Restaurante "Um Cibo no Prato" - Braga: Espaços de restauração  por Inception Architects Studio

Como transformar paletes em peças de mobiliário únicas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

As paletes de madeira surgiram recentemente como material de decoração e de construção e parece que a tendência chegou para ficar. Com um aspecto rústico mesmo quando são novas, são um excelente recurso para acrescentar um móvel à casa. O material é leve e fino, pelo que se torna fácil de trabalhar e adaptar a vários fins.

Para além de integrarem as tendências, as paletes de madeira estão na mira de quem tem preocupações ecológicas. Afinal de contas, porquê comprar novo quando se pode transformar e reciclar? Basta dar corda à imaginação.

Por fim, mas não menos importante, as paletes são uma boa opção para quem procura mobilar sem gastar muito. Há quem as encontre na rua, em locais de construção, em grandes superfícies comerciais ou à venda on-line por preços muito sedutores. Pode-se ter que gastar dinheiro adicional num verniz ou numa tinta se a palete for transformada. Ainda assim, o projecto nunca sairá muito caro. Se usar, por exemplo, a palete como mesa de centro, possivelmente só precisará de a lixar e de lhe aplicar um acabamento para a tornar mais resistente ao uso diário numa casa.

Neste livro de ideias, damos-lhe algumas dicas sobre o assunto. E lembre-se: todas as imagens que ilustram o artigo são portuguesas.

Vamos a isso?

​1. Nem todas as paletes são próprias para uso

Sala: Salas de estar  por LAVRADIO DESIGN

Pois é. Há ciência até nas coisas mais simples. Sabia que nem todas as paletes são próprias para uso? Quando procurar a sua, repare se tem a etiqueta IPPC (International Plant Protection Convention) ou o carimbo HT. O carimbo IPPC significa que quem fabricou a palete cumpriu as regras internacionais no que ao tratamento de paletes concerne e o HT assevera que a madeira levou um tratamento fitossanitário (heat treatment) que elimina qualquer possibilidade de proliferação de bactérias ou pragas. Isto importa porque não deve levar para dentro de casa paletes cuja origem é suspeita já que isso pode desencadear um problema de pulmões e até mesmo na pele.

2. ​Paletes: DIY com madeira

Quartos  por homify
homify

Apartamento da Glória

homify

Uma das mais-valias da reciclagem, para além da responsabilidade ambiental e social, é a possibilidade de criar uma peça única que vai exactamente ao encontro do nosso estilo e gosto pessoal.  As paletes de madeira são um bom ponto de partida para quem nunca se lançou num DIY com madeira já que são facilmente manipuláveis. Não pense, porém, que lhes falta qualidade. As paletes são feitas para transporte, logo suportam objectos pesados e são tão ou mais duráveis do que qualquer outro móvel convencional.

Quando se debruçar sobre as suas paletes, e conforme o propósito que lhes pensar dar, pode optar por deixá-las no seu estado mais natural e tosco ou pintá-las com uma cor da sua preferência. Pode usar apenas uma como mesa de centro ou unir várias para fazer uma base para a cama. Pode colocar-lhes rodas para serem mais flexíveis, e assim por diante.

Se nunca fez um projecto DIY com madeira, então veja primeiro tutoriais – sobretudo em vídeo - para agilizar o processo. Lembre-se que a protecção é crucial, nomeadamente nos projectos mais intrincados. Acautele-se com luvas, máscara e óculos e reúna todas as ferramentas de que precisa.

Os DIY não são para si? Há lojas que já vendem as paletes manipuladas e transformadas em novas peças.

3. Paletes de madeira como mesas de centro

As paletes de madeira são usadas amiúde enquanto mesa de centro. Repare que, se quiser um modelo simples como o da imagem, pouco precisa de acrescentar à palete. Aliás, pode, simplesmente, pousá-la sobre o chão. Todavia, se quiser elaborar mais, tem várias hipóteses: pode aplicar rodas para elevar a palete ou sobrepor duas ou mais paletes até que a mesa atinja a altura ideal que deve ser proporcional à do sofá e à do móvel de televisão no caso de ela estar inserida numa sala de estar; pode lixá-la e aplicar um verniz para lhe dar um aspecto mais cuidado e pode, ainda, pintá-la com uma cor que se harmonize com a sua decoração.

Uma palete como mesa de centro insere-se facilmente num ambiente interior ou de exterior (terraços, jardins, e assim por diante). Como são peças com um estilo mais tosco, diríamos que encaixariam melhor num espaço rústico, campestre ou de inspiração escandinava onde as madeira são muito usadas. 

4. Paletes de madeira como divisórias

Pormenor das paletes: Escritórios  por Traço Magenta - Design de Interiores

Como acima lhe dizíamos, as paletes são versáteis e os propósitos que podem servir dependem apenas da sua criatividade e engenho. 

