As fantásticas casas-gémeas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Por vezes, as restrições formais e arquitectónicas dos assentamentos suburbanos implicam monotonia no panorama urbano, com programas de necessidades que se limitam, simplesmente, a criar uma casa que proteja os moradores e lhes proporcione um refúgio para descansar e comer. Porém, existe sempre uma excepção e, neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe uma incrível moradia que se destaca entre o seu entorno urbano. Desenhada pelos arquitectos do gabinete Richue, a casa não se limita a satisfazer as necessidades dos proprietários. Importa, também, a parte estética e o design funcional, simples, mas muito original.

Fachada principal

Os especialistas coreanos criaram esta moradia que compre com a monotonia da área circundante através dos seus dois volumes cinza metal com um formato enviesado. Estes dois volumes oferecem, sem dúvida, à casa, um carácter único que rompe com a formalidade do local. O tijolo aparente e o revestimento em madeira propiciam uma familiaridade que combina perfeitamente com a forma avant-garde do topo. Vamos conhecer o interior.

Detalhe da entrada

As moradias gémeas deste livro de ideias aparecem separadas por um muro em pedra que soma ao conjunto um jogo de texturas interessante. Esta casa na periferia de Seul, Coreia do Sul, é uma amálgama perfeita entre a madeira, o metal, o vidro, os tijolos e a vegetação, tornando a experiência de habitação única.

Uma cozinha simples e elegante

cozinha está configurada de forma a ocupar apenas uma das paredes da divisão. Este espaço conta com um acesso directo ao jardim frontal através de uma porta de correr que permite que a casa tenha uma excelente ventilação, assim como uma boa luminosidade durante o dia. A paleta cromática entre o branco e os neutros acentua a sensação espacial, criando uma amplitude visual agradável.

Área social

A área social tem pé direito duplo e é, tal como a cozinha, inundada por um bom fluxo de luz natural que penetra no espaço e pousa sobre os móveis brancos e pisos em madeira. A planta aberta faz com que as salas e a cozinha comuniquem, permitindo, igualmente, maior interacção social entre os membros da família que habitam este espaço. A simples – mas imponente – escadaria liga ambos os pisos da vivenda. O espaço sob ela foi aproveitado para a colocação de uma mesa decorativa. Aproveite também o espaço sob a sua escada para a inserção de uma área de arrumação, um escritório, entre outras coisas. Um mezanino no sótão é protegido por uma estrutura de madeira que fornece alguma transparência e privacidade para esta área da casa onde se encontram os quartos.

Ao subir

Subimos e deparamo-nos com a área do sótão onde existe uma clarabóia para não faltar luz natural. A estética minimalista ajuda a proporcionar uma maior sensação espacial e os pisos em madeira oferecem conforto e calidez. Ainda assim, prevalece o branco no tecto e nas paredes.

Gostou deste projecto sul-coreano? Qual a sua divisão preferida? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários abaixo. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!