Descubra tudo sobre o Viroc, o revestimento do século XXI! | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Descubra tudo sobre o Viroc, o revestimento do século XXI!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Vivood Landscape Hotels Hotéis campestres por Viroc Campestre
Loading admin actions …

Na era da evolução rápida e das constantes melhorias nas diversas áreas da vivência humana é normal que também os materiais de construção acompanhem a escalada das exigências e das necessidades. Longe vão os tempos em que os materiais de construção se limitavam aos que a natureza providenciava, com pouco ou nenhum trabalho de melhoria. 

A natureza é perfeita na sua essência, mas para nós, seres exigentes e inventivos que somos, queremos mais. Mais conforto, mais performance, mais textura, mais estética. E começamos a misturar, a unir a experimentar!

Dessa necessidade de melhoria nasceram muitos materiais modernos, como as pedras de quartzo aglomerado, o microcimento e muito outros. Entre eles temos uma novidade que se calhar ainda não conhece: – o Viroc.

Nunca ouviu falar? Nem sabe do que se trata ou para que serve? Ouviu esse nome nalgum fornecedor ou da boca do seu arquitecto e agora está na confusão? Nada tema! A homify está aqui para ajudar!

Hoje partimos à descoberta deste material fascinante e de todas as suas aplicações. Acompanhe-nos!

O é VIROC?

Pérgola exterior. Casas modernas por Estúdio AMATAM Moderno Madeira Acabamento em madeira
Estúdio AMATAM

Pérgola exterior.

Estúdio AMATAM

A palavra Viroc é a designação comercial registada pela marca que desenvolveu a tecnologia envolvida na produção deste material. Quando no referimos a viroc estamos a referir-nos a painéis de compósito feitos de uma mistura de partículas de madeira e cimento. 

Estes painéis combinam as características de ambos os materiais, tanto em características técnicas como em estética. Por exemplo, têm a flexibilidade da madeira e a resistência e durabilidade do cimento. Em termos estéticos, mostram as fibras da madeira no acabamento, ao mesmo tempo que mantêm a aparência dura do betão.

Quais sãos as vantagens do Viroc?

Casa Buck Mountain, Indigo, EUA | Viroc Paredes e pisos campestres por Viroc Campestre
Viroc

Casa Buck Mountain, Indigo, EUA | Viroc

Viroc

O Viroc pode trazer várias vantagens a uma construção:

- Tem um excelente índice de isolamento sonoro, embora este varie com a espessura do painel. 

- É um bom isolante térmico.

- É muito resistente a cargas, apresentando boa resistência mecânica à flexão o que que possibilita a sua utilização como elemento estrutural na construção.

- É seguro para a saúde, não contendo na sua composição quaisquer componente tóxicos (não tem sílica, amianto ou formaldeído).

- É resistente ao fogo e evita a sua propagação.

- É hidrófugo e resiste à humidade. Não absorve a humidade e é impermeável à água directa, mas é permeável ao vapor, o que ajuda a manter as características de humidade interior.

- Não é putrescível e é muito resistente à acção dos insectos. Não é sensível a fungos, térmitas ou qualquer outro organismo.

- É fácil de instalar e de manusear, podendo ser cortado, lixado ou furado, tal como madeira.

Que aplicações tem?

Sithon por VMHmodular

O Viroc é um material muito versátil, que se pode utilizar em várias fases da construção e acabamentos de edifícios:

- Devido às suas características técnicas de resistência e isolamento é muito indicado para a aplicação em fachadas exteriores, e em especial para fazer fachadas ventiladas.

- O viroc é muito indicado para a construção de paredes e divisórias interiores, sendo especialmente útil em áreas onde o isolamento acústico (em especial a sons aéreos) e resistência ao fogo são características fundamentais aos espaços.

- A sua excelente resistência à humidade faz deste material uma escolha acertada para áreas de piscinas, casas de banho e balneários. Em zonas muito húmidas devem ser acabados com um verniz ou tintas específicas.

- Pode ser utilizado para construir pavimentos estruturais ou como revestimento de chão. Pode ser aplicado sobre o cimento da estrutura ou directamente sobre outro pavimento preexistente. Em pavimentos estruturais de viroc (nomeadamente na substituição de pavimentos de madeira degradada em trabalhos de recuperação), deverá aconselhar-se com o seu arquitecto pois é preciso ter em conta as cargas a que o painel vai estar sujeito. Quando aplicado no pavimento o viroc deve ser revestido com vernizes e tintas específicas para aumentar a sua resistência ao desgaste.

Vivood Landscape Hotels Hotéis campestres por Viroc Campestre Derivados de madeira Transparente
Viroc

Vivood Landscape Hotels

Viroc

- À semelhança do pladur ou da drywall, também o viroc pode ser utilizado para fazer tectos falsos.

