Os materiais mais indicados para revestimentos de WC | homify | homify Os materiais mais indicados para revestimentos de WC
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Os materiais mais indicados para revestimentos de WC

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Casas de banho da Maria e do João Casas de banho escandinavas por Homestories Escandinavo
Loading admin actions …

O azulejo não é o único revestimento adequado para WC. Também pode optar por um revestimento em madeira ou cimento queimado para o chão ou ainda uma pintura resistente à humidade para as paredes. Até temos opções alternativas, que não requerem tantas obras, nem tantos gastos. 

Para orientá-lo no caminho certo, não queira perder as nossas seleções de revestimentos de casas de banho modernas, bem como as nossas dicas para usá-los. 

Tome nota e escolha o seu predileto!

1. Mármore

CASA PF1 - Moradia na Herdade da Aroeira - Projeto de Arquitetura - casa de banho Casas de banho modernas por Traçado Regulador. Lda Moderno Pedra
Traçado Regulador. Lda

CASA PF1 – Moradia na Herdade da Aroeira – Projeto de Arquitetura – casa de banho

Traçado Regulador. Lda

O mármore é um material nobre, adequado aos revestimentos de parede e chão de casas de banho. É um material derivado do calcário, sem dúvida que, esta pedra metamórfica natural irá encantá-lo, especialmente se estiver interessado em interiores de luxo. Para adoptar um piso de mármore ou azulejo de mármore na sua casa de banho terá que escolher entre uma variedade de estilos distintos.

Disponível em branco, mas também em tons de rosa, preto, castanho ou amarelo, o mármore presta-se a muitas variações de cores. Para o seu WC, a escolha de um tom mais claro é preferível para melhor sublimar o espaço ou então uma tonalidade escura para um espaço sofisticado. Com as suas veias e estilo inconfundível, o mármore oferece elegância e uma óptima prestação se for colocado por um profissional experiente.

2. Cimento queimado

Casas de banho - Smile Bath Casas de banho modernas por Smile Bath S.A. Moderno
Smile Bath S.A.

Casas de banho – Smile Bath

Smile Bath S.A.

O cimento queimado ou micro-cimento é um material que tem invadido, cada vez mais, os interiores há vários anos., inclusive as casas de banho. 

É bastante estético, de fácil manutenção e super trendy, apresenta inúmeras vantagens e tornou-se um dos preferidos para revestimentos. 

Na casa de banho, revela todas as suas vantagens: sem juntas, não poroso, aplicável em azulejos que não precisa de partir, ideal para renovação… Não é à toa que é o melhor aliado de renovações e novas construções. Especialmente porque o cimento queimado não é mais apenas um revestimento de chão, pois aplica-se também a paredes e tetos. 

Ideal para quem procura um ambiente moderno, minimalista ou de estilo industrial.

3. Papel de parede

Casas de banho - Smile Bath Casas de banho ecléticas por Smile Bath S.A. Eclético
Smile Bath S.A.

Casas de banho – Smile Bath

Smile Bath S.A.

Numa casa de banho, o nível de humidade é máximo. Portanto, o papel de parede tradicional é para ser proscrito, pois iria descolar e criar bolhas de ar logo nos seus primeiros banhos. Para uma espaço húmido como uma casa de banho, os papéis de parede revestidos com PVC: papel de parede de vinil e papel de parede não tecido, são altamente recomendados. A sua constituição confere-lhe propriedades impermeáveis, por isso, são perfeitamente adequados para um WC ou para a parede de uma cozinha. 

Revestidos com uma película fina de PVC, estes papéis de parede são laváveis e resistem à humidade, a diferentes salpicos e apresentam uma vida mais longa. 

Saiba que quanto maior for a espessura do papel de parede não tecido, mais impermeável será.

4. Tinta resina

Projeto Ametista Casas de banho modernas por Magnific Home Lda Moderno
Magnific Home Lda

Projeto Ametista

Magnific Home Lda

A tinta resina também conhecida sob o nome de tinta époxi também poderá ser uma solução para revestir o seu WC. Cada vez mais em voga, é uma opção acessível, prática e muito moderna. 

Esta tinta é bastante resistente, apresenta um excelente poder de cobertura e oferece boa impermeabilidade, permitindo um resultado atraente, com um acabamento brilhante, com textura ou acetinado. 

Este revestimento pode ser aplicado em quase todas as superfícies: piso e parede, interiores e exteriores.

Não hesite em saber mais sobre este revestimento que promete dar que falar: Époxi: a tinta resina que deve conhecer.

5. Ladrilho hidráulico

Casas de banho escandinavas por homify Escandinavo

O ladrilho hidráulico tem vindo a ter cada vez mais popularidade no mundo dos revestimentos, incluindo nas casas de banho. Este pode ser aplicado nas paredes ou no chão. 

Existe em vários padrões e diferentes cores. O seu lado criativo proporciona uma decoração ímpar a uma casa de banho. 

Os preços no mercado são bastante variados e encontra este material em diversas superfícies conhecidas. Por exemplo, no Leroy Merlin tem um modelo de ladrilho hidráulico, de nome Lisboa, por 7,99€/m2. Num pequeno WC e apostando apenas no revestimento do chão, não lhe ficará muito caro, nomeadamente se o instalar sozinho ou tiver um familiar com estes conhecimentos. 

