Uma casa familiar moderna e fabulosa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A Terra está cheia de formas orgânicas. Pensemos nos rios, nas ondas do mar ou nos contornos dos vales e das montanhas. O arquitecto brasileiro Aquiles Nícolas Kílaris inspira-se nestas formas espontâneas da natureza para as suas criações arquitectónicas. A Casa Refugio de Mato é uma dessas residências que materializa esta inspiração onde linhas rectas se misturam com linhas curvas. A casa destaca-se sobre o horizonte com uma linha estética única e agradável. Também se integra na envolvência, reproduzindo elementos naturais nela encontrados. Vamos conhecer este espaço de profunda unidade com o meio ambiente.

Composição equilibrada

fachada com as suas delicadas curvas é uma verdadeira sinfonia musical em tijolo, cimento em vidro, criando uma simetria visual e harmonia que apela aos sentidos. As curvas panorâmicas através da fachada são as principais formas que encontramos neste projecto, sendo esteticamente correspondidas pelo amarelo ocre e pelo leve cascalho da pavimentação que rodeia a entrada. O desenho da fachada é fascinante, subtil e agradável. Como teremos oportunidade de ver, a beleza estender-se-á ao interior.

Interiores refinados

À semelhança do exterior, também o interior denota uma simplicidade elegante. O branco, o castanho e o bege são as cores dominantes acentuadas por pontos de luz engastados no tecto cuja luz reflecte no chão marmóreo. A nota de cor neste espaço surge por via da cor intensa da tela pendurada na parede contígua. Destacamos, ainda, a estela náutica que aparece desenhada no piso que vai de encontro à geometria única do edifício.

O escritório

A área de trabalho não tem as características linhas curvas do resto do edifício. Ainda assim, mantém-se a linguagem minimalista e funcional e o uso do branco e do negro. São as paredes em vermelho escuro que trazem vida a este espaço, rompendo com a monocromia prevalecente no resto da casa. O escritório é devidamente iluminado por luz artificial e natural através da ampla janela.

Uma casa de banho com carácter

A casa de banho tem um ar exótico com o lavatório decorado com linhas verde esmeralda e uma jarra com flores de laivos tropicais que reflectem no espelho. Repare no formato do lavatório que vai ao encontro das linhas sinuosas da casa. Vamos, agora, passar à área social onde se encontra a sala de jantar e de estar.

A imponente área social

A sala de estar, a ladear a sala de jantar, mostra uma perfeita fusão de cor dentro de uma área ligeiramente dividida em dois por uma escadaria com um corrimão metálico. Os tons castanhos da mesa e das cadeiras contrastam com a brancura imaculada do espaço e a iluminação – directa ou indirecta – cria um ambiente acolhedor. Uma vez mais, as curvas fazem sentir a sua presença no piso, somando-se ao carácter orgânico do ambiente. Sem dúvida, um espaço para ser aproveitado ao máximo.

Gostou deste livro de ideias? O que acha desta obra arquitectónica com formas mais orgânicas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!