25 ideias lindíssimas de enfeites para cozinha de todos os estilos

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
homify Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Houve um tempo em que a cozinha era o ambiente da casa mais reservado para o cozinheiro, enquanto a família e convidados reuniam-se na sala de jantar ou estar. Mas esse conceito mudou e hoje em dia a cozinha é uma área de convívio muito valorizada. Sendo assim, os projetos atuais capricham nas ideias de enfeites para cozinha moderna com muita criatividade e bom gosto.

Se você está construindo, reformando ou apenas buscando inspirações para repaginar a decoração de cozinha, vai simplesmente se encantar com essas 25 ideias desenvolvidas por grandes profissionais decoradores e designers de interiores que selecionamos a seguir. Confira e escolha suas favoritas.

​1. Espelho na bancada da pia

A ideia de utilizar espelho como um dos enfeites de parede para cozinha é uma grande sacada. Normalmente esse objeto ocupa quartos, corredores e banheiros, mas nesse exemplo ele encaixou muito bem, cumprindo o papel de ampliar o ambiente. Além disso, é uma ótima maneira de permitir que a pessoa que estiver virada para a parede preparando a refeição possa continuar interagindo com quem está do outro lado.

2. Papel de parede como enfeite

Para quem prefere uma decoração de cozinha mais clean, sem muitos objetos dispostos pelas paredes ou por cima dos móveis, esse revestimento é uma ótima solução como enfeite de parede para cozinha. Nesse modelo o amarelo e o azul deram vida ao mobiliário predominantemente cinza. Para harmonizar, a parede amarela e as cadeiras azuis deram o toque final.

3. cerâmica colorida em frente à pia

Não só pela questão estética, mas também funcional de limpeza, é importante colocar cerâmica na parede onde fica a pia e o fogão. Então, por que não aproveitar e fazer com que essa cerâmica seja parte dos enfeites para cozinha? Esse amarelo vivo fez a combinação com o piso do chão e ainda contrastou de forma alegre com os detalhes coloridos dos bonequinhos na prateleira e os bancos em azul.

4. Arandelas rústicas

Em uma cozinha mais sóbria, com uma mistura de detalhes modernos e rústicos, a utilização de arandelas, que são as luminárias de parede, fica um charme à parte. Além da funcionalidade principal que é de deixar o ambiente com uma iluminação mais baixa e aconchegante, elas também fazem o papel de enfeites de parede para cozinha, harmonizando com a lamparina, as panelas de barro e os detalhes em madeira.

5. Plantas, harmonização de cores e iluminação

Nesse modelo há diversos detalhes interessantes para observar quando o assunto são os enfeites para cozinha. A começar pelo contraste de cores entre azul, laranja e o verde das plantas, que são uma tendência cada vez mais forte. Os pendentes geométricos criam uma iluminação que valoriza essas cores e deixa o ambiente com uma atmosfera criativa.

6. Suportes para pendurar objetos

Há uma infinidade de modelos de suportes para pendurar utensílios na cozinha. Além da funcionalidade de deixar o manuseio dos objetos mais prático, ainda são ótimos como enfeites de parede para cozinha. Você pode aproveitá-los em diversos tamanhos e também pensar nas cores de utensílios que irá apoiar nos suportes, já que eles também serão considerados como enfeites.

7. As clássicas galinhas coloridas

Residência Goiânia/GO, Donakaza Donakaza Cozinhas modernas

As galinhas coloridas sobre a geladeira são enfeites para cozinha utilizados desde os tempos da avó, e justamente por isso remetem àquela sensação de acolhimento da infância. Os modelos e cores das galinhas ficam a critério do decorador para que harmonizem com os demais objetos do ambiente. Além de decorativas elas também podem ser funcionais, servindo para guardar ovos ou de suporte para talheres e guardanapos, por exemplo.

8. Louças de cerâmica em degradê

As louças de cerâmica para cozinha, em especial com acabamento de pintura degradê, também são clássicas. Existem marcas especializadas nesses modelos que são feitos para proporcionar durabilidade, valorizar o preparo dos alimentos e, claro, servirem de enfeites para balcão de cozinha.

9. Enfeites rústicos

Cozinha homify Cozinhas coloniais

Em uma cozinha com características de casa de campo, os enfeites rústicos não podem faltar. Nesse exemplo cada detalhe harmoniza com esse estilo. Os bancos, a bancada de madeira com apoiadores de metal, as pimentas na parede ao lado da porta com pintura desgastada e até a galinha no canto superior direito.

Se observar, o armário aéreo também possui uma pintura com aspecto envelhecido. Se além dos enfeites, você estiver buscando por modelos de armários, aproveite para conferir o artigo 45 armários de cozinha para se inspirar e deixar seu lar mais prático

10. Vasinhos com temperos

Se não houver maneira de ter uma horta no quintal ou na sacada, ela pode ficar na cozinha, mais especificamente em vasinhos. As plantas como enfeites para balcão de cozinha trazem funcionalidade e uma atmosfera mais caseira ao ambiente, além de deixá-lo deliciosamente aromatizado.

11. Ilha de suporte para panelas

Ter uma ilha suspensa com suportes para panelas é um dos mais típicos enfeites para cozinha americana. Perfeita para quem é apaixonado por cozinhar e gosta de estar em um ambiente cercado pelos utensílios, sempre prontos para serem usados.

12. Geladeira colorida

homify Cozinhas ecléticas

Outra ideia interessante para quem prefere uma cozinha com menos objetos é usar a geladeira coo enfeite. Nesse modelo ela é o grande destaque do ambiente, que é reduzido e, por isso, não comportaria uma grande quantidade e variedade de objetos sem que ficasse carregado.

13. Cobogó

O cobogó é essa parede vazada que tem a finalidade de separar ambientes mantendo a passagem da luz e também servindo como enfeite. Há opções com espaços vazados maiores nos quais pode-se preencher com mais objetos decorativos que harmonizem com os dois ambientes.

14. Eletrodomésticos modernos

Da mesma forma que as panelas de cerâmica têm duas funcionalidades, os eletrodomésticos modernos também têm. Eles são excelentes enfeites para balcão de cozinha em um projeto de decoração voltado para esse estilo, como no exemplo da imagem. Os eletros em cores bem vivas, em preto ou em inox são os favoritos.

15. Parede decorativa

Escolher uma parede da cozinha para colocar diversos objetos deixa o ambiente cheio de personalidade. Quadros, potes, relógio, livros, porta-retratos, tudo que remeta ao gosto pessoal do morador serve como enfeite, claro, quando harmonizam entre si e com a cozinha.

16. Adega

homify Cozinhas campestres

Todo amante de vinhos tem o desejo de montar uma adega em casa. Embora existam as versões portáteis, que são como frigobares, é muito mais tradicional fazer aquele espaço embutido com divisórias em madeira para acomodar cada garrafa de vinho, fazendo que elas também sejam belos enfeites para armário de cozinha.

17. Vaso imponente

Ilha para cooktop homify Cozinhas tropicais

Já tinha imaginado como ficaria colocar um vaso bem grande, imponente, ao lado do balcão da pia na cozinha? Bem, esse é o resultado, e realmente harmonizou com cada detalhe desse projeto. Ao mesmo tempo em que seu tamanho é considerável, ele não destoa do mobiliário. É um enfeite e tanto.

18. Enfeites em artesanato

Ao observar cada detalhe dessa cozinha é possível perceber enfeites produzidos artesanalmente. O vaso sobre a mesa, a mandala, as garrafas de bebida sobre o balcão e até o armarinho para guardar temperos na parede ao lado do fogão. Junto com o efeito em cimento queimado e o visual da janela, resultou em uma decoração de cozinha muito aconchegante para quem aprecia a simplicidade.

19. Parede lousa

As paredes lousa são um dos enfeites para cozinha moderna mais procurados atualmente. Elas trazem descontração e versatilidade ao ambiente, já que é possível fazer um novo painel a cada dia, combinando com o estado de espírito dos moradores.

20. Porta-retratos

Para quem pensa que porta-retratos só combinam com hall, sala e quarto, aqui está a prova de que eles são belos enfeites para cozinha. A dica é saber escolher as molduras que harmonizem com o ambiente e combinem com o estilo das fotos que serão utilizadas. Eles podem ter diversos tamanhos serem pendurados diretamente na parede também.

21. Revestimento de azulejo colorido

Quando a cozinha tem uma cor predominante, como nesse caso o vermelho, e não tem muitos objetos dispostos sobre os balcões, a utilização de revestimento de azulejos coloridos é uma linda ideia para deixar o ambiente completo. Não há necessidade de mais enfeites quando essa técnica é utilizada da forma correta, preenchendo o espaço com a combinação de cores ideal.

22. Quadros decorativos para cozinha

Essa cozinha mescla o estilo rústico e o industrial de um jeito que provoca total conforto visual. Os quadros em tamanho grande ocupam o espaço de forma complementar, perfeita para quem prefere não utilizar tantos enfeites para mesa de cozinha ou para balcão.

23. Parede de utensílios

homify Cozinhas modernas

O cinza com cromado que formam essa parede de utensílios variados completou o ambiente. Além da funcionalidade de cada objeto, eles são enfeites perfeitos, dispostos como uma verdadeira tela de arte. É a prova de que não é preciso muita cor para proporcionar sofisticação e aconchego simultaneamente.

24. Enfeites vintage

Nessa cozinha o estilo vintage é predominante. Caixas, quadros, câmera fotográfica, luminária e outros objetos harmonizam com a parede de tijolos aparentes, o chão de madeira e a porta antiga, com vidro e grade de ferro.

25. Estante embutida para enfeites

Para colocar os enfeites em um só lugar da cozinha, essa ideia de estante embutida e iluminada complementou o design moderno do ambiente. A opção de colocar as bebidas nesses espaços, é uma forma de criar uma decoração temática, com pouca variação no estilo dos enfeites.

26. Fruteira embutida

Para os amantes da culinária, os próprios alimentos servem como enfeites para cozinha. Nesse caso, com o espaço reduzido, a solução foi criar um fruteira embutida no armário, proporcionando praticidade e complementando a decoração de cozinha.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista