Kitchen Douro Boutique: Cozinhas  por No Place Like Home ®

Ideias para decoração de cozinha pequena quadrada

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Quando projectamos a nossa própria casa a condicionante mais forte à configuração dos espaços é mesmo o nosso gosto pessoal. A área é ditada pela importância que damos à função do espaço, tanto quanto à área total disponível: – se damos muito valor à cozinha vamos debruçar-nos mais sobre a sua planificação e ser mais generosos com a área que lhe atribuímos em detrimento de outros espaços, se damos mais importância à casa de banho na suíte vamos atribuir-lhe um pouco mais de área, mesmo que se roube ao quarto. No que toca à configuração em projecto, também temos uma maior liberdade… Quando desenhamos a casa, incluímos a nossa cozinha de sonho, com o layout perfeito para nós. Mas quando compramos uma casa já feita temos de viver com o que outros planearam para o espaço… A não ser que planeemos uma revolução e contratemos um bom designer de cozinhas para nos salvar dos apertos!

No entanto a homify já lhe provou muitas vezes que ter uma cozinha pequena não é impedimento nem ao estilo, nem à funcionalidade, e hoje volta ao tema com um dos modelos de cozinha pequena mais comuns – as cozinhas pequenas e quadradas! Ter uma cozinha quadrada pequena pode ser uma verdadeira bênção em termos de funcionalidade, mas pode pôr muitos desafios à estética, porque, se não forem feitas boas escolhas de materiais e cores, pode resultar num espaço demasiado constrangido.

Venha connosco descobrir como contornar todas as limitações de espaço e layout, e ter uma decoração cozinha pequena quadrada perfeita!

1 – O apelo dos tons do estilo escandinavo

Casa da Rute: Cozinhas  por Homestories
Homestories

Casa da Rute

Homestories

Começamos por uma cozinha amorosa, num estilo muito acolhedor para qualquer cozinha, e que resulta impecável na decoração cozinha pequena quadrada: – o estilo escandinavo. O projecto chama-se Casa da Rute e incidiu sobre a requalificação dos interiores de uma pequena casa de férias com espaços acanhados e pouco convidativos. Como se trata de uma casa de férias o espaço da cozinha perde alguma relevância e por isso foi-lhe atribuída uma área quadrada e pequena, mas isso não significa que pudesse ficar mal aproveitada!

O objectivo no espaço da cozinha centrou-se em torná-la totalmente funcional dentro do reduzido espaço, e integrá-la visualmente com a sala de estar, para onde se abre através de uma bancada de refeições rápidas. Para isso optou-se pela clássica dualidade entre o branco e a madeira, sendo que numa lateral e na parte superior os armários embutidos, lisos e brancos, fundem-se com as paredes, e nos restantes é o tom de madeira que ganha o protagonismo.

A quarta face do quadrado é fechada com uma bancada de madeira no mesmo tom dos armários, numa continuidade visual elegante que expande o pequeno espaço.

O espaço torna-se mais alegre pela presença de uma parede em azulejos com padrões geométricos, em cores neutras, é certo, mas com muito efeito visual!

Casa da Rute: Cozinhas  por Homestories
Homestories

Casa da Rute

Homestories

2 – O moderno tradicional

Kitchen Douro Boutique: Cozinhas  por No Place Like Home ®
No Place Like Home ®

Kitchen Douro Boutique

No Place Like Home ®

Esta pequenina cozinha ganha em estilo aquilo que lhe falta em espaço! 

Feita num enclave de formato quadrangular, e com uma área bastante pequena, a decoração cozinha pequena quadrada centra-se no estilo moderno, que se combina com um subtil toque tradicional nos azulejos que adornam a ilha de cozinha.

A combinação entre azul e branco cria uma atmosfera de inspiração marítima, que os originais candeeiros tornam ainda mais descontraída. 

A disposição dos elementos é simples, com as várias áreas de trabalho encostadas nas três faces fechadas da cozinha: – fornos e móveis de apoio nas laterais, lava-loiças e placa de fogão na bancada em posição central. Na realidade a maior vantagem das cozinhas quadradas é a simetria, que facilita o planeamento de cozinha e permite uma óptima distribuição das áreas de trabalho à medida dos utilizadores. Regra geral as cozinhas quadradas são muito práticas, com os elementos em proximidade física, mas sem constrangimentos na circulação.