6. Azulejo tipo metro londrino

A escolha desses azulejos brancos brilhantes, estilo metro, não é em vão, já que permite refletir uma iluminação menos eficiente num espaço. 

Graças ao seu estilo intemporal, o azulejo metro entrou rapidamente nos nossos interiores, especialmente nas casas de banho. Se a tradição quer que seja colocado em separado, alguns modernizam alinhando perfeitamente os azulejos para um efeito gráfico e muito contemporâneo. 

Hoje, as marcas disponibilizam em várias cores e em versão fosca, o que nos permite brincar com estilos decorativos, de retro para mais design. 

Por outro lado, esta opção de azulejo é bastante económica e fácil de manutenção. Impossível resistir a ele!

7. Pastilha / mosaico

Casa Monteiro Casas de banho modernas por Esquissos 3G Moderno
Esquissos 3G

Casa Monteiro

Esquissos 3G

Artístico e colorido, o mosaico ou pastilha oferece uma infinidade de opções para decorar o interior do seu WC ou apenas do seu duche. O mosaico não é apenas reservado para a realização de antigas telas de tipo Roma: hoje redescobre-se todas as possibilidades oferecidas por estes pequenos ladrilhos regulares ou irregulares, reunidos para formar uma decoração.

Inicialmente, o mosaico representa uma arte decorativa, que usava vidro partido, pedras diferentes, esmaltes ou cerâmicas, unidas com uma massa ou cimento para reconstruir um padrão ou uma decoração. 

Mas hoje, são reutilizados num estilo mais contemporâneo e, sem dúvida que, o mosaico é um material atemporal que será perfeito nas paredes ou no chão.


Leia ainda: 11 Espaços modernos revestidos a pastilha cerâmica

8. Pintura

Casas de banho da Maria e do João Casas de banho escandinavas por Homestories Escandinavo
Homestories

Casas de banho da Maria e do João

Homestories

A pintura tal com a cerâmica é das opções mais utilizadas para revestir uma casa de banho. Esta pode ser aplicada nas paredes ou no teto, nunca no chão ao contrário da tinta époxi. 

Uma solução fácil, rápida e económica. Sempre que quiser pode facilmente dar uma demão às paredes do seu WC. 

Mas atenção que a escolha da tinta é fundamental, de modo a não criar manchas de humidade ou de bolor. É imperativo escolher uma boa tinta anti-fúngica e própria para casas de banho. 

Não hesite em pedir mais informações a um colaborador de loja, seja no Leroy Merlin, Aki, Maxmat ou outra. 

Dica homify: é possível também comprar uma tinta para azulejos e pintar os antigos azulejos da sua casa de banho. 

9. Cerâmica

Suite - WC Casas de banho modernas por homify Moderno
homify

Suite – WC

homify

Fácil de limpar, resistente à água, estética… A cerâmica é o material principal de uma casa de banho ou WC, sendo que a tendência atual é a cerâmica de grande formato. 

Relativamente à escolha, se puder colocar qualquer tipo de cerâmica na sua parede ou no chão, terá que optar por um azulejo especial para chão, ou seja, com maior resistência. 

No chão, os azulejos mais adequados são geralmente de grés porcelanato, pois a cerâmica (azulejos recobertos com uma camada de esmalte) tão brilhante e fácil de manutenção são mais adequados às paredes, por serem mais frágeis e menos resistentes às pisadas.

10. Madeira

RUSTICASA | Pine Cottage | Zambujeira do Mar Casas de banho campestres por RUSTICASA Campestre Madeira maciça Multicolor
RUSTICASA

RUSTICASA | Pine Cottage | Zambujeira do Mar

RUSTICASA

A madeira nem sempre foi vista com bons olhos para revestir o chão ou as paredes de uma casa de banho, mas a verdade é que este pensamento está completamente desatualizado. Hoje em dia, é perfeitamente viável revestir uma casa de banho com madeira e o espaço ficará muito mais acolhedor e confortável. Ideal para uma decoração natural.

Se optar por este material, prefira uma madeira à prova de fogo, como a teca, ou que tenha sido submetido a um tratamento que repete a água, para garantir uma boa vedação. Evite também pisos flutuantes, pois a água pode penetrar entre as lâminas.

Para dar uma atmosfera SPA à sua casa de banho, instale painéis numa única parede, ou apenas na metade, para evitar sobrecargas. Pode manter a madeira em bruto para apreciar o seu lado quente ou pintá-lo para se encaixar perfeitamente à sua decoração.

11. Pintar azulejos | Vinil

Casa-de-Banho Casas de banho modernas por Sant'Anna Moderno Azulejo
Sant'Anna

Casa-de-Banho

Sant'Anna

Existem soluções alternativas para revestir as paredes ou o chão do seu WC. Estas passam por uma pintura nos azulejos, como vê na imagem acima. Este trabalho foi realizado pelos profissionais Sant'Anna. 

Outra opção é de colocar vinil nos antigos azulejos, a marca The Bolt é perita neste assunto. 

Será do seu interesse este artigo: Tapar azulejos com vinil, a solução que procurava!

Qual destas opões de revestimento gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!