7 grelhadores para jardins e terraços pequenos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A Primavera está à porta e com ela vem a contagem decrescente para poder usar os nossos jardins e terraços, tudo porque podemos passar mais tempo ao ar livre, os dias ficam mais longos e o ambiente torna-se mais atraente e convidativo.

Além disto, a chegada da Primavera corresponde também ao regresso dos almoços e jantares no exterior, em pleno terraço ou jardim. É tempo de sonhar com belas noites, risos, conversas e muita diversão que fazem parte e uma bom churrasco com a companhia dos amigos e/ou familiares.

Neste livro de ideias, vamos mostrar churrasqueiras e grelhadores para terraços e jardins pequenos. Vamos ver exemplos muito diferentes, semi-móveis e perfeitos para espaços muito apertados, estruturas mais complexas de cimento e tijolo, sistemas redondos e até equipados com pratos quentes.

Tudo em nome da conveniência e facilidade de uso, segurança e funcionalidade. Como já mencionamos, o churrasco deve ser um pormenor que serve para ocasiões sociais repousantes e felizes, devendo para isso contribuir com simplicidade de uso, acessibilidade e segurança.

Grelhador redondo

Os formatos dos grelhadores podem variar bastante, mas os redondos continuam a ser um clássico intemporal e um elemento muito familiar nos nossos jardins e terraços. A forma redonda garante a máxima acessibilidade a partir de qualquer lado e, portanto, um controlo muito preciso na hora de cozinhar. Resta escolher as grelhas num material de alta qualidade. Desta forma, também a duração está assegurada, bem como a pouca necessidade de manutenção e a maior facilidade de limpeza. Um sistema extremamente funcional e eficaz.

Os apoios e as estruturas também podem mudar, de acordo com as necessidades e o estilo que o proprietário queira seguir. Na proposta que lhe mostramos, estamos perante um grelhador preso a uma parede de pedra e que, para além de um aspecto original e moderno, pode ser recolhido após a utilização ocupando o mínimo de espaço possível no jardim.

Estruturas modulares

Jardim  por Blastcool
Blastcool

Outdoor Cooler

Blastcool

A clássica churrasqueira de ar livre é normalmente caracterizada pela sua estrutura de tijolo. Uma forma segura e eficiente de criar um espaço para cozinhar, acrescentando planos de preparação de alimentos e suporte de ferramentas.

A utilização dos tijolos assegura, de um modo geral, a solidez da estrutura, a sua durabilidade e resistência. Estas razões fazem com que este tipo de estrutura seja extremamente vantajosa em termos de manutenção.

Com este tipo de projecto, como podemos ver na proposta do estúdio Blastcool, ganhamos uma churrasqueira de máxima acessibilidade e facilidade de utilização. As medidas dependerão do espaço que tem disponível em sua casa, assim como das suas necessidades.

Grelhador em movimento

Jardim  por höfats GmbH
höfats GmbH

CONE Holzkohlegrill

höfats GmbH

Os grelhadores e churrasqueiras são, em muitos casos, elementos indispensáveis aos nossos terraços. Perfeitos para animar as noites mais quentes, os almoços e as festas: o centro em torno do qual se vai reunir com amigos e familiares entre boa comida e conversa muito animada.

Os terraços são como pequenos jardins, nem sempre fornecendo grandes volumes de espaço. Aqui estão concentrados todos os elementos básicos que compõem o exterior. Assim teremos mesas, cadeiras, plantas e flores em vasos de todos os tamanhos.

Neste caso torna-se essencial ter um grelhador que possa ser transportado à vontade, dependendo das necessidades e oportunidades, de forma ágil e segura e que, ao mesmo tempo, seja capaz de assegurar um bom comportamento também do ponto de vista da cozedura e do fumo gerado.

Na imagem, vemos o grelhador Cono, um exemplo de equilíbrio entre tamanho, desempenho e design. Um projecto original e que será uma mais valia no seu terraço.

Churrasqueira de pedra

Uma estrutura de pedra é, claro, mais complicada e difícil de criar. Mas, o espaço para o churrasco pode ser construído dentro de um contexto mais amplo de obras que servem para melhorar o jardim ou terraço, enriquecendo-o com um elemento chave e tornando-o mais apetecível.

A construção em pedra pode permitir a criação de uma chaminé, o que se afigura como sendo uma mais valia com vista à utilização ideal, segura e limpa, com os vapores e fumos a serem expulsos para longe do espaço onde se realizam os almoços, jantares e/ou festas com os seus convidados.

No exemplo que aqui publicamos, vemos uma estrutura clássica para churrasco, muitas vezes presente nas típicas casas de praia. A ampla área de trabalho, combina a churrasqueira e o forno, numa estrutura única com uma chaminé.

Grelhador eléctrico

Jardim  por Raviday Barbecue
Raviday Barbecue

Réchaud à gaz Campingaz 400 SG en situation

Raviday Barbecue

Os grelhadores eléctricos são, certamente, menos comuns do que aqueles alimentados directamente a lenha ou a gás. O facto de ser de simples utilização fora de casa e em contacto com qualquer tipo de clima – até mesmo com chuva – fazem com que, apesar de tudo, comecem a ser cada vez mais procurados.

A churrasqueira eléctrica torna-se então numa solução complementar para ocasiões especiais em que é necessário um sistema para cozinhar que seja ágil, leve e portátil, capaz de garantir um bom desempenho para as necessidades do momento. 

Com baterias carregáveis, os grelhadores eléctricos são uma excelente solução para quem não quer, ou não pode, colocar no jardim ou no terraço estruturas mais complexas ou mais desafiadoras em termos de volume.

Grelhadores a gás

Cozinha  por Odue Modena - Concept Store
Odue Modena – Concept Store

Barbecue in ogni stagione

Odue Modena - Concept Store

Os grelhadores a gás podem sem encontrados em diferentes tamanhos e estruturas, apresentando-se como um objecto funcional, portátil, leve e ágil, ideal para se deslocar ou para usar numa estrutura mais complexa como a que vemos.

Quem tem um local fixo equipado com prateleiras e grelhas, possui uma solução que permite ter sempre um espaço para fazer o churrasco em qualquer época e condição, a baixo custo e com total segurança.

Ideal para um piquenique

Jardim  por homify
homify

Sphere

homify

Um piquenique improvisado com os amigos no jardim ou no terraço, com a chegada do bom tempo, é sempre uma boa oportunidade para se divertir e conviver. Nestes casos, é necessário dispor de um grelhador eficiente e ágil, ao mesmo tempo que pode garantir uma excelente capacidade de cozedura, tanto em termos de qualidade como quantidade de alimentos.

O grelhador que pode ser movido no espaço, sem problemas, estará pronto a utilizar em pouco tempo e não necessitará de operações de limpeza e manutenção muito complexas.

Como vemos na imagem que lhe mostramos, este é um produto adequado para pequenos jardins e terraços  e que se pode transportar facilmente.

O que achou das nossas ideias? Qual a sua preferida? Escreva-nos a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!