Nesta proposta da Traço Magenta – Design de Interiores, vemos como duas paletes foram empilhadas com vista a formar uma divisória. Em vez de se sectorizar um espaço com uma parede de alvenaria, por que não apostar numa solução semelhante? O DIY não é difícil e, tal como aqui acontece, pode ser valorizado com pontos de luz. Como uma divisória vazada, não se sacrifica a passagem de luz natural e não se compromete a ventilação do espaço. 

Para um efeito mais leve, pode pintar a divisória com uma cor mais clara. Pelo contrário, se se identifica com tons vibrantes, não hesite e pinte a divisória com uma. Num ambiente neutro, pode ser ela o contraste de que estava mesmo à procura. 

5. Paletes de madeira na cama e mesas de cabeceira

RUSTICASA | Casa "Reciclada" | Vila Nova de Cerveira: Quartos  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa Reciclada | Vila Nova de Cerveira

Rusticasa

No quarto, as paletes de madeira são, entre outras coisas, usadas como cabeceira ou base das camas e como mesas de cabeceira. Neste projecto da Rusticasa, a cabeceira e as mesas de cabeceira foram feitas a partir de paletes industriais. Em vez do castanho cor de mel, encontramo-las aqui num tom mais claro. Esta é uma solução perfeita para uma casa rústica e para um quarto que se quer despojado e jovial. Para adequar as paletes à decoração, basta pintá-las, mas não se esqueça de as lixar primeiro para evitar que elas fiquem com lascas de madeira.

6. Paletes de madeira em secretárias

Mesa de trabalho: Quarto  por Inês Florindo Lopes
Inês Florindo Lopes

Mesa de trabalho

Inês Florindo Lopes

Arte & paletes: Escritório  por Arte & Paletes
Arte & Paletes

Arte & paletes

Arte & Paletes

As paletes de madeira servem para construir até as peças mais rebuscadas. Para concretizar um projecto desta natureza, será necessário ter habilidade. A primeira secretária funciona mais como escrivaninha, na medida em que o tampo pode ser fechado contra a parede, camuflando assim a peça no ambiente. A segunda secretária tem um estilo mais convencional. Foi confeccionada pela Arte & Paletes e está à venda por 55€. Trata-se de uma secretária para jovem feita com paletes. O tampo contrasta com a base em branco.

7. Paletes na cozinha

RUSTICASA | Casa "Reciclada" | Vila Nova de Cerveira: Armários de cozinha  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa Reciclada | Vila Nova de Cerveira

Rusticasa

E na cozinha? Como posso usar paletes? Ora, aqui tem uma ideia. As gavetas desta cozinha foram fabricadas pelos próprios donos que recuperaram a madeira de paletes industriais. Note-se que as paletes não têm que ser usadas no seu formato tradicional. Podem ser desmontadas e adaptadas como aqui se fez. Outra opção são as caixas de fruta em madeira. O que lhe parece a ideia? 

8. Para fins comerciais

Restaurante "Um Cibo no Prato" - Braga: Espaços de restauração  por Inception Architects Studio
Inception Architects Studio

Restaurante Um Cibo no Prato – Braga

Inception Architects Studio

Passamos dos espaços privados para um espaço comercial: um restaurante no centro histórico de Braga. Os arquitectos inspiraram-se em ambientes modernos que vão ao encontro das tendências, mas que não descuram o aconchego e o intimismo. Para além do excelente aproveitamento do espaço, tirou-se o máximo de partido dos materiais de construção entre os quais se destacam as paletes que compõem o tecto e a parede da garrafeira que serve como arrumação, exposição e como apoio à prova de vinhos. 

9. Árvore de Natal com paletes

Arvore de Natal: Sala de estar  por Arte & Paletes
Arte & Paletes

Arvore de Natal

Arte & Paletes

Sim, sim, nós sabemos. Ainda estamos no Verão e nós aqui já a falar do Natal. Como sabe, nem todas as pessoas gostam das árvores de Natal convencionais e todos os anos vemos imagens de árvores de Natal muito imaginativas. A da imagem – também cortesia da Arte & Paletes – foi feita com paletes de madeira. É simples, diferente e ecológica. Se é pouco dado a decorações tradicionais, eis a solução para si! 


O que acha de usar paletes na decoração? Gostou destas propostas? Pode tirar mais ideias da nossa secção de mobiliário e acessórios. Lembramos-lhe, ainda, que se o bricolage não é o seu forte, pode delegar o trabalho a um carpinteiro. 


Recomendado:
- 45 ideias DIY com paletes de madeira

O que achou destes projectos? Tem algum móvel em casa feito com paletes? Deixe-nos o seu feedback.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!