Alçado principal: Casas  por Davide Domingues Arquitecto

Que tipos de revestimentos de fachada existem?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Fachada:

tanto funcional como estética, a fachada é considerada o cartão de visita de uma casa. Neste sentido, há que cuidar, mas também escolher o revestimento perfeito para si, para a sua casa, para o tipo de arquitetura e claro que se encaixa no seu orçamento. 

A oferta no mercado nunca foi tão vasta: betão, alumínio, PVC, vidro, madeira, pedra… Existem nos mais diversos materiais, nas mais variadas cores e nos mais diferentes formatos. No artigo que lhe apresentamos hoje, partilhamos convosco uma vasta oferta de revestimento de fachada, para que tenha uma ideia bem clara daquilo que pode encontrar. Nada melhor do que estarmos cientes do que existe, para fazer uma escolha acertada e mais ponderada. 

De facto, um revestimento de fachada apresenta inúmeras vantagens, nomeadamente a de proteção, garantido um bom isolamento térmico, como também acústico. Por outro lado, para boa instalação de fachada, é importante conhecer as características de cada material, as suas vantagens, os seus custos e a manutenção, uma vez que as fachadas sofrem com a poluição do ar, provocando o aparecimento de bolor e fungos.

Sem mais demoras, passamos aos exemplos. Inspire-se!

1. Madeira Total

O revestimento de madeira é, sem dúvida, um dos revestimentos mais populares em termos de estética e elegância. Há uma infinidade de espécies de madeira que nos oferece uma grande variedade de cores: carvalho, castanheiro, pinheiro, larício, abeto, etc.

A instalação do revestimento requer uma técnica de montagem particular: os painéis de madeira são fixados e pregados a partir de uma estrutura secundária previamente disposta na fachada. Do revestimento da fachada existente, o revestimento de madeira requer uma manutenção frequente. A cada 2 ou 3 anos, é aconselhável aplicar um produto específico que para protege a madeira contra a humidade e calor. 

As tintas de verniz também oferecem uma ampla gama de tons de cores para (re)decorar o exterior de sua casa, como entender. No entanto, existem tratamentos de superfície que preservam a madeira de forma sustentável, reduzindo a frequência de manutenção.

O revestimento de madeira é bastante comum em casas pré-fabricadas, por exemplo, como vemos na imagem acima.

2. Madeira para casas modernas

Mas não só, pode aplicar madeira em casas de construção tradicional. Este pode ser combinado com vários tipos de revestimentos: pintura, pedra, alumínio, etc. 

Como pode verificar pela inspiração, a madeira confere elegância e modernidade. 

Leitura recomendada: Que formas existem para revestir uma fachada com pedra?

3. Pedra natural

A fachada de pedra traz sempre o seu charme a uma casa. É um material sólido, que resiste perfeitamente a todas as condições climatéricas e que envolve muito caráter.

Mediante o tipo de pedra que escolher acaba por definir o estilo da sua casa: rústica, campestre ou moderna. Há tipos de pedras para todos os orçamentos e gostos. 

Este é um tipo de pedra natural clara que reveste grande parte da fachada e dos muros exteriores. Uma mistura de moderno e rústico.  

Moradia travessa Clube dos Caçadores -Gondomar-lote1 : Casas  por Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda
Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda

Moradia travessa Clube dos Caçadores -Gondomar-lote1

Albertina Oliveira-Arquitetura Unipessoal Lda

Neste caso o uso da pedra apresenta uma aparência mais moderna e minimalista. 

Partilhe exemplos com o seu construtor e arquiteto, ele saberá guiá-lo na melhor escolha de revestimento de pedra par ao estilo da sua casa. 

4. Tijolo

Casa Conde: Casas  por SAMF Arquitectos

Para uma alternativa mais em conta e para quem procura um estilo mais industrial e versátil, o tijolinho é uma uma opção a considerar. Por outro lado, este material requer poucos cuidados e é bastante duradouro. Neste sentido, oferece um excelente custo x benefício, já que os tijolos são comercializados com preços baixos.

Quanto aos modelos que pode encontrar no mercado: 

  1. Cores naturais: apresentam três cores distintas que são: vermelho, palha ou mesclado.
  2. Tijolos pintados: Caso queira usar cores nos tijolos da fachada da casa, saiba que é possível. Neste caso, deve escolher a cor que será utilizada, proporcionado modernidade à habitação, sem abrir mão do aspecto rústico e antigo. Para que a pintura tenha um acabamento de excelência, contrate um profissional especializado. 

5. Azulejo

Projecto com Arq. Juan Trindade: Casas  por Sant'Anna
Sant'Anna

Projecto com Arq. Juan Trindade

Sant'Anna

O azulejo já foi mais usado em Portugal, para revestir fachadas de casas ou de outros edifícios. Mas ainda é uma solução a considerar, já que é económico e bastante duradouro. A manutenção é praticamente nula, apenas uma lavagem para remover sujidades ou poeiras. 

Como vê, até pode revestir a sua fachada com azulejo, criando um ambiente bem moderno. Pode optar por revestir apenas um dos lados da fachada, por exemplo. 

Terras 8: Casas  por Colectivo Cais

Uma opção mais tradicional, mas que delicia a arquitetura de recantos portugueses.

6. Granito

Churrasqueira exterior no logradouro da casa: Casas de campo  por Estúdio AMATAM
Estúdio AMATAM

Churrasqueira exterior no logradouro da casa

Estúdio AMATAM

Fachada total ou parcialmente coberta por granito proporciona uma habitação elegante. 

