Dicas para ter arrumação extra lá em casa!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Pois é, ao olhar para a nossa casa é comum repararmos como ela encolheu tanto desde que para lá fomos – ou será que as coisas que fomos acumulando ao longo do tempo tornaram toda a arrumação ineficaz para tanto saco, roupa ou elementos decorativos? Esta é uma dúvida que ficará para sempre a pairar sobre a nossa cabeça, pelo que vamos passar ao passo seguinte: arrumação extra! 

Nem sempre é fácil encontrar onde arrumar tudo sem nos desfazermos de nada – até porque muitas vezes o que acontece é precisarmos mesmo da maior parte das coisas (todo o equipamento de campismo, mesmo que só seja usado uma semana por ano é de extrema importância, por isso não o deite fora ou dê a alguém!), simplesmente o facto de não termos uma arrecadação faz com que tudo pareça que está a mais. Por esta altura, é preciso olharmos para a nossa casa não como um problema, mas sim como uma solução! Acredite que se olhar bem para todo o espaço, verá zonas mal aproveitadas ou onde consegue encaixar mais umas gavetas ou umas caixas que permitirão ter tudo mais organizado.

No artigo de hoje, trazemos-lhe várias ideias DIY que pode aplicar lá em casa para ganhar novas soluções de arrumação. Fique connosco e veja o que reservámos para si!

1. Arrumação debaixo da cama

Quarto  por Bolzanletti
Bolzanletti

METROPOLITAN

Bolzanletti

A nossa primeira aposta vai para a sua cama. Não sendo tanto de fazer em casa sem grande conhecimento e com meia dúzia de ferramentas, sugerimos que adquira uma cama cujo estrado permita ser levantado e tenha um espaço de arrumação por baixo do mesmo. Aqui, não torne este alçapão num depósito de coisas que não costuma usar ou que quer só manter fora da sua vista. Por outro lado, procure caixas que encaixem neste espaço (podem ser de plástico, cartão ou outras especificamente criadas para este efeito), etiquete-as e disponha-as como se peças de tetris se tratassem, para tirar o máximo partido daqui. Ao fechar a cama, terá o quarto bem mais arrumado e os armários disponíveis para as roupas do dia-a-dia, por exemplo!

2. Crie divisórias úteis

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Quartos rústicos por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

Se tem assoalhadas espaçosas e a sua ideia é criar duas zonas diferentes sem ter que construir paredes a sério, por que não criar divisórias que separem os espaços mas que ao mesmo tempo sejam soluções de arrumação? A ideia é ter uma estante de prateleiras ou um armário com portas entre as zonas que quer separar, podendo utilizar estas peças de mobiliário em ambos os lados. As prateleiras são óptimas para isto, pois apenas necessita de um suporte e de bases para as criar. Fácil, não? E desta maneira podem ser facilmente utilizadas quer numa zona, quer na outra. Além disso, não cortam a passagem de luz de um lado para o outro, o que não torna uma das partes da assoalhada escura ou mais fria. É uma excelente solução para um quarto grande de dois adolescentes, por exemplo.

3. Tire partido das paredes largas

No caso de ter pouca área útil mas as suas paredes não serem particularmente finas, pode aumentar o espaço que tem através da criação de prateleiras ou armários embutidos nas mesmas. É uma excelente ideia, pois consegue aproveitar uma área grande sem ter que comprar mobília que roubará espaço na zona de circulação. É certo que ficará com paredes inutilizadas do ponto de vista da disposição do mobiliário (por exemplo, deixar de contar com uma parede para encostar o sofá ou uma mesa), mas por outro lado ganhará arrumação fora da área útil das divisões. Se for para dispor elementos decorativos, opte por prateleiras; no caso de precisar de espaço para manter artigos fora da vista das pessoas, opte por armários com portas opacas que não deixem ver o que têm dentro, ficando o campo visual mais limpo e menos perturbado.

4. Recupere caixas velhas

CASAPORTO'15: Salas de estar ecléticas por Terracal
Terracal

CASAPORTO'15

Terracal

A recuperação de coisas que aparentemente são lixo está na moda – veja-se a utilização em larga escala das paletes! Portanto, vamos incluir neste bolo as caixas de madeira que normalmente armazenam fruta ou vegetais. Se tiver algumas aí por casa ou tiver facilidade em arranjá-las, recupere umas quatro ou cinco (conforme o espaço que tem disponível) e coloque-as de forma estratégica numa ou mais paredes! O que ganha com isso? Nada mais que prateleiras, mas daquelas super originais que farão os seus amigos quererem que faça também para eles! Em vez de as colocar como na imagem, pode optar por dispô-las com a base para paralela ao chão – certifique-se só que depois não as carrega com muito peso! Ficam giríssimas e dão um ar muito artesanal ao espaço!

5. Tenha um palco dentro de casa

Quartos de criança modernos por DECOCAFE

É verdade! Nunca tinha imaginado nisto como uma solução de arrumação, pois não? Mas sim, é uma coisa que funciona muito bem e que fará as delícias dos mais pequenos – ou até mesmo dos graúdos, depende do que for para criar nesta mezzanine! Podemos ter um pequeno parque de diversões, um palco para a banda lá de casa ou até uma aldeia encantada para as bonecas da sua menina – a escolha é vossa, mas a arrumação é certa: por baixo deste palco, crie gavetões onde possa guardar tudo o que necessita. Tenha em conta o equipamento que quer colocar em cima e crie uma estrutura que permita aguentar esse peso sem vergar, mesmo com os gavetões abertos.

6. Um escadote recuperado

Por último, temos esta dica super querida, que (tal como as caixas) dá um ar fantástico a qualquer divisão! Utilizar um velho escadote de madeira pode ser o que lhe faltava para aquele espaço cuja área é minúscula e para onde não consegue encontrar um armário bonito e que lhe dê alguma arrumação. O escadote por si só funciona como cabide, onde pode pendurar toalhas, roupa, guarda-chuvas, etc. No entanto, com um bocadinho mais de criatividade, pode fazer pequenas prateleiras que funcionem para guardar objectos mais pequenos (se tiver este escadote na entrada de casa, pode ser para depositar as chaves e porta-moedas assim que chega; na casa de banho, pode utilizar para pousar artigos de higiene).

Soluções suficientes para os seus problemas de arrumação? Qual gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!