Design de interiores num sótão em Castanheira do Ribatejo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Quarto do Martim, Homestories Homestories Quartos de criança modernos
Loading admin actions …

Ter um quarto no sótão é o sonho de qualquer adolescente! É estar debaixo do mesmo tecto que os pais, seguro e protegido (não que um ’quase adulto precise disso, claro), mas ao mesmo tempo ter uma independência de espaço e acção que se torna impossível quando se dorme no quarto do lado.

Transformar um sótão em algo mais do que simples espaço de arrumação é um trabalho muito do agrado dos profissionais de arquitectura e decoração, e em especial dos profissionais do gabinete de arquitectura HOMESTORIES.

Os pais do Martim queriam um quarto no sótão para que pudesse dormir, brincar e estudar de forma independente, estimulando o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade. Os profissionais adoraram o desafio!

O resultado? Conheça-o neste artigo! E para ver mais sobre o trabalho desta empresa, e de muitas outras, pode e deve espreitar o site da homify.

Vista geral do espaço

O Martim é um menino de sorte, tem um quarto espectacular!  

A impressão imediata é de aconchego e paz, características que se tornam essenciais para acompanhar a luta que é crescer.

O layout do espaço acompanha a água que divide o sótão ao meio, usando a coluna de sustentação como referência.

Com o objectivo de melhorar o aproveitamento do quarto, os profissionais optaram por dividir a área em dois espaços com funções distintas: – de um lado ficou a área de dormir e do outro ficou uma sala de estudo. Para conseguir essa divisão sem utilizar paredes instalou-se uma estante, que serve tanto para decoração como para arrumação, e deixa a luz fluir livremente.

As cores claras e suaves são acompanhadas por madeira, também clara, para criar um estilo simples, inspirado no escandinavo, moderno e prático.

Deixar a luz entrar

A entrada de luz natural é excelente, vinda da clarabóia no tecto, e a escolha do tom de branco contribuiu para tornar a atmosfera ainda mais fresca e luminosa. Todos os elementos são práticos e funcionais, mas com um design interessante e divertido. Cada escolha foi ponderada e faz sentido no conjunto, seja pela cor, pelo padrão ou pelo material.

Pormenores divertidos e muito funcionais

Aproveitando todo o espaço de uma parede, inclusivamente o ângulo do esconso, instalou-se um armário embutido desenhado à medida para o espaço. As suas portas de madeira de pinho (que encontram continuidade na estante e nas prateleiras de parede) não têm puxadores. Se reparar com atenção verá pequenos orifícios redondos que servem para puxar a porta!

A sala de estudo

A sala de estudo compõe-se de duas áreas distintas: – a secretária de trabalho, para os inevitáveis trabalhos da escola, e uma área de leitura (ou de jogos, embora qualquer pai prefira a primeira opção). Cada uma delas foi dotada de iluminação individual direccionável para maior conforto.

O pequeno sofá do canto de leitura foi aproveitado para colocar algumas almofadas com padrões joviais e divertidos, que dão mais alegria e cor ao espaço, mesmo sendo monocromáticas! As cores neutras suaves não ocupam a atenção visual, ajudando à concentração que a leitura e o estudam implicam, sendo escolhas muito acertadas para quartos de crianças. Tome nota!

A zona de trabalho é simples, prática e confortável. É composta por poucos itens, mas tem o necessário para apoiar as actividades escolares, nomeadamente duas pequenas prateleiras de parede para colocar os materiais básicos. Este é um mobiliário que pode encontrar em grandes distribuidores de móveis e decoração, no entanto tem um tom de design actual que torna o conjunto agradável ao olhar.

A área de dormir

Despedimo-nos do quarto do Martim cheios de ideias, mas não sem antes dar uma vista de olhos à zona de dormir, deixada minimalista. 

A cabeceira da cama é formada pelo espaço mais baixo do esconso, que mesmo assim tem altura suficiente para não bater com a cabeça. Dispensou-se a presença de mesas-de-cabeceira, dando primazia ao espaço livre, mas a cama foi iluminada por dois originais candeeiros. 

Toda a área de dormir foi deixada desafogada, com espaço entre os vários elementos, para dar mais sensação de amplitude e liberdade, característica que, aliás, é comum a todo o quarto.

Nós ficámos rendidos a este quarto. Mas se precisa de mais ideias para a decoração do quarto das suas crianças só tem de continuar a ler o artigo ’O que não pode faltar na decoração de quarto de crianças’.

O que acha desta decoração para um quarto de criança?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista