Epóxi: a tinta resina que deve conhecer

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
homify Corredores, halls e escadas minimalistas
Loading admin actions …

Aquando da escolha de um revestimento para a nossa casa, são muitas as questões e as opções existentes no mercado. Há umas soluções e uns materiais novos que deve conhecer antes de tomar qualquer decisão. Mesmo que queira manter-se numa opção mais clássica, não perde por conhecer mais, até para comparar preços e vantagens. Quem sabe se ainda não muda de ideias. E por falar em mudanças, o epóxi pode o levar a considerar as suas escolhas. Porquê? Por esta tinta resina promete ser a solução de casas modernas, dado as suas várias características positivas, como também o acabamento que confere a um espaço: muito clean e brilhante, muito simples e confortável. O epóxi é ideal para quem procura uma casa de estilo moderno ou minimalista, como também se adapta a espaços exteriores, comerciais ou públicos. 

No artigo de hoje, a homify aborda todas as questões relacionados com o epóxi, desde as características, vantagens, desvantagens, aplicação, preços, entre outros pontos. Mantenha-se connosco e venha daí o epóxi!

Que tipos de resinas existem no mercado?

Antes de abordarmos qualquer outra questão, fará todo o sentido explicar aos nossos leitores o que é de facto a pintura epóxi. 

Ora bem, existem dois tipos de resinas no mercado: resinas epóxi e resinas de poliuretano. No geral, o princípio da resina para o solo é apresentado como o encontro da base, a resina e, finalmente, o endurecedor que lhe dará um conjunto completamente rígido. Um revestimento que obviamente requer preparação do solo e deve seguir algumas instruções de aplicação, como temperatura ambiente, humidade ou brilho.

Resina epóxi

Comecemos pela resina epóxi, que é considerada pelos profissionais como referência para pisos industriais. Antes de mais, tem uma excelente resistência mecânica e grandes possibilidades em termos de personalização, podem ser adicionados pigmentos de cor que podem dar origem a uma vasta paleta cromática. Atenção que a adição de minerais e de todos os tipos de aditivos pode influenciar a resistência, bem como as propriedades da resina feita para o solo.

Existem 3 formas de resinas epóxi, de acordo com a sua aplicação e a sua espessura:

  1. esmalte aquoso (à base de água);
  2. a tinta à base de solvente;
  3. base 100% sólida que é a mais espessa, ideal para um pavimento industrial, uma vez que tem uma excelente aderência no seu suporte, bem como uma resistência química e mecânica muito boa.

Resina de poliuretano

Agora vamos passar para sua segunda escolha, que será a resina de poliuretano, que é apresentada como a mais leve e versátil. Evidentemente que esta é uma solução menos económica, mas que terá a vantagem de ser a mais versátil, de modo a responder aos diferentes problemas que pode encontrar no seu chão. 

A sua principal vantagem será de proporcionar um piso mais flexível, mas ainda assim rígido, graças à resina. Pode, portanto, ser adequado tanto para pisos industriais como para campos desportivos, graças à sua resistência a choques e fissuras ao longo do tempo.

Também pode ser instalado ao ar livre, desde que seja adicionado componentes alifáticos que aumentarão a sua resistência aos raios UV. 

NOTA:

É claro que essas diferentes resinas precisam de ser instaladas pelos profissionais para respeitar as dosagens e as boas proporções.

​Quais são as vantagens da tinta epóxi?

As vantagens da tinta epóxi são numerosas. As principais são que: 

  1. esta pintura é particularmente resistente.
  2. Tem um excelente poder de cobertura, oferece boa impermeabilidade e permite um resultado atraente, com um acabamento brilhante, com textura ou acetinado.
  3. A tinta epóxi é aplicada em quase todas as superfícies: piso e parede, interiores e exteriores.

Como aplicar epóxi no chão?

Provavelmente já se perguntou o que é um epóxi, ou como, pode colocar um chão de resina. As boas notícias é que um chão em epóxi pode ser aplicado num revestimento em betão ou diretamente num piso de azulejos. No entanto, e isso não vai agradar os amadores do DIY, porque a aplicação do epóxi no chão não é fácil e será particularmente complicada sem conhecer certas técnicas, especialmente se quiser revestir uma superfície grande.

No entanto, se quiser aventurar-se num espaço mais pequeno como uma casa de banho de 15m2, onde por exemplo o epóxi é muito bem-vindo. Veja como o pode fazer:

  1. O primeiro passo é (sem surpresa) deve preparar o chão.
  2. O piso deve estar perfeitamente liso e limpo. Se não for o caso, se o chão tiver partes degradadas, deve lixar o chão, para oferecer uma melhor aderência à sua resina.
  3. Inicie a aplicação da tinta resina com uma camada especial para aderir. 
  4. Coloque a resina cuidadosamente, com um rolo ou pincel e com espátula para obter uma camada mais grossa (mais de 4mm).
  5. Antes de deixar secar, pode optar por colocar brilhantes ou purpurinas.

Dica: Há na maioria das lojas de bricolage ou on-line kits de epóxi prontos para uso, aplicando-os com misturas especializadas.

Quanto tempo demora a tinta epóxi a secar?

O tempo de secagem da tinta depende da fórmula usada, do tempo de repouso e da temperatura de catálise. Além disso, a força da resina continua a aumentar até 4-5 dias após a aplicação. Após 24 horas, ainda pode estar mole, mas nos dias seguintes continuará a endurecer para se tornar um plástico duro.


Como remover as bolhas de ar na resina?

 Para eliminar a 100% as bolhas são necessários os desgaseificadores, mas é possível usar algumas dicas mais simples que podem ajudar a minimizar a presença de bolhas:

  1. Misture a resina por mais tempo, mas de uma maneira mais delicada.
  2. Ao despejar a resina, tente não deixá-la cair, mas coloque-a o mais próximo possível da superfície.      
  3. Uma vez que a resina tenha sido misturada, deixe repousar por alguns minutos, para elevar as bolhas de ar.   
  4. Uma vez lançada a resina, passe uma fonte de calor (pistola de calor ou chama, SEM secador de cabelo) para rebentar as bolhas na superfície.

Qual é a manutenção de um chão em epóxi?

Seja para um piso externo ou piso interno, uma simples passagem com a esfregona será suficiente para fazer brilhar o seu chão em epóxi. Na verdade, como é um produto à prova de água, as manchas não vão aderir ao piso de resina. Não terá assim nenhum tratamento anual ou mensal a executar nesse chão. 

No entanto, precisa de tomar algumas pequenas precauções (sim, porque caso contrário seria muito fácil). Não queremos danificar o nosso chão, por isso, não use produtos abrasivos ou muito ácidos. Também deve evitar raspar manchas de comida com uma espátula ou um esfregão, com o risco de riscar o seu chão. 

Quanto custa revestir um chão com epóxi?

Falar em valores é sempre muito ingrato, porque é difícil dar preços certos em certas áreas da construção, uma vez que tudo é muito relativo de onde compra, como aplica, que tipo ou a qualidade do produto. De qualquer das formas damos-lhe aqui uma estimativa de quando poderá gastar se optar por aplicar epóxi na sua casa. 

Precisará entre 50 a 150€ para uma resina epóxi e entre 150 e 300€ por metro quadrado para uma resina de poliuretano. 

Não se esqueça de contratar um profissional qualificado para garantir uma perfeita aplicação e que fique pronto o mais rápido possível. Aceda aos contactos dos especialistas em colocar piso. Por outro lado, poderá precisar de um decorador ou um designer de interiores para ajudá-lo a escolher o melhor revestimento para a sua casa.

Tinta epoxi

Chegado aqui acreditamos que já tenha noções claras sobre resina epoxi e onde comprar resina epoxi. Sabendo as vantagens, como aplicar e os seus custos pode decidir se quer colocar tinta para chão, ou não, e a casa de banho é uma das divisões mais exigentes da casa, a par com a cozinha pelo desgaste natural do uso diário. Decida qual o melhor chão para a sua casa de banho aqui.

Conhecia o époxi? Gostou dos resultados?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista