Free images:   por Rita Paião - Homify

Como cuidar de salsa e coentros?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Não há nada como darmos sabor aos nossos cozinhados com ervas aromáticas, sobretudo com as que são plantadas e cuidadas por nós sem químicos. Além do mais, é extremamente prático ter sempre ervas aromáticas à mão de semear, sem que tenhamos que depender de uma ida ao supermercado para as usar.

Podemos tê-las no jardim – ou noutro ambiente exterior – ou dentro de casa, em vasos. As ervas aromáticas, para além de libertarem um perfume fresco e agradável, também acabam por ser decorativas dentro dos seus pequenos vasos ou canteiros. E sabe que mais? São plantas que mantêm afastados os mosquitos e outros insectos que se desnorteiam com o cheiro delas.

Hoje, vamos partilhar consigo algumas dicas para o ajudar a plantar, cuidar e a utilizar salsa e coentros. Quantas vezes usa estas ervas para cozinhar? Uma açorda com coentros, uma feijoada com salsa fresca por cima… hmmm, que fome!

Tome nota porque não é nada difícil e vale muito a pena!

​1. Plantação

Salsa: adiante-se e plante as sementes em vasos individuais e no interior entre 10 a 12 semanas antes da última geada de Primavera. Molhe as sementes durante a noite para uma melhor germinação. Note-se que a salsa demora a germinar. As sementes devem ser plantadas num solo rico e com algum espaçamento entre elas (entre 15 a 20 cm). No exterior, devem ser colocadas num espaço sem ervas daninhas. Ajude as sementes a desenvolver-se com a ajuda de uma luz fluorescente que deve estar a mais de 5cm. No jardim, a salsa pode ser plantada ao lado dos tomates, espargos e milho.

Coentros: plante os coentros depois da última geada de Primavera ou no Outono. Não deve plantar os coentros no Verão já que as folhas podem adquirir um sabor amargo. Plante-o num local soalheiro num jardim de ervas aromáticas ou na esquina de uma horta. Quando o tempo aquecer, o ciclo da planta depressa acabará, o que resultará na formação de um caule que produzirá folha e, mais tarde, sementes. Os coentros devem receber luz e ser plantados num solo bem drenado com um espaçamento de entre 3 a 5 cm. Regue-os com regularidade para manter as sementes húmidas durante a germinação.

​2. Cuidados

Salsa: durante a germinação, mantenha as sementes húmidas para não secarem. Ao longo do Verão, regue a salsa uniformemente. A salsa deve ser mantida na meia sombra e aparada à medida que necessita. Se consome muita salsa, plante vários pés.

Coentros: regue as mudas regularmente durante a estação de crescimento. Os coentros exigem cerca de 2.5 cm de água por semana para um melhor crescimento. As mudas devem ser plantadas a uma distância de 15 cm para terem espaço para desenvolver folhas saudáveis. Não precisam de muita água, mas também não gostam de secura extrema. Encontre um meio-termo. Fertilize a planta uma ou duas vezes durante a época de crescimento (logo que visíveis acima do solo). Não exagere na quantidade de fertilizante. Para prevenir o surgimento de ervas daninhas e o subsequente apodrecimento da raiz, coloque mulch em torno das plantas.

​3. Pestes e doenças

Eis alguns dos problemas mais comuns da salsa e dos coentros:

Salsa: apodrecimento do caule, manchas nas folhas, larvas de andorinha preta, mosca-da-cenoura e mosca do aipo.

Coentros: cigarrinhas, pulgões e mofo.

​4. Colheita e armazenamento

Salsa: quando as hastes das folhas tiverem três segmentos, a salsa está pronta para ser colhida. Ao colher, deve cortar as folhas que estão “por fora”. As restantes devem ser deixadas a amadurecer. Um dos métodos mais usados para armazenar e manter a salsa fresca é pôr os caules em água e colocá-los no frigorífico. Pode, também, molhar um guardanapo, enrolar os caules com ele e, de seguida, pô-los no frigorífico. Outra forma de armazenamento consiste em secar a salsa. Corte-a na base e pendure-a numa área bem ventilada, amena e sombreada. Depois de completamente seca, desfaça-a e coloque-a num frasco (tipo os de especiarias). Está pronta para utilização.

Coentros: quando os coentros desenvolverem o caule, corte a planta depois das sementes caírem e deixe que ela cresça novamente. As folhas grandes podem ser cortadas individualmente, mas as mais pequenas devem ser cortadas a cerca de 2.5 cm acima da coroa. Se quiser, pode remover a planta de uma só vez, mas, como é óbvio, terá que a voltar a plantar. No que à preservação diz respeito, siga os passos recomendados para a salsa.

​5. Propriedades benéficas

Salsa: a salsa é altamente benéfica para a saúde. Os nutrientes nela encontrados incluem vitamina A, K, C e E, potássio, fósforo, ferro, cálcio, magnésio, entre outros. Trata-se de uma planta extremamente rica em antioxidantes que ajudam a prevenir doenças como o cancro, assim como neurodegenerativas, oculares e cardiovasculares. Além do mais, ajudam a limpar e a tratar as pedras nos rins, as infecções urinárias e outras doenças relacionadas. Tem, ainda, propriedades anti-inflamatórias, ajuda a perder peso, a melhorar o aspecto da pele, a prevenir e a controlar as diabetes, a melhorar a digestão, a melhorar a artrite e osteoporose, a aliviar flatulência, a fortalecer o sistema imunitário, a melhorar a saúde do cérebro, a curar a anemia, a melhorar problemas de mau hálito e muito mais.

Note-se, porém, que nada substitui uma ida ao médico e um diagnóstico e tratamento adequados. Porém, é inegável que há alimentos que ajudam a prevenir e a melhorar certos problemas de saúde.

Coentros: os coentros são, igualmente, ricos em nutrientes. Têm óleos essenciais, seis tipos de ácidos, minerais e vitaminas. Os benefícios dos coentros incluem a redução da inflamação na pele, a redução dos níveis de colesterol, o tratamento da diarreia, a melhoria da pressão sanguínea, o tratamento de úlceras bucais, a prevenção da anemia, a melhoria da saúde dos ossos, a melhoria da digestão, das dores menstruais, das diabetes, da conjuntivite, e assim por diante.

Como vê, podemos ir “buscar” muita saúde à natureza. Incorpore ervas aromáticas na alimentação e comprove estas propriedades.

6. Forma de uso

Salsa: o sabor da salsa é mais acentuado quando a planta é fresca e recém-colhida. A salsa seca, apesar de poder ser utilizada, perde algum sabor. O ideal é acrescentar a salsa no fim da preparação das refeições. Ponha por cima dos seus cozinhados picada e bem fresquinha.

Coentros: sabia que a maior parte do sabor dos coentros está nos talos? Não os descarte e use-os a par com as folhas. Tal como no caso da salsa, os coentros devem ser usados frescos e não secos. As sementes, por outro lado, podem ser utilizadas frescas e em pó. Elas são, aliás, usadas na composição de especiarias como o caril.

​7. Que profissionais lhe podem ser úteis?

Jardim Bambus: Jardins  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Nem todos temos tempo ou jeito para semear e cuidar de plantas, mas isso não significa que tenhamos que abdicar delas. Para que isso não aconteça, pondere a contratação de um jardineiro. Este profissional sabê-lo-á ajudar e aconselhar em todas as etapas de construção de um jardim e no que toca ao tratamento das plantas. Depois de abrir a nossa lista de jardineiros, afunile a sua pesquisa através da adição do código postal ou do nome da área servida.

Ainda assim, experimente pôr mãos à obra. Afinal de contas, as actividades ao ar livre são saudáveis e, quem se debruça sobre elas, ganha-lhes o gosto. Além do mais, é um motivo de orgulho utilizarmos aquilo que foi semeado e cuidado por nós. Estes são valores que pode e deve transmitir à sua família.


Recomendado: 
- 8 formas de aproveitar as suas ervas aromáticas e especiarias ao máximo 

Estas dicas são-lhe úteis? Deixe-nos o seu feedback!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!