Pensada para desfrutar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje, vamos escrever sobre uma moradia unifamiliar de fim-de-semana localizada em Mercedes, Buenos Aires. O projecto é da arquitecta Jorgelina Alvarez. Vamos percorrer todos os espaços desta casa maravilhosa que, com modéstia, cumpriu as pretensões dos moradores. A premissa era ter uma casa suficientemente flexível para receber visitas de amigos e de familiares que pudessem desfrutar comodamente de espaços amplos e luminosos. É por esse motivo que as divisões de uso público e social são despojadas, sem divisões e voltadas para o exterior com o qual comunicam através de grandes janelas.

Uma fachada moderna e austera

Tal como mostra a imagem, procurou-se, morfologicamente, trabalhar com volumes puros e simples tratando-se, cada um, individualmente, mas sem perder de vista a harmonia do projecto integral. Trata-se de uma fachada austera, mas muito expressiva, graças ao exímio uso da cor, da luz e da pedra. Esta última ocupa um lugar fundamental no projecto, não só no exterior, como também no interior.

A entrada

Uma espécie de pórtico marca a porta de entrada. Define-se por um grande volume que se diferencia dos demais em termos de altura. A porta de madeira assume o protagonismo graças à colocação cirúrgica da iluminação. Os grandes painéis de vidro sem colunas intermédias oferecem continuidade visual desde o interior. Para este efeito, utilizaram-se vigas de betão invertidas, combinando alvenaria de tijolo com uma estrutura de betão.

A pedra

Como dizíamos anteriormente, o uso da pedra nesta obra assume verdadeira importância, fazendo parte da linguagem predominante nos espaços. Aqui, no hall de entrada, a pedra tem um efeito cenográfico onde obtemos a primeira impressão quando entramos e a última quando saímos. Sem haver a necessidade de se colocar móveis ou quadros, esta elegante parede é suficiente para nos espicaçar o interesse e ter vontade de ver mais. 

O interior

Embrenhamo-nos na casa – de 140m2 – e deparamo-nos com o coração da mesma. Chegamos a um espaço em plano aberto que abriga a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar, a casa de banho e o quarto. Apesar de ser um espaço despojado, quase minimalista, utilizaram-se materiais nobres para os acabamentos, contrastando a madeira de cedro com a pedra natural. O sistema de aquecimento é por piso radiante que oferece conforto dentro do espaço.

A cozinha

Na fotografia, podemos ver em maior detalhe o desenho da cozinha. Os móveis brancos, o cinza claro e o metal geram grande amplitude visual. A ilha central organiza o espaço. É ideal para preparar alimentos e para refeições informais.

Por fora, de outra perspectiva

A casa esconde alguns segredos que não queremos deixar de mencionar. O telhado é de zinco e tem um declive de água e algerozes ligados ao chão através de tubos de PVC enterrados. A refrigeração é feita através de aparelhos de ar condicionado cujo sistema de tubagem se encontra também escondido.

Gostou deste projecto? De 0 a 10, como a o qualificaria? Deixe-nos a sua opinião! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!