3 – Prático e campestre

Cozinha: Cozinhas embutidas  por Rodrigo Roquette

Desde que o planeamento de cozinha seja bem pensado, as cozinhas quadradas permitem qualquer distribuição das áreas de trabalho e em qualquer estilo. Para isso é preciso assegurar que os armários e bancadas não são demasiado largos para não gerar ou aumentar a sensação de aperto que três ou quatro paredes fechadas num compartimento pequeno podem causar. 

Evitar esta sensação é relativamente fácil, mesmo num estilo difícil de conseguir numa área pequena, como é o caso desta cozinha da autoria do nosso arquitecto Rodrigo Roquette. Para isso é fundamental escolher cores muito claras, e armários estreitos que ocupem as paredes até ao tecto com boa arrumação para impedir a desordem que acabaria por tirar espaço de trabalho. 

Na cozinha da imagem estes preceitos foram estritamente cumpridos e o estilo campestre é obtido pelo design das portas dos armários, pelo padrão dos mosaicos hidráulicos do pavimento e pelo acabamento rústico da parede em pedra, sem pôr em causa a modernidade do espaço.

4 – Imponência ultra-moderna

Lacado Branco, Granito e Inox: Armários de cozinha  por Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda
Moderestilo – Cozinhas e equipamentos Lda

Lacado Branco, Granito e Inox

Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda

Fazer um planeamento de cozinha eficaz implicar ter uma percepção completa das dimensões do espaço disponível, sejam quais forem as dimensões, mas numa cozinha quadrada isso assume uma importância vital! É imprescindível que os elementos tenham as dimensões e as cores certas para que o espaço não encolha.

Nesta cozinha os contrastes fortes marcam toda a estética, mas as superfícies polidas e brilhantes tornam o design mais leve, adequando-se a uma cozinha bem pequena.

5 – Minimalismo, ou o espírito da organização perfeita

O estilo minimalista é talvez o que melhor permite a optimização dos vários modelos de cozinha quadrada. As linhas rectas, os materiais lisos e polidos, e as novas tecnologias, embora também possam e devam ser utilizados com sucesso em qualquer outro estilo, funcionam especialmente bem a proporcionar uma área desimpedida e uma organização impecável numa decoração cozinha pequena quadrada. Não há puxadores nem frisos, sem sequer outros ornamentos visuais, e a homogeneidade que isso cria ajuda à percepção de amplitude.

6 – O calor do tons quentes não conhece barreiras de espaço

Uma decoração depurada: Cozinhas  por Architect Your Home
Architect Your Home

Uma decoração depurada

Architect Your Home

Embora a grande tendência de decoração, em em especial da decoração cozinha pequena quadrada, sejam as cores frias, nada o impede de preferir as cores quentes, porque a moda é você que a faz!

Nesta cozinha quadrada da autoria da Architect Your Home a decoração é fundamentada no contraste entre o vermelho profundo e o branco, com um design absolutamente moderno e quase minimalista.

7 – Vintage

Nós ficámos rendidos a esta cozinha! é absolutamente deliciosa e faz-nos lembrar um estilo muito actual, que inclui laços às pintinhas na cabeça, riscos nos olhos e óculos de gata, aventais com folhinhos e saias rodadas. É o estilo retro chic no seu esplendor, dado sobretudo pelo padrão geométrico do pavimento e doa azulejos da parede, e pelo espectacular frigorífico vermelho de inspiração retro (de uma marca bem conhecida por esse design).

Quer saber como inserir o frigorífico na decoração da sua cozinha pequena de forma mesmo perfeita? Então leia também o artigo ’Onde colocar o frigorífico numa cozinha pequena’.

8 – O abraço do rústico

RUSTICASA | Casa Eco | Vila Nova de Cerveira: Armários de cozinha  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa Eco | Vila Nova de Cerveira

Rusticasa

E por último deixamos uma sugestão para uma pequeníssima cozinha quadrada em estilo rústico. 

Nesta casa a cozinha é um pequeno enclave do espaço da sala, formado pela presença dos armários e da bancada de refeições rápidas. Fazer uma cozinha quadrada, mas aberta para o espaço contíguo faz desaparecer o problema da pouca amplitude de uma área fechada, mas obriga a uma integração visual bem conseguida, que só se obtém de um excelente planeamento de cozinha. 

Tem uma cozinha quadrada? Em que estilo?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!