem as chaminés de um navio, mas no conjunto podemos alegar semelhanças a antenas de insetos. O certo é que fazem o centro axial da casa de forma perfeita!

A extensa varanda que ladeia a fachada frontal

Moradia Marinha: Terraços  por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

A casa é rodeada por uma ampla varanda com estrado de madeira, como num convés de navio, e que a percorre da extremidade esquerda até ao espaço da piscina.

Esta é uma casa com interiores fantásticos, mas que se entrelaça estreitamente com o exterior, seja pela varanda a partir da qual se pode contemplar o infinito, seja pelas enormes janelas que permitem a entrada da luz solar sem restrições.

Uma garagem muito especial

Moradia Marinha: Garagens e arrecadações ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

Serve apenas para guardar os carros e protegê-los dos estragos causados pelo sol, é verdade. Mas há muitas formas de o fazer e esta é sem dúvida umas das mais bonitas que já vimos por aqui! Uma estrutura metálica suporta delicados painéis semitransparentes formando graciosas folhas que cobrem as viaturas, como se laboriosas formigas ali as tivessem colocado. Um cenário digno de figurar num filme sobre a vida de insetos!

Acessos que nos fazem suspirar

Moradia Marinha: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

De repente supôs estar no shire? É natural, esta entrada faz mesmo lembrar a porta da casa de um desses adoráveis personagens do livro ’O Senhor dos Anéis’!

O enquadramento vegetal dos materiais naturais que compõem a estrutura desta casa foi extremamente bem planeado e resulta na perfeição. Escadas e estrados de madeira, casa de pedra, portas de vidro. A receita parece simples, mas é extremamente astuciosa e inteligente, e põe em pratica o conceito de base do projeto.

O esquiço de desenvolvimento do projeto

Moradia Marinha: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Marinha

Karst, Lda

Se calhar podemos ver cem imagens, mas só quando olhamos para o esquiço de base do projeto conseguimos entender plenamente a pluradidade de vistas e cenários que ali estão captadas.

Aqui podemos atingir plenamente a profundidade das influências aqrquitetoncas que dão corpo a este projeto e a clara inspiração na obra de Wright.

O nosso artigo acaba aqui. Mas se achou pouco, há muito mais para ver sobre esta casa no nosso site! Passe por lá e continue esta viagem de sonhos e vontades.

Gostou tanto desta casa como nós? Deixe-nos o seu parecer na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!