Casa do Penedo: Casas unifamilares  por Eurico Soares Teixeira Arquiteto - Unipessoal, Lda

As chatices ao construir uma casa (e como evitá-las)

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Se está a entrar agora no tortuoso caminho da construção, que o vai levar à sua casa nova, a homify dá-lhe as boas-vindas! Saiba que terá pela frente um percurso nada linear, cheio de obstáculos e problemas imprevisíveis, de burocracias e sobretudo de muitas chatices.

Sabemos que começamos de forma radical, quase dramática, mas não queremos dissuadi-lo de iniciar o trajecto que leva à inauguração da sua casa de sonho! Longe disso! Nós sabemos o quão gratificante pode ser chegar ao fim do caminho, olhar para trás e regozijar com o que fizemos e com o que conseguimos. Apenas queremos ajudá-lo a ter uma visão antecipada de alguns dos problemas que pode ter de enfrentar para que melhor saiba lidar com eles.

Hoje queremos falar-lhe de alguns dissabores que pode vir a enfrentar no processo de construção da sua casa, desde a compra do terreno até aos defeitos que pode detectar depois. Não pretendemos que este artigo seja um documento técnico, ou sequer que cubra todos os problemas eventuais. Apenas queremos que lhe seja útil na planificação, porque apenas conseguimos evitar aquilo que conhecemos.

Vamos lá!

Chatice nº 1 – O terreno

Esta é uma chatice que nem todos têm. Quem tem a sorte de ter um terreno urbano, que pode ser construído, pode passar já à chatice número 2. Todos os outros podem continuar por aqui. Mesmo aqueles que têm um terreno, mas não sabem se podem ou não construir lá!

Sim, porque ter um terreno não significa que possa lá construir. Se o seu terreno estiver numa área agrícola ou de reserva natural o mais certo é não conseguir licença, pelo menos pelos meios mais comuns. Para saber de pode ou não construir no terreno que herdou dos seus avós tem de fazer um Plano de Informação Prévia à Câmara Municipal, contendo diversas informações, e só depois de receber a resposta é que sabe se pode avançar. Isto pode demorar mais de um mês!

Se não tem terreno e está a pensar comprar um, o grande desafio que enfrenta é mesmo o preço, que pode ser proibitivo em muitas cidades portuguesas. A solução passa por afastar-se das cidades, e do litoral, indo um pouco mais para o interior, encontrando o compromisso possível. Para evitar as mesmas chatices que descrevemos atrás aconselhamos a que compre um terreno loteado ou com projecto aprovado.

Chatice nº 2 – Conseguir um empréstimo

  por homify

Esta é uma chatice relativa. Para alguns não há qualquer problema em conseguir o empréstimo, seja pelas garantias financeiras que dão, seja porque podem apresentar fiadores de peso. Para outros esta fase pode ser mesmo uma grande dor de cabeça! 

Seja como for, as entidades bancárias normalmente apenas concedem empréstimos para autoconstrução de habitação própria permanente ou secundária, em terreno próprio, o que significa que o empréstimo não abrange a compra do terreno. Assim o nosso conselho. Além de tudo isto, o empréstimo pode não cobrir a totalidade do valor pedido. O nosso conselho é que tente iniciar este processo com uma almofada financeira confortável, ou com meios para a conseguir. 

Ainda assim, saiba que as condições dos empréstimos são bastante variáveis, e dependem das condições económicas, por isso as chatices podem aumentar ou diminuir em função de factores externos aos bancos e até ao país.

Chatice nº 3 – Encontrar os profissionais certos

Este é um passo crucial que pode dar mais dores de cabeça do que aquelas que poderia antecipar. Encontrar o profissional certo pode fazer a diferença entre ter um projecto bem sucedido ou não!

Mas afinal de que profissionais vai precisar? Um batalhão!

Arquitecto, engenheiro civil, topógrafo, construtores, empreiteiros, canalizadores, pedreiros, técnicos de segurança e higiene do trabalho e muitos outros. Cada profissional vai desempenhar um papel específico para construir o resultado final, e a maior parte deles são orquestrados pelo empreiteiro.

Um bom gabinete de arquitectura, com soluções integradas, vai elaborar o projecto e tem meios para o pôr em andamento até a casa estar pronta, pelo que pode ser uma boa escolha.

A escolha dos profissionais está dependente do tipo de casa que pretende e o seu orçamento. Por exemplo, pode amar o portefólio de determinados profissionais, mas estes estarem fora do seu alcance, ou prestarem um serviço demasiado distante para aquilo que precisa.

Aqui a chave é informação, muita informação. Faça da lei o seu livro de cabeceira (pode começar pelo Decreto-Lei n.º 59/99, de 2 de Março) e da Internet a sua melhor amiga. Peça orçamentos, reúna com arquitectos e empreiteiros, procure saber em detalhe que tipo de serviço proporcionam. Peça também referências pessoais, se possível, e fique bem alerta para críticas mais duras, pois tendem a ter fundamento. Crie um dossier para cada profissional consultado e depois faça uma escolha informada. E não se esqueça de pedir as licenças de trabalho, pois como dono de obra que será, se estas não estiverem válidas poderá pagar multas avultadas!

Chatice nº 4 – Licenças e burocracias

  por homify

Esta é aquela dor de cabeça cortesia do Estado Português. Além de morosas, as licenças de construção são caras e podem levar uma boa fatia do orçamento inicial para a casa. Não se esqueça de as incluir nas suas contas!

Os valores variam de localidade para localidade, mas poderá contar com valores acima dos 3600 Euros (valor aproximado, obtido por experiência própria) para projecto licenciamento, projecto de execução, assistência técnica, projecto de especialidades, direcção técnica e plano de segurança, desde que esteja bem apoiado por um gabinete de arquitectura de qualidade.

Chatice nº 5 – Erros nos materiais

CONSTRUÇÃO EM AÇO (LSF) - Na Vanguarda dos Sistemas Construtivos: Casas modernas por Decorvisão | Sistemas de Remodelação e Construção LSF
Decorvisão | Sistemas de Remodelação e Construção LSF

CONSTRUÇÃO EM AÇO (LSF) – Na Vanguarda dos Sistemas Construtivos

Decorvisão | Sistemas de Remodelação e Construção LSF

Prepare-se! Aqui as coisas descarrilam muitas vezes. Muitas vezes a mais do que as que gostaríamos que acontecessem! A única solução para evitar este tipo de chatices é mesmo estar em cima do acontecimento’, não deixando tudo nas mãos dos empreiteiros. 

Pode acontecer de tudo, desde entregas atrasadas, até entregas de materiais de qualidade inferior aos pedidos, passando por faltas ou excessos. Tente limitar estas chatices fazendo uma triagem minuciosamente de tudo o que encomenda e do que recebe. Tal como anteriormente já referimos, também aqui um dossier detalhado que documente tudo o que foi tratado em relação a este assunto é uma mais-valia incalculável. E não se esqueça de contactar vários fornecedores dos materiais de construção pedindo orçamentos detalhados, dos quais deverá depois garantir o cumprimento.

Chatice nº 6 – Atrasos de todos os tipos

Antes : Terraços  por MOBEC
MOBEC

Antes

MOBEC

Não são só os materiais que se atrasam. Num país que às vezes anda devagar e outras está quase parado, as obras tendem a ganhar contornos de pesadelo quando se começam a arrastar. E tantas vezes que isso acontece!

Os motivos são vários, desde a falta de pessoal qualificado até às condições meteorológicas, passando pela falta de supervisão e planeamento. Equipas que se cruzam, trabalhos que atrasam porque outros estão atrasados, e tem uma reacção em cadeia que vai demorar as obras em várias semanas. 

Por vezes é muito complicado evitar estes atrasos, mas fazer um acompanhamento próximo dos trabalhos pode ser a sua melhor arma.

Chatice nº 7 – Derrapagens orçamentais

Maciço de equipamento industrial: Escritórios e Espaços de trabalho  por Vistaxterior
Vistaxterior

Maciço de equipamento industrial

Vistaxterior

Estas chatices são muito delicadas porque mexem com a própria viabilidade da construção. Sem dinheiro não há casa, e por isso é vital um forte empenho em evitar derrapagens orçamentais. 

Por vezes não é fácil, mas tudo se resume ao detalhe, a escolhas bem feitas e ao controlo. Mesmo que tenha profissionais de confiança deve sempre manter um acompanhamento rigoroso e um controlo restrito das contas para não aparecerem surpresas desagradáveis. Quantas casas já viu inacabadas por esse Portugal fora, paradas porque o dinheiro acabou?

Chatice nº 8- Erros na fase de construção

Antes: Quarto interior de passagem:   por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

Antes: Quarto interior de passagem

BL Design Arquitectura e Interiores

Parece-lhe óbvio que profissionais experientes saibam ler um plano e executá-lo sem falhas, certo? Pois, mas isso nem sempre acontece. 

Uma vez que há tantos intervenientes na construção de uma casa, é normal que aconteçam erros, só que esses erros podem sair-lhe muito caros, se não der conta deles a tempo. Paredes e áreas de chão mal niveladas, portas e locais errados, canos mal posicionados, há de tudo um pouco. 

Claro que tem de confiar nos profissionais, mas não confie demais. Você mais do que ninguém sabe o que quis e como, por isso é importante que faça visitas frequentes e aprenda a conseguir distinguir erros de início, pois um erro grave pode fazer aumentar as chatices dos dois pontos anteriores.

Chatice nº 9 – Defeitos de construção, depois da obra acabada

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas: Casas mediterrânicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

A casa está pronta e vai mudar-se. Acabaram-se as chatices? Não, infelizmente nem sempre é assim!

Há toda uma panóplia de erros de execução que só se vêem passado algum tempo depois de a casa ser habitada. Quanto melhor tiver sido o seu acompanhamento e a forma como conseguiu lidar com as chatices que descrevemos lá atrás, mais probabilidades terá de que estas não o venham assombrar depois da obra terminada, mas nunca há garantias.

Quer saber tudo sobre construir casas em Portugal? Tire um tempinho e leia o artigo ’Como construir uma casa em Portugal’.

Já enfrentou algum destes problemas? O que fez para resolver?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!