Closet: Closets  por menta, creative architecture

10 Sugestões de guarda-roupas e closets

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

guarda-roupa dos nossos sonhos? 

Provavelmente é aquele que ocupa toda uma divisão, feito à medida e composto por peças que organizam um máximo o espaço: cabides, gavetas, iluminação integrada ou ainda com um toucador embutido. Há um mundo de opções e soluções, que se adapta a qualquer um e a todas as carteiras. Mas sabemos que não dispomos todos de um espaço exclusivo para projetar um closet, como tal temos que adaptar o guarda-roupa ao nosso quarto. Se isso é um problema? Não, é uma questão de organização e de escolher o modelo de guarda-roupa que mais se adaptar ao quarto: grande, pequeno, embutido ou não, ao comprido ou em L, branco, colorido ou de madeira natural… A escolha está nas suas mãos. Nós só lhe partilhamos umas ideias dos nossos profissionais, para ajudá-lo a inspirar-se para projetar o seu futuro guarda-roupa ou closet. Pode também ser um ponto de partida para modificar ou tirar melhor partido do seu roupeiro. 

Vamos a isso? Então acompanhe-nos!

1. Closet aberto, mas não tanto assim

Esta primeira sugestão portuguesa mostra-nos como podemos introduzir um roupeiro dentro do nosso quarto: aberto, mas não tanto assim. 

Do outro lado do quarto, projetaram o roupeiro aberto, invés de o tapar com portas ou cortinas, criando assim um ambiente contemporâneo e jovial. 

Existe uma divisão graças ao tapete que ocupa grande parte do chão do quarto e pela separação das tiras de madeira. 

Claro que, para optar por um roupeiro com este design, há que ser muito organizado e meticuloso, como arrumar as suas roupas por cores, estações, tamanhos e optar por um estilo mais minimalista (menos peças de roupas). 

2. Closet num espaço só + toucador

Closets  por homify
homify

Closet Casal

homify

Sonha com um closet assim? Um closet que ocupa toda uma divisão, onde tem armários em todas as paredes, de cima até baixo? E como se não bastasse tem um toucador para um serviço completo? Então este exemplo da LS Arquitetura é uma excelente inspiração para projetar o seu closet.

Contrate um carpinteiro ou outro profissional e peça-lhe para criar um closet à medida do seu espaço. Explique-lhe como o quer: aberto, gavetas, prateleiras, cabides, espelho, a cor, o material, etc. Para o ajudar, mostre-lhe uns modelos que viu aqui ou acolá. 

Encontre contactos de especialistas na plataforma da homify. Aceda ao separador que diz profissionais e filtre-os pela sua área de serviço ou código postal. Não hesite em pedir um orçamento gratuito - aqui.  

3. Closet branco, para um ambiente minimalista

Com uma casa branca, nunca se compromete!

Fica bem, proporciona ambientes luminosos, acolhedores e aconchegantes. Neste caso, o closet projetado pelos profissionais da Santiago | Interior Design Studio é totalmente branco, apenas o chão foi revestido a madeira clara, mas mesmo assim incluíram um tapete de pelo branco, criando bastante conforto ao espaço. 

A cor clara deste closet aberto funcionou muito bem, não tornou o espaço muito pesado, nem escuro. Se também tiver um pequeno espaço que queira aproveitar para um closet, aposte num branco total, para um espaço mais luminoso e charmoso. Crie vários tipos de unidades e de arrumação, para os diferentes tipos de roupa, acessórios e sapatos. 

4. Closet fechado, uma opção para os desarrumados

Não gosta de ter a roupa à vista? Não quer que o pó penetra pelo roupeiro adentro? Ou é mais do género a não ter a roupa arrumada com pompa e circunstância? Se as respostas a estas questões foram positivas não hesite em projetar um closet fechado, tal como o modelo que vemos na imagem acima. 

Este modelo fica mais caro comparativamente a um modelo aberto, tendo em conta que precisa de comprar portas para o fechar. Mas se o seu orçamento não for muito avultado, opte por tapá-lo com cortinas ou biombos. Por outro lado, pode sempre deixar esta ideia entreaberta e tapar o closet mais tarde, se assim preferir, mas fale desta hipótese ao seu carpinteiro, para o projeto do closet corresponder a esta realidade. 

