Segredos para ter o melhor terraço de sempre!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Já viu como os dias têm melhorado e o sol tem aparecido mais frequentemente? Pois é, a primavera está aí! E sabe o que isso significa? Dias maiores, temperaturas mais simpáticas… espere, será um assobio a convidar-nos a ir lá fora?

É isso mesmo! Com início de manhã ou finais de tarde assim deliciosos, como não aproveitar os nossos espaços exteriores? E pode fazê-lo mais do que imagina! Pode começar por tomar o pequeno-almoço lá fora ou convidar os amigos para um churrasco no fim-de-semana; mesmo na correria do dia-a-dia, chegue a casa e desfrute de um bom copo de vinho ou de uma leitura curta numa poltrona no terraço. Haverá coisa mais relaxante que poder ver o pôr-do-sol do conforto de um espaço privado?  Se concorda connosco em relação ao potencial que um terraço ou uma varanda têm para melhorar a sua qualidade de vida, fique connosco e veja os 7 segredos que tornarão o seu espaço exterior numa verdadeira pérola lá de casa! Preparado?

Encontre o sítio certo

Reabilitação imóvel, Centro Histórico do Porto: Terraços  por Sandra Couto arquitectura
Sandra Couto arquitectura

Reabilitação imóvel, Centro Histórico do Porto

Sandra Couto arquitectura

Na maior parte das vezes podemos ter só uma pequena varanda, mas nunca subestime o poder desse 2x2m exterior! Os mais sortudos podem escolher entre duas ou três varandas e aí deve escolher-se aquela que tem a melhor orientação solar e, preferencialmente, que seja a que tem mais privacidade. No entanto, no caso de não ser possível, decida o que é melhor para si, qual das opções será mais acolhedora e confortável do seu ponto de vista.

Escolha os melhores materiais

Casa A.F. | atelier d'arquitectura J. A. Lopes da Costa: Terraços  por Atelier Lopes da Costa
Atelier Lopes da Costa

Casa A.F. | atelier d'arquitectura J. A. Lopes da Costa

Atelier Lopes da Costa

Os melhores e os mais adequados! Se é um espaço exterior, deve ser feito ou deve estar preparado com  materiais resistentes ao calor, à água, ao frio e ao desgaste natural causado pelas condições meteorológicas. Além disso, o pavimento deve ser anti-derrapante (com vista a evitar futuros acidentes). Do ponto de vista da limitação do espaço, há várias opções: muros ou vedações em diversos materiais (madeira, ferro, inox, etc). Cabe-lhe a si também – e ao seu bom gosto – perceber o que se encaixa melhor dentro das linhas e materiais utilizados na construção da sua casa. O importante mesmo é que esteja tudo bem fixo e que, no caso de ter crianças ou animais, não tenham grande espaço entre as barras para tentar evitar a tentação de passar entre a vedação.

Compre mobiliário apropriado

Terraço Matosinhos Sul: Terraços  por Kohde
Kohde

Terraço Matosinhos Sul

Kohde

Já temos o terraço preparadíssimo para ser mobilado por esta altura, não já? Então é hora de ir fazer umas comprinhas e trazer para casa aquela espreguiçadeira maravilhosa que anda a namorar há meses ou instalar aquela mesa de jardim que já encomendou! Para além disto, ainda pode haver poltronas, sofás, baloiços, puffs… a escolha é sua! No entanto, tenha em consideração a qualidade dos materiais porque à partida serão peças que estarão muito expostas ao sol e à chuva, logo a sua degradação será maior e mais rápida. Analise primeiro a área útil que tem e de seguida é só perceber se o que quer utilizar como mobiliário cabe no espaço e se não fica demasiado cheio. É importante que seja uma zona funcional, mas ao mesmo tempo sem obstáculos que dificultem a circulação. Almofadões podem ser uma excelente escolha, já que facilmente acomodam duas ou mais pessoas e são trocados de lugar. E sabe quem tem uns absolutamente deliciosos? A portuguesa Unique!

Decida-se por extras

Varanda, marquise e terraço  por Icool
Icool

BARBACOA DE BALCÓN

Icool

Para além do mobiliário base, pode optar por adicionar mais alguns pormenores ao seu terraço. As churrasqueiras são as melhores amigas de tardadas de verão, onde os almoços começam às 13h e acabam quando o último guerreiro é vencido pelo cansaço; já as lareiras são óptimas para aquecer aquelas noites mais frescas de meia estação, onde temos mesmo vontade de estar na rua, mas onde uma mantinha apenas não chega para aquecer o corpo. Outras opções como fontes ou jacuzzis são igualmente válidas, dependendo do orçamento que tem em mente e da área útil que tem disponível. Mas lembre-se que há sempre soluções mais baratas ou mais pequenas que servem a maioria dos gostos!

Tenha flores pelo terraço

Para os amantes de flores, ter um espaço exterior é a melhor prenda que lhes podem oferecer! Por muito pequeno que seja, há sempre espaço para dois ou três vasos com as suas flores preferidas. Tendo em conta que o seu terraço tem mobília e algum extra, pense numa decoração inicial com flores! Pode criar um jardim vertical ou então ter vasos pelo chão ou em cima de alguma mesa de apoio. Se não tem grandes aptidões para a jardinagem, opte por plantas artificiais (mas que facilmente sejam confundidas com plantas verdadeiras!) ou então por espécies mais resistentes (por exemplo, cactos). No entanto, se é um verdadeiro expert no que toca a esta arte, volte a analisar o espaço e decida quais as flores que melhor se encaixam ali! Verá como o toque verde misturado com as outras cores dará um ar fresco e ainda mais bonito ao seu terraço!

Decore!

Projecto Apartamento Turístico T2 na Graça em Lisboa: Terraços  por EU INTERIORES
EU INTERIORES

Projecto Apartamento Turístico T2 na Graça em Lisboa

EU INTERIORES

Passada a primeira parte óbvia do processo de decoração (as flores e plantas num espaço exterior), temos agora outros elementos que pode considerar quando estiver a decorar esta zona da sua casa. Pode optar por quadros, esculturas e até pequenos ornamentos DIY. Tal como dissemos anteriormente, não convém encher demasiado o terraço, por motivos como a circulação das pessoas ou a resistência que é necessário os materiais terem para que se aguentem lá fora. Ainda assim, existem várias opções que pode até aproveitar para criar um espaço temático! Tochas, espanta-espíritos, tapeçarias marroquinas…

Escolha a iluminação correcta

Por último, a iluminação. Idealmente, tenha electricidade no terraço, onde o mais indicado são candeeiros de parede para que não haja fios espalhados pelo chão. Depois, se quiser criar ambiente, pode optar por luminárias a petróleo ou candeias. É verdade que para uma iluminação a sério estes são objectos fora de uso… mas alguma vez duvidou do poder de uma vela para criar o ambiente certo? Além disso, as opções presentes no mercado já são tão diversificadas que por vezes basta só procurar um bocadinho para encontrar o que realmente pretende!

Estamos curiosos para saber como transformou o seu terraço!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!