RUSTICASA | Casa "Reciclada" | Vila Nova de Cerveira: Casas de madeira  por Rusticasa

Casas de madeira: prós e contras, manutenção e projectos portugueses

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

As casas em madeira são um modelo de construção pré-fabricado cada vez mais do agrado das massas e o mundo da construção civil sabe disso. Este crescimento de interesse em torno dos projectos de pré-fabricados e habitações modulares tem sido responsável pelo exponencial crescimento de empresas e profissionais especializados no ramo, o que nos dá maior garantia de qualidade e de segurança.

Este é um tipo de construção pode ser fixo ou móvel, pelo que acaba por representar uma boa resposta a diferentes necessidades do consumidor – moradias, casas de apoio, escritórios, espaços comerciais ou bungalows.

A madeira é um material clássico, resistente, esteticamente apelativo e propicia comodidade aos edifícios devido às suas cores quentes e texturas. Estamos certos de que a imagem de uma casa de madeira num qualquer cenário idílico não é indiferente a ninguém. Todavia, para além das casas de madeira rústicas, há-as hoje modernas, com novas interpretações arquitectónicas e contornos capazes de agradar a gostos distintos.

Neste livro de ideias, partilharemos consigo as vantagens e as desvantagens das casas de madeira e mostramos-lhe alguns dos mais interessantes projectos portugueses.

Ora veja. 

​1. Porquê optar por uma casa de madeira pré-fabricada?

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha

Rusticasa

As casas pré-fabricadas em madeira têm na sustentabilidade uma das principais vantagens. Caracterizadas como construções ecológicas, estas casas respondem às necessidades estéticas e de conforto sem nunca descurar a eficiente gestão de recursos.

Se optar pela construção de uma casa de madeira pré-fabricada/modular, para além de estar a escolher uma solução ecológica, estará também a garantir que a segurança e a comodidade quotidianas são asseguradas. Este tipo de construção é sujeito a regras e procedimentos de grande rigor que visam oferecer um resultado final sem defeitos e problemas, apresentando-se como projectos de excelência ao nível térmico, acústico e de design.

Além do mais, estas casas possuem duas vantagens cada vez mais importantes nos dias que correm: o tempo e a mobilidade. Os métodos e processos a partir dos quais são construídas fazem delas recordistas em tempo de produção, sendo possível ver a casa dos seus sonhos pronta a habitar em poucos meses. O facto de serem construídas por módulos e em fábrica – ou oficina – e depois montadas no local permite uma maior liberdade na escolha do sítio ideal, assim como na posterior modificação ou deslocação do edifício.

​2. As casas de madeira pré-fabricadas têm desvantagens?

RUSTICASA | Casa "Reciclada" | Vila Nova de Cerveira: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa Reciclada | Vila Nova de Cerveira

Rusticasa

Porém, também há desvantagens. Para começar, deve estar ciente de que a sua liberdade artística e o seu gosto pessoal terão muito menos impacto na escolha do projecto final. Neste tipo de construção, a escolha faz-se essencialmente por catálogo, o que, mesmo tendo em conta que o leque de escolhas e acabamentos é cada vez mais alargado, limita, de certa forma a originalidade do consumidor.

Deve, ainda, estar preparado para algumas complicações e dores de cabeça ao longo do processo. Em Portugal, o apoio a quem opta por este tipo de construção ainda está longe de ser perfeito, quer em termos de financiamento, quer, posteriormente, no que toca ao licenciamento. O processo pode tornar-se um bocado complexo e moroso, pelo que se pede paciência e maior disponibilidade. Porém, não deve desanimar visto que já são cada vez mais os bancos a oferecer créditos para casas pré-fabricadas. 

Para o fim, deixamos a questão do preço, não porque é menos importante, mas pela simples razão de ser pouco consensual e por isso difícil de definir como vantagem ou desvantagem. Estamos perante uma questão complicada e à qual é difícil dar uma resposta esclarecedora. Ao abordar a temática do preço não podemos simplesmente comparar o orçamento de uma empresa de construção tradicional – que incluirá todo o processo – com o de uma empresa de construção modular – que incluirá apenas a produção e montagem dos módulos. Para que o cálculo final não lhe saia errado e não se apresente como uma surpresa desagradável, há que calcular todos os processos indispensáveis à construção do edifício – terraplanagem, escavação de fundações, materiais, etc. – que aumentarão, com toda a certeza, o preço final. Ainda assim, por norma, as casas de madeira pré-fabricadas são mais baratas do que as de construção tradicional.

​3. Porquê escolher a madeira?

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Vila Nova de Gaia: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Vila Nova de Gaia

Rusticasa

Para além da madeira, as casas modulares e pré-fabricadas podem ser construídas noutros materiais como o aço e o betão. Todos os materiais têm características específicas, sendo umas melhores do que outras. A madeira é um material intemporal e popular para a construção de casas, aparecendo na estrutura das mesmas e nos revestimentos interiores.

Quais são, então, os principais benefícios da madeira e porquê escolhê-la? 

Em termos estruturais, a madeira é um material muito forte. A que se usa na construção é tratada e seca em estufas, ficando com uma humidade de apenas 12-19%. Além do mais, é-lhe aplicado um tratamento anti-térmitas em autoclave industrial. Entre todos os materiais de construção, é a madeira que tem mais qualidade térmicas e acústicas.

Trata-se de um material que economiza até cerca de 50% de energia, que é 15 vezes mais isolante do que o betão, 400 vezes mais isolante do que o aço e 1770 vezes mais isolante que o alumínio. São números arrebatadores que dão que pensar.

