Escadas de madeira: 6 trabalhos que pode fazer sozinho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quem tem escadas de madeira em casa, sabe bem como este tipo de estrutura se pode facilmente deteriorar com o tempo, devido ao uso diário. Podemos, por exemplo, perceber um rangido irritante ou o desgaste de uma parte da pintura. Mas, nestas ocasiões, como intervir? Vamos descobrir algumas ideias práticas DIY para renovar as escadas de madeira com alguns processos simples e mantê-las sempre bonitas e seguras ao longo do tempo.

Quando é necessário renovar a escada de madeira

Não existem regras especificas sobre o melhor momento para renovar as escadas de madeira. Tudo depende dos estragos e, não menos importante, dos factores que determinam o desgaste, assim como a sua localização. Uma escadaria de madeira de ligação entre a sala de estar e o quarto, como o exemplo que aqui mostramos do estúdio Archstudiodesign, vai precisar de muito mais cuidado do que outras menos frequentadas e, por isso, com menos utilização, como é o caso de uma ligação entre um segundo andar e um sótão.

O uso constante das escadas provoca a deterioração de algumas das suas partes especificas: quando subimos e descemos escadas, sem nos apercebermos, pisamos muito mais uma determinada área da madeira. Pode parecer estranho, mas basta olhar com atenção para as suas escadas ao final de algum tempo de utilização para perceber que esta teoria está completamente acertada.

Tipos de desgaste da madeira

No geral, o desgaste dos degraus de madeira divide-se em dois tipos:

1 – danos domésticos: arranhões, deterioração da pintura e do tratamento da madeira;

2 – danos estruturais: deterioração da estrutura e da madeira;

Enquanto que para o primeiro caso é importante uma intervenção para manter a beleza da escada ao longo do tempo, quando se trata de danos estruturais é, obviamente, muito importante agir imediatamente para evitar que a proporção dos danos torne a casa insegura e perigosa.

Utilização de verniz

Corredores e halls de entrada  por PLANAIR ®
PLANAIR ®

Scale e parapetto

PLANAIR ®

Saiba agora como remover a pintura danificada e pintar novamente as suas escadas:

- Raspe a superfície da madeira com uma lixa média para remover a tinta velha e suavizar todas as ranhuras.

- Espalhe uma pequena quantidade de tinta num lugar discreto e, se o efeito criado for o desejado, comece a aplicar por toda a superfície, de acordo com as instruções da embalagem do produto.

- Depois da primeira camada de tinta estar seca proceda para uma segunda e, mais tarde, terceira.

- Raspe com uma lixa fina, limpe tudo com um pano limpo e seco e aplique duas camadas de verniz protector transparente.

Uma dica: para obter um efeito brilhante e homogéneo, assim como vemos neste exemplo proposto pela Planair, use sempre tinta apropriada para piso.

Amolgadelas

Corredores e halls de entrada  por PLANAIR ®

Saiba como resolver qualquer dano provocado por amolgadelas:

- Use uma massa especial para madeira. No mercado, pode encontrar em cores diferentes que se adaptam aos mais variados estilos de madeira.

- Uma vez que a massa esteja seca, use uma lixa muito fina para nivelar a superfície e, desta forma, obter um resultado homogéneo, como é o caso deste exemplo proposto pela Planair.

Riscos profundos

Se os riscos e marcas na sua madeira são visíveis e profundos, saiba como repor a dignidade das suas escadas e torná-las novamente seguras e bonitas:

- Limpe completamente a superfície com aguarrás.

- Aplique uma cera de tom mais claro.

- Em seguida, cubra com pinceladas de cor um pouco mais escura.

Degraus em ruínas

Se um ou mais degraus estão num estado que torna o uso das escadas inseguro, teremos de os substituir. Se é uma escadaria moderna com aço e madeira, basta desconectar o degrau danificado e substituí-lo por um novo do mesmo tamanho para devolver à escada a sua beleza e segurança original, como podemos ver neste exemplo proposto pelo Studio Architettura X-Sostenibilita.

Saiba como proceder à substituição de um degrau numa escada de madeira:

- Retire o degrau danificado separando-o da estrutura;

- Utilize cola de poliuretano de secagem rápida para aplicar os novos materiais, cortados no mesmo tamanho do antigo.

Escada ruidosa

Corredores e halls de entrada  por Specht Architects
Specht Architects

Manhattan Micro-Loft

Specht Architects

Sempre que possível, certifique-se de que as ligações dos degraus e da estrutura estão em condições: se estiverem soltas devem ser apertadas e se faltar alguma peça deve ser substituída com a maior brevidade possível. 

Como ter escadas de madeira seguras

Os degraus funcionais e em boas condições são um pré-requisito para a segurança de uma escada de madeira. Mas há mais. Se está a remodelar a sua antiga casa e tem que decidir se deve ou não manter a escadaria de madeira original, certifique-se que ela possui as seguintes características:

- Degraus com pelo menos 30-31 cm de profundidade, para permitir uma retenção segura do pé.

- Altura dos degraus entre os 15 e 17 cm no máximo. Será também importante verificar a inclinação da escadaria: quanto mais acentuada for a inclinação da escada menos prática e segura esta será.

Moderna ou clássica: que tipo de escada prefere? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!