Como cuidar de salsa e coentros? | homify Como cuidar de salsa e coentros?
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Como cuidar de salsa e coentros?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Free images por Rita Paião - Homify
Loading admin actions …

Não há nada como darmos sabor aos nossos cozinhados com ervas aromáticas, sobretudo com as que são plantadas e cuidadas por nós, sem químicos. Além do mais, é extremamente prático ter sempre ervas aromáticas à mão de semear, sem que tenhamos que depender de uma ida ao supermercado para as usar.

Podemos tê-las no jardim – ou noutro ambiente exterior – ou dentro de casa, em vasos. As ervas aromáticas, para além de libertarem um perfume fresco e agradável, também acabam por ser decorativas dentro dos seus pequenos vasos ou canteiros. E sabe que mais? São plantas que mantêm afastados os mosquitos e outros insectos que se desnorteiam com o cheiro delas.

Hoje, vamos partilhar consigo algumas dicas para o ajudar a plantar, cuidar e a utilizar coentros e salsa. Quantas vezes usa estas ervas para cozinhar? Uma açorda com coentros, uma feijoada com salsa fresca por cima… hmmm, que fome!

Tome nota porque não é nada difícil e vale muito a pena!

​1. Plantação: como plantar salsa? Como semear coentros?

Salsa: adiante-se e plante as sementes em vasos individuais e no interior entre 10 a 12 semanas antes da última geada de Primavera. Molhe as sementes durante a noite para uma melhor germinação. Note-se que a salsa demora a germinar. As sementes devem ser plantadas num solo rico e com algum espaçamento entre elas (entre 15 a 20 cm). No exterior, devem ser colocadas num espaço sem ervas daninhas. Ajude as sementes a desenvolver-se com a ajuda de uma luz fluorescente que deve estar a mais de 5cm. No jardim, pode plantar salsa ao lado dos tomates, espargos e milho.

Coentros: deve plantar os coentros depois da última geada de Primavera ou no Outono. Não deve plantar coentros no Verão já que as folhas podem adquirir um sabor amargo. Plante-o num local soalheiro, num jardim de ervas aromáticas ou na esquina de uma horta. Quando o tempo aquecer, o ciclo da planta depressa acabará, o que resultará na formação de um caule que produzirá folha e, mais tarde, sementes. Os coentros devem receber luz e ser plantados num solo bem drenado com um espaçamento de entre 3 a 5 cm. Regue-os com regularidade para manter as sementes húmidas durante a germinação.

​2. Cuidados

Salsa: durante a germinação, mantenha as sementes húmidas para não secarem. Ao longo do Verão, regue a salsa uniformemente. A salsa deve ser mantida na meia sombra e aparada à medida que necessita. Se consome muita salsa, plante vários pés.

Coentros: regue as mudas regularmente durante a estação de crescimento. Os coentros exigem cerca de 2.5 cm de água por semana para um melhor crescimento. As mudas devem ser plantadas a uma distância de 15 cm para terem espaço para desenvolver folhas saudáveis. Não precisam de muita água, mas também não gostam de secura extrema. Encontre um meio-termo. Fertilize a planta uma ou duas vezes durante a época de crescimento (logo que visíveis acima do solo). Não exagere na quantidade de fertilizante. Para prevenir o surgimento de ervas daninhas e o subsequente apodrecimento da raiz, coloque mulch em torno das plantas.

​3. Pestes e doenças

Eis alguns dos problemas mais comuns da salsa e dos coentros:

Salsa: apodrecimento do caule, manchas nas folhas, larvas de andorinha preta, mosca-da-cenoura e mosca do aipo.

Coentros: cigarrinhas, pulgões e mofo.

​4. Colheita e armazenamento

Salsa: quando as hastes das folhas tiverem três segmentos, já pode colher um pé de salsa! Ao colher, deve cortar as folhas que estão “por fora”. As restantes devem ser deixadas a amadurecer. Um dos métodos mais usados para armazenar e manter a salsa fresca é pôr os caules em água e colocá-los no frigorífico. Pode, também, molhar um guardanapo, enrolar os caules com ele e, de seguida, pô-los no frigorífico. Outra forma de armazenamento consiste em secar a salsa. Corte-a na base e pendure-a numa área bem ventilada, amena e sombreada. Depois de completamente seca, desfaça-a e coloque-a num frasco (tipo os de especiarias). Está pronta para utilização.

Coentros: quando os coentros desenvolverem o caule, corte a planta depois das sementes caírem e deixe que ela cresça novamente. As folhas grandes podem ser cortadas individualmente, mas as mais pequenas devem ser cortadas a cerca de 2.5 cm acima da coroa. Se quiser, pode remover a planta de uma só vez, mas, como é óbvio, terá que a voltar a plantar. No que à preservação diz respeito, siga os passos recomendados para a salsa.