- Pode usar viroc como material de revestimentos de coberturas. Aliás a sua resistência mecânica, o índice de isolamento a sons aéreos, a resistência térmica e a resistência à humidade tornam-no uma escolha muito indicada para este fim, embora seja também necessário ter em consideração as cargas a irá estar sujeito, tal como acontece com os pavimentos.

- O viroc é um material com excelentes características para construir cofragens perdidas. 

- A sua estética industrial torna o viroc muito apreciado como revestimento de acabamento tanto no exterior como no interior. Pode ser utilizado em mobiliário, escadas, divisórias, portas, bancadas e outros elementos decorativos na área da arquitectura.

Todas as características vantajosas do Viroc o tornam especialmente apto para ser utilizado em construções modulares e prefabricadas.

Como se trabalha?

Como referimos acima, os painéis de Viroc podem ser tratados como madeira. 

O corte produz pó que deve ser aspirado para manter o ambiente de trabalho seguro. Pode ser feito com serras portáteis em painéis até 19 mm, ou serras fixas de bancada para espessuras maiores (situação em que se deve assegurar que os painéis estão bem fixos) com discos para cortar madeira ou alumínio.

A furação pode ser feita com um berbequim convencional, sem percussão, e com brocas para furar metal.

Os paineis podem vir já lixado, apresentando fibras de madeira visíveis. A lixagem manual na zona das juntas dos painéis, para nivelamento, pode ser feita utilizando máquinas de disco vibratórias ou de banda.

Que sistemas de fixação podem usar-se na sua aplicação?

Casa A.F. | atelier d'arquitectura J. A. Lopes da Costa Casas modernas por Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Moderno
Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa

Casa A.F. | atelier d'arquitectura J. A. Lopes da Costa

Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa

Para a sua aplicação, os painéis de Viroc podem ser pregados, aparafusados ou colados.

A pregagem é indicada para a fixação sobre madeira em interiores e deve ser feita através de pistola pneumática. Os pregos devem ser escolhidos em função do trabalho e da espessura do material, sendo que o diâmetro deve variar entre 1 e 2 mm e o comprimento deve ser 3 a 4 vezes superior à espessura do painel. 

A colagem é normalmente feita em estruturas de suporte metálicas e poderá ser utilizado como um complemento à fixação mecânica. É feita com adesivos próprios e na sua escolha devem ter-se sempre em conta as indicações do fabricante.

O aparafusamento é o sistema de fixação mais usado nas placas de Viroc. Este material pode ser aparafusado sobre estruturas de madeira ou de metal, embora a madeira facilite o trabalho pelas características semelhantes entre os materiais. O tipo de parafusos a usar depende da espessura dos painéis e do local de instalação (interior ou exterior).

Lembre-se de que apesar de a instalação do Viroc ser simples, ela deve ser muito bem feita e os materiais de fixação devem ser os correctos, pelo que o nosso conselho é que contrate um profissional com experiência para o fazer.

Os painéis de Viroc podem ser revestidos?

Instalação sanitária piso superior Casas de banho modernas por Castan Moderno
Castan

Instalação sanitária piso superior

Castan

Como já referimos atrás, há situações em que revestir o Viroc pode ser uma necessidade, como é o caso dos tectos e pavimentos. Nessas alturas o melhor é revestir com tintas e vernizes específicos.

Mas também pode querer revestir o Viroc estrutural com outro tipo de revestimentos decorativos ou funcionais. Este material pode ser revestido com muitos tipos de materiais, mas é sempre importante ter em conta o pH alcalino do Viroc e a sua percentagem de betão (67%), pelo que os revestimentos e adesivos devem ser adequados para esse material.

Sugestões de manipulação e de manutenção

Casa na Comporta Quartos modernos por RRJ Arquitectos Moderno
RRJ Arquitectos

Casa na Comporta

RRJ Arquitectos

Na manipulação:

- Quando movimentados manualmente, os painéis de Viroc devem ser transportados na posição vertical. 

- Deve sempre utilizar-se equipamento de protecção individual na sua manipulação. Botas, luvas e roupas de protecção são obrigatórias.

.- A maquinação do Viroc produz poeiras irritantes para as vias respiratórias e para os olhos, pelo que máscaras e óculos de protecção são fundamentais.

- Antes da instalação os painéis devem ser deixados destapados e à temperatura ambiente durante 48 horas para que haja uma adaptação à humidade ambiente do local de aplicação.

Manutenção:

O Viroc combina a flexibilidade e durabilidade da madeira com a resistência do cimento, mas ao contrário da madeira quase não precisa de manutenção, além da obrigatória limpeza que qualquer material exige para apresenta um bom aspecto. Quando há revestimento de verniz ou tinta é esse revestimento que deve sofre as manutenções.

Quer conhecer outros materiais muito modernos? Descubra o potencial dos revestimentos de exterior no artigo ’Revestimentos exteriores de casas – decoração e funcionalidade’.

Fonte da informação: http://www.viroc.pt

Já conhecia o Viroc? Deixe-nos os seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!