Como mencionámos na introdução, a madeira transmite conforto. Os ambientes nas casas de madeira são calorosos e, acima de tudo, saudáveis já que o material é um regulador natural de humidade e temperatura e um produto não tóxico, reciclável, que não irradia radioactividade, poeiras, gases ou electricidade estática. 

Ao contrário do que se pensa, a madeira é mais resistente ao fogo do que outros materiais de construção. No nosso artigo especial incêndios explicamos-lhe porquê.

Em termos estéticos, as casas de madeira harmonizam-se facilmente com os locais e paisagens.

*Dados recolhidos do site: casaprefabricada.org

​4. É preciso licença para construir uma casa de madeira?

RUSTICASA | Casa em Jouars-Pontchartrain | Versailles: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa em Jouars-Pontchartrain | Versailles

Rusticasa

Há a falsa noção de que as casas pré-fabricadas – sejam elas em madeira ou de qualquer outro material – não carecem de licenciamento. A ideia não podia estar mais incorrecta. Qualquer imóvel que se incorpore no solo com carácter de permanência precisa de licença. O facto de a construção poder ser mais simples não significa que a licença não seja tão necessária como para uma casa normal. 

Se está interessado em construir uma casa de madeira, deve dirigir-se à Câmara Municipal com, pelo menos, 30 dias de antecedência e apresentar as peças escritas ou desenhadas que, de resto, devem estar assinadas por um técnico legalmente habilitado e acompanhadas por um Termo de Responsabilidade. As casas pré-fabricadas requerem, ainda, Licença de Habitação – que deve ser pedido à Câmara – e Alvará de Licença de Utilização.

​5. Como tratar a madeira?

Casa Modular - Fachada: Casas pré-fabricadas  por Maqet
Maqet

Casa Modular – Fachada

Maqet

Problemas como o apodrecimento da madeira, o mofo ou o surgimento de térmitas podem comprometer a construção se a madeira não for devidamente tratada e mantida. Como pode prevenir e atacar esses problemas?

  1. Contrate um profissional: a empresa que lhe construíu a casa poderá ser a sua maior aliada para lhe fazer a manutenção da mesma. Se não tem conhecimentos sobre como tratar e manter a madeira, deve valer-se de ajuda profissional para um adequado diagnóstico dos problemas e subsequente reparação dos mesmos. Este serviço tem, obviamente, um custo. Porém, o conhecimento técnico faz toda a diferença até porque estes profissionais já sabem que produtos utilizar e não utilizar.

    Se acha, todavia, que tem competência e habilidade para lidar com o problema, siga os seguintes passos:
  2. Dedetização: para saber se a madeira foi atacada por térmitas, bata-lhe com os dedos. Se o som for oco, então é porque tem um problema entre mãos. Neste caso, dirija-se a uma loja de construção (AKI, Leroy Merlin, Maxmat, entre outras) e compre produtos específicos para desinfestar. Há uma vasta gama de produtos para o efeito. Se ficar confuso em relação a qual comprar, peça uma opinião na loja. Ao usar o produto, proteja as mãos, olhos e vias respiratórias e não durma na casa nas 24h que se seguem à aplicação a menos que o produto indique o contrário.
  3. Envernizamento: para além dos insectos, a madeira também pode apodrecer por causa dos fungos. Se os fungos atacarem, por exemplo, uma viga de sustentação, toda a estrutura fica em risco. É um problema para ser levado a sério, por isso aconselhamos que, a cada três anos, aplique uma camada de verniz na madeira. O verniz evita o aparecimento dos fungos, o acúmulo de água e o desgaste da superfície devido às condições atmosféricas.
  4. Sugestões adicionais: se a sua casa de madeira tem rachas significa que o calor dilatou a madeira. Deve, neste caso, aplicar silicone que evitará a infiltração de água. O problema são ervas daninhas? As ervas daninhas podem aparecer, aos poucos, na superfície da casa e espalhar-se rapidamente. Arranque-as com uma pá pequena mal as detecte. 

​7. Que profissionais lhe podem ser úteis?

RUSTICASA | Lodge | Ponte de Lima: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Lodge | Ponte de Lima

Rusticasa

Todas as imagens que ilustram este artigo possuem a etiqueta “contactar” para que possa falar directamente com os profissionais responsáveis pelos projectos. Consulte, ainda, a nossa secção só com casas de madeira e a nossa lista de arquitectos e de construtores. Para rematar o seu projecto em beleza, poderá ser oportuno contratar um decorador ou designer de interiores.



Recomendado: 
- Casa moderna onde a madeira e o branco se destacam (Algarve)

​6. Como decorar uma casa de madeira?

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Salas de estar  por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

A madeira é um material que gera ambientes muito acolhedores. Quando pensamos numa casa de madeira, tendemos a imaginá-la com interiores rústicos que dialoguem com o tipo de material. Pode enveredar por esse estilo, mas sugerimos o uso de tons claros que criem contraste e tornem o ambiente mais luminoso. A madeira dialoga perfeitamente com o branco, por exemplo, pelo que pode apostar numa paleta cromática que favoreça o branco e incluir cores mais vibrantes, se assim entender, por via dor pormenores de decoração (candeeiros, jarras, molduras, entre outros). Esta é, aliás, uma espécie de “novo rústico”, ou seja, o estilo é usado de forma menos literal e absorve algumas influências modernas que lhe proporcionam leveza.

A iluminação não deve ser descurada, sobretudo se a madeira for escura. Distribua candeeiros de tecto, de mesa, de pé e apliques um pouco por toda a casa e optimize ao máximo a entrada de luz natural. Crie um ambiente funcional e aconchegado com pontos de luz que emitam uma luminosidade alaranjada (e não branca e fria).

Estas dicas foram-lhe úteis? De qual destas casas mais gostou? Deixe-nos o seu feedback!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!