Os pontos fortes do granito é que apresenta um grande resistência, durabilidade, baixa manutenção e beleza em relação aos outros materiais existentes.

7. Metal

O revestimento de metal pode ser usado para dois tipos de função: estética ou isolante.

O material mais utilizado para este tipo de revestimento é o zinco. É insensível às variações de temperatura e é conhecido pela sua resistência à corrosão. Apresenta grande durabilidade, não requer nenhuma manutenção específica, pois é composta de uma pátina natural que a protege contra os caprichos do clima. 

Quanto ao preço, o revestimento metálico é, em média, duas vezes mais caro que a madeira ou o PVC.

8. Betão

Uma fachada em betão ou cimento queimado confere um estilo muito particular, mas que está a conquistar cada vez mais os amantes do estilo moderno e minimalista. Uma opção acessível e quase vitalícia. No que toca à manutenção é quase nula, apenas uma lavagem de quanto em quanto tempo da superfície, para remover manchas que possam aparecer.

9. Porcelanato

O porcelanato é um material resistente, impermeável e com acabamento uniforme e requintado. 

Como pode verificar este material proporciona uma aparência clean e elegante à habitação, de forma rápida e eficiente. Se viver numa cidade muito húmida, o porcelanato é uma excelente alternativa para garantir um maior durabilidade do projeto. 

Por outro lado, uso do porcelanato é ideal para criar fachadas ventiladas, onde há um afastamento entre a parede do edifício e o revestimento que cria uma câmara de ar em movimento, permitindo uma ventilação natural e contínua da parede. Evita assim humidade em excesso e garante um maior conforto térmico dentro de casa. 

10. Vidro

Projeto Quartzo: Casas  por Magnific Home Lda
Magnific Home Lda

Projeto Quartzo

Magnific Home Lda

As fachadas têm sempre janelas, mas há quem prefira revesti-las praticamente todas com vidro, proporcionando interiores luminosos e acolhedores. É uma opção ideal para quem procura uma casa moderna. 

As principais desvantagens são: 

  1. interiores muito quentes, no verão
  2. manutenção e limpeza dos vidros
  3. pouca privacidade, mediante da exposição da sua habitação. 

11. Fachada Eco

Os arquitetos Artspazios apresentam-nos esta casa com fachada ecológica. Esta habitação modular é perfeita para os amantes de casas sustentáveis, rápidas e baratas.

Se quiser descobrir mais opções de casas pré-fabricadas, consulte este livro de ideias: Casas modulares: 10 ideias com futuro.

12. Aço corten

A forma projetada: Stands de automóveis  por Atelier 72 - Arquitetura, Lda

Não tão comum, mas que promete ser um dos materiais do futuro, o aço corten é moderno e de grande qualidade, sendo que possui três vezes maior qualidade do que o aço comum, ideal para ser usado como estrutura aparente ou até mesmo na parte interna de uma construção.

O aço corten apresenta uma aparência enferrujada, que protege justamente contra a corrosão e ação do tempo, pois é uma camada de óxido que se forma e adere ao material, impedindo o contacto com agentes naturais corrosivos. 

Pode encontrar o aço corten em diferentes tamanhos e formatos. É um material duradouro e que não apresenta grandes gastos de manutenção, ao longo do tempo. 

13. Pintura

alçado principal e lateral direito: Moradias  por Magnific Home Lda
Magnific Home Lda

alçado principal e lateral direito

Magnific Home Lda

Uma opção mais simples, mas sempre em voga. A pintura é o revestimento preferido dos portugueses para revestir fachadas. 

Mas atenção é importante investir em tintas com maior durabilidade e resistência ao sol e humidade, como tintas acrílicas à base de água e o acabamento é texturizado.

Embora seja uma opção em conta, a pintura externe necessita frequentemente de uma manutenção, porque não é muito resistente. Aos poucos a pintura acaba por abrir, perder cor, manchar… sendo necessário aplicar novas demãos para garantir a proteção e estética da estrutura da fachada.

Encontre um profissional de pintura na nossa plataforma, aceda ao separador acima e filtre-os pela sua área servida ou código postal. 

14. Verde e natural

Uma fachada vegetal embeleza o exterior da sua casa de uma forma ecológica. Uma decoração agradável que traz muitos benefícios, como a absorção da poluição, a redução das diferenças térmicas e a redução das necessidades de ar-condicionado.

Basta deixar crescer plantas trepadeiras, como a hera. Tal um belo campestre e refrescante a uma fachada. 

Pode optar por deixar crescer as plantas trepadeiras em toda a fachada ou em parte dela. 

15. PVC

Vila Nogueira de Azeitão  : Casas  por CaixilhoPVC
CaixilhoPVC

Vila Nogueira de Azeitão

CaixilhoPVC

Menos comum, o revestimento de PVC é uma solução económica e estética. Apresenta um baixo custo, as gamas disponíveis nas principais lojas de bricolage estão disponíveis em vários tons de cor e também podem imitar perfeitamente a aparência da madeira.

Com excepção da limpeza com água para remover as poeiras, o PVC não requer nenhuma manutenção específica. Os painéis de PVC não desnaturam, não mudam com o tempo.

A aplicação do PVC é igual a do revestimento de madeira.

Qual destas 15 opções faz o seu estilo?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!