Dê à sua cozinha um ar retro

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O seu estilo é retro?! Então temos a felicidade de lhe dizer que abriu o artigo certo!

Hoje temos nada mais nada menos, que um especial retro, que aborda o espaço cozinha. Ao longo deste artigo poderá descobrir o que é necessário e essencial numa cozinha retro/vintage. Uma abordagem que promete tornar a sua cozinha com um 'novo' design, diferente e mais apetecível… Afinal este estilo de arquitetura dos anos '20 à '60 tem sido bastante procurado para ambientar a decoração de casa. O antigo renasce assim numa era avançada, onde as peças antigas ou novas, mas com traços do passado ganham relevância e destacam-se neste ambiente retro, em que são tão características…

Uma cozinha retro não é apenas reviver o passado, é também pôr o nosso estilo e gosto à frente… Afinal o tempo nada apaga, tudo guarda, basta apenas dar-lhe a oportunidade de viver de forma avançada numa época, que é considerada moderna. É um cruzamento de épocas e… hoje cruzamos os dados e obtivemos isto… Ora espreite!!

1- Inclua mobiliário com estilo vintage

Não poderemos falar em ambiente retro ou vintage, se a sua cozinha não for apetrechada com o mobiliário que tão bem o caracteriza. Com isto, não quereremos dizer que têm de procurar peças de há cem anos atrás ou apenas usar peças herdadas. É bem possível, ter uma cozinha retro com artigos novos, mas com este mesmo design, no mercado encontramos de tudo e para todos. De tal forma, que pode encontrar um mobiliário de cozinha retro, mas com carácter modernizado. É claro, que pode combinar uma ou outra peça que tenha herdado ou adquirido, de outros tempos, para dar ainda mais significado e personalidade.

Esta cozinha retrata exatamente a mensagem que lhe queremos passar… Um armário com linhas passadas, que foi todo pintado de cor verde, para o lado renovado e colorido. Combinado com uma mesa de madeira, forte, grande e vistosa, com caraterísticas típicas rústicas. A associação desta mesa com cadeiras de várias cores vibrantes e pés de madeira, traz aquela tonalidade atual. Uma perfeita conjugação do passado na era moderna. Uma verdadeira inspiração para os amantes do rústico.

2- Pinte as suas paredes em tons pastéis

Se as cores vibrantes podem aparecer em peças de mobiliário para ornamentar uma cozinha rústica, as paredes, estas deverão manter neutralidade, de preferência em tons pastéis. E não é apenas do branco que falamos, mas de uma paleta cromática clara, tons suaves, como bege, marfim, verde água, amarelo, rosa pálido ou azul céu. 

Escolha uma destas cores, para a sua cozinha ganhar o tal elenco e poder com facilidade combinar com qualquer outra cor. Além de que com esta opção tem a garantia de uma cozinha luminosa, um lugar onde a luz é fulcral. 

3- Escolha cortinas com padrão

A janela da cozinha também não pode ficar despedida, então vestimo-la com um tecido leve e de preferência com transparência para deixar entrar a luz natural, ao mesmo tempo que traz privacidade. Numa cozinha rústica prefere-se uma cortina com padrão, com pintas ou quadrados, por exemplo. Este tipo de padrão é tão característico da época passada e que ganha significado numa cozinha ao mood rústico!

Na escolha da cortina dê sempre atenção às cores usadas no mobiliário e na parede, para haver uma certa harmonia. Se não encontrar a cor ou o padrão de uma cortina pré-feita, pode sempre procurar um especialista ou uma costureira que lhe fará as suas cortinas à medida.

4- Pavimento branco e preto

É impossível não amar, não é verdade? É mesmo aquele piso que nos relembra a casa dos nossos avós, é antigo, mas tão intemporal no tempo. Torna uma cozinha com ar rústico, mas também com alguma chiqueza! Um pavimento alternado a preto e branco causa um efeito sensacional no espaço e um efeito ótico incrível, dá uma sensação de amplitude, como se aquele chão não tivesse fim. 

E com um pavimento assim, até se pode brincar ao xadrez em ponto grande!! 

5- Eletrodomésticos com design retro

Estão na moda!! Este tipo de eletrodomésticos andam a fazer furor e são de estilo retro, pois é. De formas arredondas e muitos deles existem também em cores vibrantes, para o lado moderno, ornamentam as cozinhas retro e não só, com um gosto bem apurado. 

O que mais cativa nos eletrodomésticos com design retro é claramente o seu lado estético, mas também a combinação da tecnologia e das funcionalidades práticas. 

Aqui estão eletrodomésticos a viverem a mesma vivacidade e intensidade que há 60 anos atrás… Há coisas que nasceram para fazer história!!

6- Escolha candeeiros com design industrial

Cozinha  por Cangini e Tucci
Cangini e Tucci

Cangini e Tucci – ZOE

Cangini e Tucci

E porque não combinar detalhes de outros estilos para dar ainda mais carácter a um ambiente? Nesta busca de ideias para um cozinha rústica modernizada ousamos dizer que pode procurar candeeiros com um design industrial. O teto também não fica em vão, a cozinha só fica completa quando todos e os mais ínfimos detalhes são pensados e concretizados… e nós procuramos dar-lhe personalidade e ênfase. Tal como observamos nesta cozinha, de cor branca imaculada. Onde nela se destacam os candeeiros dourados, que recaem um a um na ilha desta cozinha. Há luz de uma ponta à outra, mas a luz que mais brilha é a do detalhe.

7- Não se esqueça: os bancos da cozinha

Cozinha  por Orchid
Orchid

Children's Furniture

Orchid

Não podíamos concluir este guia de cozinha rústica sem falar dos tão característicos bancos. Se a sua cozinha tiver espaço para a mesa, prefira bancos, em vez de cadeiras, é mesmo aquele detalhe que salta à vista. E tal como já referimos, pode procurar o detalhe de cor, pelas peças de mobiliário. Se não encontrar bancos coloridos, pode comprá-los de madeira simples e pintá-los você mesmo. Ficará mais barato e tornará a sua cozinha rústica única. E como falamos em cor, falamos em alegria, que também poderá advir de flores frescas. A decoração também não pode falhar, não se esqueça deste detalhe! 

Gostou do ar retro das cozinhas de hoje? Quer dar um novo ar à sua cozinha? Diga-nos os seus planos!!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!