Por outro lado, saiba que há várias forma de fechar um closet

  1. portas deslizantes (recomendado para espaços mais restritos)
  2. portas transparentes de vidro ou outro material
  3. portas semi-transparentes
  4. portas opacas
  5. portas em espelho
  6. entre outras

5. Portas transparentes + iluminar o closet

Tal como referíamos no ponto anterior, uma das soluções para fechar um closet é de optar por portas de vidro. Esta opção encontra-se o closet aberto, porque vemos o que tem dentro, mas também permite evitar que entre pó. Esta ideia de closet é muito elegante e foi projetado pela designer de interiores Andreia Louraço. 

Além disso, a iluminação que se encontra entre os vários compartimentos do closet permite criar um ambiente mais elegante e luxuoso. Como tem a vantagem de deixar o roupeiro mais prático e funcional, para encontrar as peças de roupa, que muitas vezes esquecemo-nos ou não encontramos. 

6. Closet que separa quarto

Se tiver um quarto grande, toca a desfrutar mais do espaço e criar um mini closet aberto, tal como o exemplo de Às duas por três que vos mostramos acima. Invés de ter um armário embutido ou junto à parede é deixá-lo mais afastado, decorar o pequeno espaço com uma poltrona, um tapete e um espelho. 

Conforme o tamanho do seu quarto será o seu roupeiro. 

7. Um roupeiro do tamanho da parede

Moradia Unifamiliar  - Quinta da Beloura, Sintra: Closets  por núcleo B arquitetos
núcleo B arquitetos

Moradia Unifamiliar – Quinta da Beloura, Sintra

núcleo B arquitetos

Se optar por uma opção de roupeiro embutido, tente tirar um maior partido do espaço. Como? Projetando o seu roupeiro ao longo de toda a parede, de uma ponta à outra e de cima até baixo. Mesmo que as arrumações superiores não sejam tão práticas no dia-a-dia, pode perfeitamente arrumar roupas de estações anteriores, dentro de caixas por exemplo. Como sabe a arrumação nunca é em excesso. 

Neste quarto, aproveitaram todo o comprimento e altura da parede para projetar um guarda-roupa bem grande. Este foi incluíndo no quarto, embora haja uma meia-parede que separa o espaço closet e a cama de casa, criando assim alguma privacidade aos seus utilizadores. 

O banco num closet é sempre um elemento prático para calçar-se ou dispor algumas peças de roupa quando se está a vestir. 

8. Espelho no roupeiro é beleza a tempo inteiro

Se não tiver mais espaço no seu quarto para colocar um espelho, opte por portas em espelho (uma, duas ou todas). É prático para se vestir, arranjar, mas também é decorativo. O seu quarto ou o seu closet fica com uma ilusão de grandeza e profundidade, graças ao poder de reflexão. 

Este truque é ideal para quartos ou closets pequenos.

9. Aproveitar sótãos ou tetos inclinados

Remodelação de Moradia em Casal de Cambra: Closets  por CF Arquitectura e Design
CF Arquitectura e Design

Remodelação de Moradia em Casal de Cambra

CF Arquitectura e Design

Pensamos muitas vezes que divisões com tetos inclinados, como os sótãos são espaços perdidos, mas na verdade não é bem assim. Apenas precisa de um projeto, onde possa tirar um máximo partido da área, mas no sentido diagonal. A inspiração que vos mostramos acima é a prova disso mesmo. As últimas arrumações são mais pequenas, mas servem à mesma para o que for. 

Como pode verificar, este projeto até ficou muito discreto, este roupeiro até parece a própria parede.

Se quiser ver mais ideias de projetos de sótãos, espreite este artigo: Ideias para o sótão: há potencial lá nas alturas!

10. Closet que flutua no ar

Concluímos este artigo especial closet e guarda-roupa por esta fantástica ideia da Factor 4D – Arquitetura, Engenharia & Construção, em que nos mostram como podemos criar um closet onde nem pensávamos que era possível: em altura. 

Se também tiver um vão de escadas ou uma casa com teto muito alto pode criar esta ideia tipo mezanino, mas para projetar um closet. Ganha assim uma divisão para arrumar as suas roupas e sapatos. Diga lá se esta solução não é fantástica? 

Quem tem uma homify, tem tudo! 


Aprenda a organizar o seu roupeir: Ideias para roupeiros, para ter tudo em ordem!

Qual destas sugestão lhe ficou no coração?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!