​5. Propriedades benéficas

Salsa: a salsa é altamente benéfica para a saúde. Os nutrientes nela encontrados incluem vitamina A, K, C e E, potássio, fósforo, ferro, cálcio, magnésio, entre outros. Trata-se de uma planta extremamente rica em antioxidantes que ajudam a prevenir doenças como o cancro, assim como neurodegenerativas, oculares e cardiovasculares. Além do mais, ajudam a limpar e a tratar as pedras nos rins, as infecções urinárias e outras doenças relacionadas. Tem, ainda, propriedades anti-inflamatórias, ajuda a perder peso, a melhorar o aspecto da pele, a prevenir e a controlar as diabetes, a melhorar a digestão, a melhorar a artrite e osteoporose, a aliviar flatulência, a fortalecer o sistema imunitário, a melhorar a saúde do cérebro, a curar a anemia, a melhorar problemas de mau hálito e muito mais.

Note-se, porém, que nada substitui uma ida ao médico e um diagnóstico e tratamento adequados. Porém, é inegável que há alimentos que ajudam a prevenir e a melhorar certos problemas de saúde.

Coentros: os coentros são, igualmente, ricos em nutrientes. Têm óleos essenciais, seis tipos de ácidos, minerais e vitaminas. Os benefícios dos coentros incluem a redução da inflamação na pele, a redução dos níveis de colesterol, o tratamento da diarreia, a melhoria da pressão sanguínea, o tratamento de úlceras bucais, a prevenção da anemia, a melhoria da saúde dos ossos, a melhoria da digestão, das dores menstruais, das diabetes, da conjuntivite, e assim por diante.

Como vê, podemos ir “buscar” muita saúde à natureza. Incorpore ervas aromáticas na alimentação e comprove estas propriedades.

6. Forma de uso

Salsa: o sabor da salsa é mais acentuado quando a planta é fresca e recém-colhida. A salsa seca, apesar de poder ser utilizada, perde algum sabor. O ideal é acrescentar a salsa no fim da preparação das refeições. Ponha por cima dos seus cozinhados picada e bem fresquinha.

Coentros: sabia que a maior parte do sabor dos coentros está nos talos? Não os descarte e use-os a par com as folhas. Tal como no caso da salsa, os coentros devem ser usados frescos e não secos. As sementes, por outro lado, podem ser utilizadas frescas e em pó. Elas são, aliás, usadas na composição de especiarias como o caril.

7. Como cuidar da salsa no Inverno?

Jardim Bambus Jardins rústicos por MUDA Home Design Rústico
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

O Outono está a chegar e depois vêm os dias mais frios de Inverno. Como cuidar destas plantas nessa altura?

Ora, a salsa é uma planta bienal, mas que é, por norma, cultivada como anual. É uma planta exigente no que diz respeito à temperatura e, como acima mencionámos, as temperaturas frias levam-na a produzir um pedúnculo que gera folhas amargas e duras. Salsa e climas frios não se dão, por isso, a maior parte das pessoas volta a plantar a salsa no início depois das estações frias, mas, se não quiser fazê-lo, há alguns cuidados que pode ter. Quando começar o Outono, corte a salsa e aplique entre 5 a 7cm de mulch em torno dela. O mulch evita que o solo congele e descongele e, por conseguinte, que as raízes sejam danificadas.

Pode, também, desenterrar a salsa para a levar para dentro de casa. É um processo algo delicado porque a salsa tem uma raiz longa, por isso, tem que escavar em profundidade para a retirar e vai precisar de um vaso fundo para a acomodar. Quando colocar a salsa no vaso, regue-a abundantemente e deixe-a do lado de fora da casa, numa zona resguardada, para que ela passe por uma espécie de fase de transição antes de ser levada para dentro. De outra forma, pode ser um choque para a planta. Já no interior, deixe-a ao pé de uma janela ensolarada. Pode ser que nasçam novas folhas!

8. Como cuidar de coentros no Inverno?

Os coentros, por seu lado, dão-se muito bem durante as estações mais frias durante as quais ganham sempre com muita folhagem. Por essa razão, e como acima mencionámos, não raras são as pessoas que o plantam no Outono para o ver crescer durante o Inverno. O coentro aguenta bem temperaturas negativas, o gelo e a sombra, o que é curioso, se pensarmos que é uma erva tão consumida em regiões quentes (como o Médio Oriente), o que nos podia levar a pensar que o frio seria nefasto para o seu desenvolvimento. Note-se que, ao contrário do que acontece com a salsa, os coentros têm uma raiz muito sensível, por isso, a planta não deve ser transplantada.

​7. Que profissionais lhe podem ser úteis?

Jardim Bambus Jardins rústicos por MUDA Home Design Rústico
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Nem todos temos tempo ou jeito para semear e cuidar de plantas, mas isso não significa que tenhamos que abdicar delas. Para que isso não aconteça, pondere a contratação de um jardineiro. Este profissional sabê-lo-á ajudar e aconselhar em todas as etapas de construção de um jardim e no que toca ao tratamento das plantas. Depois de abrir a nossa lista de jardineiros, afunile a sua pesquisa através da adição do código postal ou do nome da área servida.

Ainda assim, experimente pôr mãos à obra. Afinal de contas, as actividades ao ar livre são saudáveis e, quem se debruça sobre elas, ganha-lhes o gosto. Além do mais, é um motivo de orgulho utilizarmos aquilo que foi semeado e cuidado por nós. Estes são valores que pode e deve transmitir à sua família.

Recomendado: 

Horta vertical: em que consiste, o que deve considerar antes da instalação e o que plantar

Estas dicas são-lhe úteis? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!