Casa dosTerraços: Janelas   por dacruzphoto

Mosquitos em casa? 10 dicas para se livrar deles!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Oh o Verão! A estação da praia, dos mergulhos, das férias, dos serões com os amigos, das viagens e… dos mosquitos. Há lá alguma coisa mais irritante do que apagarmos a luz do quarto e começarmos, de imediato, a ouvir um perseverante “bzzzzzzz” sobre a nossa cabeça? Ou do que estar a desfrutar de um piquenique ao ar livre e ter os mosquitos a pousar sobre nós e sobre a comida? Ou do que acordar com o corpo todo picado? Pois! Também não nos achamos nada confortável.

Parece exagero, mas a presença de mosquitos pode mesmo afectar o bem-estar, a saúde e o humor de muitas pessoas, sobretudo das que são mais predispostas a picadas ou a fazer alergias e que, por isso, não conseguem – nem podem – partilhar o espaço com estes insectos.

Como não o queremos ver o seu Verão estragado por causa deste flagelo, reunimos, neste livro de ideias, algumas dicas úteis para afastar os mosquitos. Isto significa que se vai livrar deles a 100%? Possivelmente, não. Porém, não temos dúvidas de que são sugestões que mitigam o problema significativamente.

Tome nota.

​1. Feche as janelas e portas ao cair da noite ou diminua a utilização de luzes

Moradia em Caldas da Rainha: Casas  por SOUSA LOPES, arquitectos
SOUSA LOPES, arquitectos

Moradia em Caldas da Rainha

SOUSA LOPES, arquitectos

Durante o Verão, quando cai a noite, a primeira coisa que costumamos fazer é ligar as luzes e abrir as janelas para deixar entrar uma brisa mais fresca. Ora, com a escuridão, os mosquitos sentem-se desorientados e são atraídos pelas luzes do interior das casas em torno das quais se acabam por aglomerar. A nossa sugestão é que ligue as luzes apenas depois de fechar as janelas e as portas. Todavia, se estiver muito calor e se não for viável estar no interior da casa sem qualquer corrente de ar, então pode apostar na solução oposta: abrir as janelas, mas diminuir a utilização de luzes. Quando estamos, por exemplo, a ver televisão, não precisamos de ter as luzes todas ligadas na sala. Certo? Para além de atraírem os mosquitos, as lâmpadas aquecem o ambiente, tornando-o mais quente e desconfortável. Quanto menos luzes tiver acesas, melhor e as que tiver devem ser de baixa intensidade.

​2. Compre LEDs anti-mosquito

Casa Modular - Alpendre: Casas pré-fabricadas  por Maqet
Maqet

Casa Modular – Alpendre

Maqet

As LEDs são cada vez mais populares e têm vindo a substituir as lâmpadas tradicionais porque, apesar de mais caras, consomem muito menos energia e têm uma durabilidade que pode atingir os 8 – 10 anos. Na sequência do ponto anterior, parece-nos importante informá-lo sobre a existência de LEDs anti-mosquito que são comercializadas em lojas como a AKI, Maxmat ou Leroy Merlin. Estas LEDs são amareladas e mantêm os mosquitos e outros insectos afastados. Considere esta opção para a sua casa. Pode, até, substituir as lâmpadas apenas durante o Verão e guardá-las para o Verão do ano seguinte.

​3. Instale redes anti-insectos nas janelas e nas portas

Janelas e portas  por erfal GmbH & Co. KG
erfal GmbH & Co. KG

Schiebeanlagen

erfal GmbH & Co. KG

Esta é uma das soluções mais eficazes para repelir os mosquitos e outros insectos. As redes anti-insectos existem em diferentes tamanhos e formatos e são de fácil aplicação tanto em janelas como em portas. Estas redes têm uma malha pequena que não permite a entrada de insectos. Desta forma, pode abrir as janelas à vontade e ter as luzes acesas porque eles não conseguirão entrar. Se mora numa zona especialmente quente e húmida, num contexto rural ou se tem água parada por perto, as redes são a solução ideal. Mais uma vez, recomendamos que procure o produto nas lojas AKI, Maxmat ou Leroy Merlin. Não se esqueça de tirar as medidas antes de ir à loja.

​4. Coloque uma rede mosquiteira na cama

MASTER BEDROOM AFTER: Quartos  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

MASTER BEDROOM AFTER

Home Staging Factory

Vai para a cama e acorda cheio de picadas? Temos uma sugestão para si que, para além de funcional, é romântica e decorativa. Por que é que não instala na sua cama uma rede mosquiteira que funcione como dossel? Pode comprá-la já feita (a da imagem custa apenas 12.99€ na IKEA e pertence à linha Bryne) ou comprar tecido para criar uma rede à medida da sua cama e do seu gosto pessoal. Mantenha a rede, pelo menos, durante os meses mais quentes.

​5. Crie uma circulação de ar activa dentro de casa

Casa dosTerraços: Janelas   por dacruzphoto
dacruzphoto

Casa dosTerraços

dacruzphoto

Os mosquitos são insectos leves que não voam bem num ambiente com correntes de ar. Assim, sugerimos que crie um fluxo de ar constante em sua casa. Para isso, mantenha as janelas abertas de forma a gerar uma ventilação cruzada e reforce-a com uma ou mais ventoinhas. A circulação de ar, para além de dificultar o voo dos mosquitos, evita que eles localizem odores (são os odores que os levam a picar-nos).

​6. Use plantas como repelentes

Jardim Bambus: Jardins  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Sempre que possível, deve-se recorrer a métodos naturais para combater os mosquitos e os outros insectos. Os insecticidas poluem, têm um cheiro químico desagradável e são nefastos para quem tem problemas respiratórios. Dito isto, sabia que há plantas que repelem os mosquitos? Entre elas estão o manjericão, o alecrim, o tomilho, a lavanda e até mesmo o limoeiro e o eucalipto. São plantas que libertam odores fortes que desnorteiam os mosquitos. Pode plantá-las no exterior ou tê-las em vasos dentro de casa.

​7. Não deixe comida exposta e tenha cuidado com a fruta

Sala de jantar  por Shigeki Yamamoto
Shigeki Yamamoto

Fruit pyramide

Shigeki Yamamoto

Na cozinha, é particularmente incomodativo ter mosquitos e outros insectos. Trata-se da divisão da casa onde preparamos e comemos as nossas refeições e os insectos transmitem uma sensação de falta de higiene. 

O cesto das frutas, por exemplo, é um problema. As frutas que estão a apodrecer, devem ser descartadas e as outras cobertas. Pode cobri-las com um pano, com um guardanapo ou, para uma solução mais eficaz, com uma tela mosquiteira protectora de alimentos. O mesmo se aplica a legumes, bolos e a todos os outros alimentos que possam encontrar-se fora do frigorífico e armários.

Outra coisa que deve evitar é deixar louça suja exposta. Um prato com restos de comida ou um copo com vestígios de uma bebida são excelentes chamarizes para os mosquitos (e não só!). Faça os possíveis para lavar a louça após cada utilização ou por metê-la dentro da máquina. Se não tiver tempo, passe-a por água com alta pressão para remover o maior. Lembre-se, ainda, de não deixar a louça espalhada pela casa ou pacotes de comida com restos. Alerte a sua família nesse sentido. O seu filho levou um pacote de bolachas para o quarto? Deve fechá-lo e arrumá-lo após comer.

Na cozinha, usam-se, necessariamente, esponjas, esfregões e panos para lavar a louça e limpar as superfícies. Se os seus estão velhos deve substituí-los, não só por causa dos mosquitos, mas por uma questão de higiene. São produtos tão baratos, porquê usá-los até estarem super desgastados? Além do mais, no fim de cada lavagem ou limpeza, deve passá-los por água limpa e detergente para não ficar nenhum vestígio de comida sobre eles.

​8. Antídoto caseiro anti-mosquitos

Há mezinhas caseiras para tudo. Experimente este antídoto caseiro contra mosquitos:

  1. meio copo de vinagre de maçã;
  2. 2 colheres de sopa de açúcar;
  3. 2 colheres de sopa de detergente.

Misture os ingredientes num frasco e agite-o bem até formar uma camada de espuma. De seguida, coloque o líquido em pires em diversos ambientes da casa e em locais estratégicos (junto às janelas, por exemplo). O vinagre e o açúcar atraem os mosquitos que bebem a mistura e morrem por causa do detergente.

​9. Elimine qualquer tipo de água parada

  por homify

Elimine qualquer tipo de água parada em torno da sua casa. É na água que os mosquitos deixam os seus ovos. Verifique se há água parada nos seus vasos ou em qualquer outro recipiente ou objecto passível de acumular água – pode até um brinquedo esquecido no jardim. Coloque terra nos pratos dos vasos para evitar que a água se acumule dentro deles. Troque a terra e lave-os de semana a semana. A água acumulada em calhas ou as calhas entupidas também não devem ser negligenciadas.

​10. Cuide da vegetação do seu jardim e seja um cidadão responsável

Jardins  por homify

Os mosquitos machos gostam, durante o dia, de habitar espaços com vegetação densa, sendo que, à noite, as fêmeas saem para procurar alimento. Para salvaguardar o seu jardim, apare o relvado e a vegetação mais densa e remova as ervas daninhas altas. Pode até contratar um jardineiro para levar a cabo a manutenção do seu jardim.

Vale ainda realçar a importância de ser um cidadão responsável. Não deixe lixo à porta de casa – muito menos sacos abertos -, contentores abertos ou mal fechados e recicle. Contribua para um planeta mais limpo!


Recomendado:
- Dicas para evitar odores e pragas em casa

Diga-nos se já pôs em prática alguma destas sugestões e se funcionou consigo! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!