Alçado tardoz e piscina: Habitações  por Estúdio AMATAM

Casas modulares geminadas em Palmela

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os problemas ambientais estão na ordem do dia e são cada vez mais as pessoas que procuram soluções de habitação alternativas e ecológicas. A crise económica veio, também, alimentar essa necessidade. Os arquitectos sabem-no e o nicho de mercado dedicado às construções modulares está em expansão. As casas modulares, como o próprio nome indica, são construídas por módulos pré-fabricados. Estes módulos são, após o fabrico, transportados para o local onde são montados. Para além da construção rápida, estas casas são, por norma, muito mais baratas do que as tradicionais, para além de energeticamente eficientes.

Hoje, vamos a Palmela para lhe dar a conhecer o projecto de duas casas modulares geminadas projectadas pelo Estúdio AMATAM. A equipa do estúdio, com gabinete em Almada, diz-se apaixonada por desafios e movida pela ambição de os superar a cada projecto. A AMATAM, que actua em diversas áreas, do Design à Arquitectura e ao Urbanismo, tem no portefólio projectos desenvolvidos para vários países e já recebeu prémios internacionais, o que diz muito sobre o trabalho preconizado por estes arquitectos. 

Os projectos da AMATAM são únicos e resultam do aproveitamento de todas as ferramentas tecnológicas e empíricas ao alcance. As propostas respondem a parâmetros funcionais, técnicos, estéticos e, acima de tudo sensoriais. Afinal de contas, os espaços são para ser sentidos por quem os habita.  

Sem mais delongas, passamos às imagens. 

1. Pérgola exterior

Na imagem, temos a vista do alçado principal das duas casas que exibem linhas modernas, clean e superfícies negras que se mesclam com a madeira. A madeira, pela sua cor e textura, mitiga a frieza do preto e torna as casas mais convidativas. As janelas rasgam as fachadas, integrando os interiores com o exterior onde sobressai um pequeno jardim com piscina (que já vamos ver à frente).

2. Alçado lateral

A pérgola lateral, pela geometria e jogo de sombras que cria, torna a fachada mais dinâmica e interessante do ponto de vista arquitectónico. Além do mais, abriga um espaço que funciona enquanto transição entre o interior e o exterior das moradias. 

3. Alçado tardoz e piscina

Alçado tardoz e piscina: Habitações  por Estúdio AMATAM
Estúdio AMATAM

Alçado tardoz e piscina

Estúdio AMATAM

Pela imagem, conseguimos perceber melhor a relação da casa com a piscina, a proposta para o exterior e ver com mais detalhe as paredes revestidas por Viroc negro. O Viroc é um painel compósito formado por partículas de cimento e madeira. O material pode ser aplicado no interior e no exterior e combina a flexibilidade da madeira com a resistência do cimento. O aspecto não é uniforme e, ao ser calibrado, as partículas de madeira tornam-se visíveis. Para além do preto, existe Viroc em branco, cinza, ocre, amarelo e vermelho.

4. Vista da área social da casa

Vista da área social da casa.: Salas de estar modernas por Estúdio AMATAM
Estúdio AMATAM

Vista da área social da casa.

Estúdio AMATAM

O núcleo social da casa foi organizado numa lógica de plano aberto com a sala de estar e a área de refeições a partilhar o mesmo espaço. Ainda que se trate de um open space, a disposição dos móveis e a configuração da área sectoriza e organiza o ambiente. A proposta prevê uma decoração moderna assente numa paleta cromática neutra que dialoga com a madeira clara do chão e das vigas de madeira que atravessam o tecto. 

5. Cozinha

Eis o ambiente proposto para a cozinha onde é manifesto o contraste entre o branco, o preto e a madeira. A cozinha é compacta e possui uma frente minimalista com superfícies lisas que facilitam a limpeza. A configuração em L permite a adição de uma mesa no centro. 

Num open space, é preferível optar por uma cozinha simples e visualmente limpa em detrimento de uma com uma frente ornamentada e pejada de pequenas informações. 

6. Corredor

Imagem da circulação: Corredores e halls de entrada  por Estúdio AMATAM
Estúdio AMATAM

Imagem da circulação

Estúdio AMATAM

O corredor dá acesso aos quartos e é todo forrado a contraplacado, o que o torna mais quente e acolhedor. Os corredores são zonas de passagem, mas não devem, por esse motivo, ser descurados no que à decoração diz respeito. Como são áreas estreitas, aposte na valorização das paredes com quadros e espelhos. Neste corredor, a madeira presente no piso e paredes gera continuidade e melhora a percepção de espaço. O espelho também contribui nesse sentido. 

7. Quarto menor da casa

Vista de um dos quartos: Quartos modernos por Estúdio AMATAM
Estúdio AMATAM

Vista de um dos quartos

Estúdio AMATAM

O quarto menor da casa mantém o estilo moderno e evidencia-se pelo uso exímio da cor que aparece, expressivamente, no papel de parede por detrás da cama. Os armários brancos embutidos são leves e confundem-se com as paredes. O quarto tem ligação directa ao exterior. 

8. Quarto de casal

A madeira clara é uma presença constante nas moradias e harmoniza-se na perfeição com o branco e o preto. O quarto de casal surge como um ambiente luminoso e amplo com armários embutidos que se prolongam do chão ao tecto. A atmosfera é serena e convida ao descanso. 

Vale realçar o pormenor da porta de correr branca presa num friso metálico. As portas de correr são uma solução versátil e flexível, particularmente recomendável para áreas exíguas já que não precisam de espaço para abrir e fechar. 

9. Casa de banho

Visualização da instalação sanitária: Casas de banho modernas por Estúdio AMATAM
Estúdio AMATAM

Visualização da instalação sanitária

Estúdio AMATAM

Terminamos na casa de banho totalmente revestida a madeira, com excepção da cabine de duche envidraçada onde as paredes são revestidas a mosaico. O móvel suspenso do lavatório, em verde água, empresta cor ao espaço. 


Se gostou deste projecto, não deixe de entrar em contacto com a AMATAM

E-mail:
info@estudioamatam.com

Contactos telefónicos:
+351 917 834 037 +351 963 556 396

Morada:
Rua Conde Ferreira n.º 3
Quarteirão das Artes – Sala 5
2800-077, Almada


Recomendado:
- Casas modulares: 10 ideias com futuro

Partilhe connosco a sua opinião sobre este projecto. Se tiver dúvidas, entre em contacto! 
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!