6 espaços abertos em apartamentos pequenos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A sala de estar é o espaço social no qual mais nos envolvemos durante as nossas actividades diárias. Projectar esta área da casa não é fácil, pois deve ser funcional, mas ao mesmo tempo confortável para o nosso descanso. Além disso, é também um cartão de visita para quem recebemos em casa.

Se o apartamento não é muito grande, a área social torna-se de projecção ainda mais complexa. O que fazer? A solução passa inúmeras vezes por colocar a cozinha e as salas juntas num só ambiente. Mas como fazer isso de forma correcta?

Uma sala de estar ideal deve ter impacto. Quando pensamos nesse conceito imaginamos um espaço moderno, luminoso e com os móveis no lugar correcto para não o sobrecarregar desnecessariamente. Para que se sinta inspirado na hora de projectar a sua casa, reunimos neste livro de ideias seis pequenos apartamentos modernos que são um exemplo de bom aproveitamento de espaços pequenos.

Espaço cheio de luz

A imagem que publicamos mostra um apartamento de apenas 60m². Os proprietários decidiram melhorá-lo através de pequenas intervenções estruturais e decorativas. Com a demolição de algumas paredes divisórias acabaram por favorecer a propagação de luz natural, ao mesmo tempo que impediram a divisão de um espaço que já de si é pequeno.

A sala e a cozinha num ambiente conjunto são a solução ideal para este espaço brilhante. Os pisos em laminado com pormenores em mosaico preto e branco oferecem ainda mais brilho e elegância. As paredes são todas de tons claros, contrastando com o escuro dos móveis de estilo industrial, num conjunto que traz personalidade.

Espaço aberto, estreito e longo

O segundo exemplo mostra um apartamento onde se fez da necessidade uma virtude. A casa, na verdade, não poderia ser melhor estudada e melhorada em relação ao que era a sua disposição inicial, sendo de vital importância a combinação de todos os ambientes e elementos num espaço branco e aberto.

O estilo é muito moderno, mas uma vez que estamos perante um espaço pequeno, para torná-lo mais espaçoso e luminoso, foi necessário optar pelo uso de cores e materiais brilhantes. Uma das paredes é revestida a azulejo rectangular em tons de castanho claro que combina com a cor mais viva do balcão. Este último pode ser usado como superfície de trabalho ou como um bar e zona de refeições. A posição permite dividir o espaço da cozinha e da sala de estar/jantar de forma prática e funcional.

Loft

O loft que apresentamos nesta imagem tinha, desde o princípio, uma grande vantagem: a altura. Portanto, não é difícil prever qual a melhor solução para um espaço destas características. Se tem um pé direito alto, pense verticalmente. Pode considerar a construção de móveis altos com vários compartimentos, assim como de um mezanino. 

O tamanho generoso permite juntar, no mesmo ambiente, a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e o quarto. O último foi construído sobre o mezanino: uma ideia inteligente que permite economizar uma grande quantidade de espaço. As cores claras, como o branco e a madeira, tornam-se na principal referência visual deste apartamento.

Espaço aberto tradicional

Cozinhas minimalistas por cs
cs

Lo útil

cs
cs
cs

Este apartamento de apenas 56m² pode ensinar-nos muito. Tomemos como exemplo o diálogo interessante entre os vários estilos: a parede de tijolo, estando totalmente visível, acaba por ser a verdadeira referência deste ambiente.

Casa  por cs
cs

La combinación perfecta

cs
cs
cs

A cozinha está conectada directamente com a entrada. A parede de tijolo é o eixo central de toda a propriedade e o elo de ligação entre os espaços. A cozinha é moderna o que contrasta com o aspecto mais rústico da sala de jantar: dois estilos bastante diferentes que, ainda assim, não se parecem contrapor minimamente.

Espaço aberto minimalista

O apartamento caracteriza-se pelos contrastes entre o preto e o branco, que transformam o ambiente num espaço de uma elegância extraordinariamente intemporal.

Estamos na sala de jantar de um pequeno espaço aberto totalmente branco que não é, ainda assim, desprovido de personalidade.

Na imagem que apresentamos aqui podemos ver a cozinha. O estilo é minimalista mas incrivelmente original. O branco é indiscutivelmente a cor que reina no espaço, no entanto o preto é que lhe oferece profundidade e personalidade. A construção do ambiente da cozinha a partir de uma ilha permite a limitação do espaço e a separação das áreas de trabalho e de lazer.

Espaço quente e acolhedor

Mudamos o tema, mas a essência continua a ser a mesma. O estilo escandinavo é uma das soluções mais viáveis para a decoração de uma sala de estar. Caracteriza-se pelo uso de materiais naturais, cores suaves e objectos de design com formas limpas e simples. Isto irá combinar funcionalidade, conforto, elegância e sofisticação, sem nunca entrar em excessos.

A sala que vemos na imagem, de um projecto do estúdio Dreamhouse.info.PL é espectacular, mas não foi fácil de projectar, muito por culpa de um telhado inclinado e de uma metragem quadrada não muito generosa.

A cozinha, apesar de ser de tamanho reduzido, é muito confortável e funcional. Inteiramente de madeira, está equipada com inúmeros armários compostos por gavetas e prateleiras para armazenar tudo o que for necessário.

Por fim, vemos, sob a clarabóia, um sofá confortável, ideal para receber as visitas, acompanhado por uma maravilhosa cadeira forrada a veludo. Um tapete listrado, uma simples mesa de centro e algumas peças de design completam o elegante  conjunto.

O que achou das ideias que partilhamos aqui? Qual o seu espaço preferido? Deixe-nos as suas respostas nos comentários. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!