Casa DL: Escritórios e Espaços de trabalho  por URBAstudios

Casa saudável? Como ter uma!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Com os dias que correm e com os graves problemas a nível climático, bem como as alterações do nosso Planeta Terra há que procurar alternativas mais ecológicas e ter atitudes mais sustentáveis, a TODOS os níveis e em TODAS as atitudes do nosso dia-a-dia. Se por um lado falamos em reciclar, por outro devemos construir casas mais saudáveis, porque vamos sempre a tempo de fazer qualquer coisa para o nosso bem, mas sobretudo pelo bem dos nossos filhos, netos…  

A Geobiologia procura encontrar soluções para o meio ambiente e sustentabilidade, de forma a garantir construções mais saudáveis. Com a evolução dos tempos, da ciência, da tecnologia já existem várias soluções mais saudáveis em termos de construção, como as casas modulares, as casas de madeira, bem como materiais mais sustentáveis: cortiça, LSF ou ainda jardins verticais, painéis solares, torneiras inteligentes, cisternas, entre outros. 

No artigo de hoje, a homify fala sobre casa saudável, se quiser contribuir para um Planeta mais verde e mais ecológico, veja o que pode fazer. Há sempre soluções para todos e cada um à sua maneira. 

O que é geobiologia?

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha

Rusticasa

A Geobiologia é uma ciência que estuda o impacto das construções, do espaço sobre a qualidade de vida, nomeadamente sobre a saúde e o bem estar humano.

Esta ciência surgiu na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, pois nessa época houve uma tentativa muito grande de alojar uma população em crescimento e novas moradias foram construídas apressadamente. Nessa altura, fora feitos estudos que apontaram para um padrão de doenças atribuídas à pressa durante a construção. 

Hoje em dia, a Geobiologia estuda sobre a poluição de ambientes internos, atuando nos momentos anteriores e posteriores ao planeamento de arquitetura e construção de uma habitação. De facto, o ambiente em que vivemos possui significativa influência sobre o nosso humor, Por isso, tal como a Filosofia do Feng Shui a Geobiologia procura encontrar um equilíbrio dentro das casas, para o bem-estar e conforto dos moradores. 

Por outro lado, o conceito de Building-Biology and Ecology traduz bem as aplicações da Geobiologia no campo da habitação saudável. Foi criado um selo de Casa Saudável com o intuito de assegurar espaços saudáveis que proporcionem bem-estar para a sociedade e que sejam harmoniosas com o meio ambiente.

O que é uma casa saudável?

  por TECHMAN ENGENHARIA
TECHMAN ENGENHARIA

Visão geral da estrutura metálica do projeto LSF

TECHMAN ENGENHARIA

Por definição, uma casa saudável é uma casa mais ecológica. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo da sua situação, os seus meios e os seus desejos. Tendo em mente que esta é também uma oportunidade para obter poupanças substanciais… até de beneficiar de um apoio financeiro significativo!

Verde, ecológica, bioclimática, autónoma… Existem tantos termos como de soluções para um casa saudável, que tenha mais em consideração o meio ambiente. 

Idealmente, deve ser capaz de emitir o menor número possível de poluentes, reduzindo as  suas necessidades de energia e perdas relacionadas. Para isso, deve ser pensada aquando a construção o do edifício, das suas instalações (água, aquecimento em particular) ou do tipo de materiais utilizados.

Quais são as vantagens de uma casa saudável?

MORADIA LSF ARCOS DE VALDEVEZ:   por lightsteelframing.pt
lightsteelframing.pt

MORADIA LSF ARCOS DE VALDEVEZ

lightsteelframing.pt
  1. Preço: enquanto o custo da energia convencional continua a aumentar, o ecológico segue o caminho oposto. 
  2. Saúde: Muitos estudos tendem a mostrar que os interiores das casas tradicionais estão fortemente poluídos. Isso teria uma influência definitiva em muitas doenças, incluindo cancro, mesmo que nada seja comprovado cientificamente. Neste contexto, a casa saudável ou ecológica é uma alternativa de escolha.
  3. Ecologia: é evidente, mas a escolha de uma casa ecológica equivale a entrar numa abordagem de desenvolvimento sustentável e, portanto, num futuro. A longo prazo traz benefícios.
  4. Revenda: agora está claro que vender uma casa ecológica será muito mais fácil no futuro do que vender uma casa clássica ou antiga. É, portanto, uma lógica de investimento que se tornou óbvia hoje.
  5. Aluguer: a casa ecológica representa quantidades muito baixas de despesas (água, eletricidade), aliado a um maior conforto térmico e acústico, logo terá muito mais pessoas a procurar este tipo de casa, graças ao seu potencial. 
  6. Benefícios fiscais: pode usufruir de ajudas ou pagar menos de impostos. Informe-se sobre esta questão. Além disso, irá poupar a nível de manutenção da casa. 

O que ter em conta na construção para uma casa saudável?

Casa DL: Escritórios e Espaços de trabalho  por URBAstudios

1. Materiais: a madeira, cortiça, terracota, silico-calcário, terra comprimida, betão celular, bloco de betão, palha ou aço. Estas são algumas das opções de materiais mais amigos do ambiente.  

2. Isolamento: a qualidade do isolamento fará toda a diferença para uma casa mais ecológica, porque os gastos energéticos serão menores. Além que promove um maior conforto aos moradores. Deve apostar em boas superfícies envidraçadas, como vidro duplo, caixilho eficiente e com corte térmico, bem como no seu respetivo sombreamento.

3. Energias renováveis: aquando uma construção as energias renováveis têm o seu custo de facto. Mas saiba que o retorno é muito maior, a longo prazo consegue fazer grandes poupanças nas suas faturas. Por exemplo, pode produzir eletricidade, aquecer a água, aquecer o ar e climatizar. Pode recorrer à energia solar fotovoltaica, geradores eólicos… Para mais informações consulte a Deco Proteste.

Casas  por Ecoeficientes

4. Água da chuva: ao recuperar a água da chuva pode poupar até 50% do seu consumo de água, seja para regar o jardim, passar roupa, lavar o chão de casa, a descarga da sanita, etc. Coloque em sua casa uma cisterna slim aparente. Esse produto é desenvolvido em polietileno rotomoldado, possuindo uma proteção contra raios ultravioleta. Tenha mais informações neste artigo: Como armazenar água da chuva em casa.

Parede vegetal

Os jardins verticais para além da sua vertente estética são uma boa forma de combater o aquecimento global. Podem ser feitos em qualquer parede externa ou interna, influenciando muito no micro clima do espaço.

Pense em colocar uma parede vegetal mesmo na sua casa tradicional para ajudar a:

  1. reter as impurezas e poluentes
  2. criar um espaço mais fresco e retirar o calor da fachada do edifício
  3. melhorar a qualidade do ar
  4.  isolar termicamente reduzir os ruídos externos

Telhados verdes

Casas  por miba architects

Os telhados verdes são outra solução para uma casa mais ecológica, porque:

  1. Diminuem a poluição.
  2. Melhoram o isolamento térmico do edifício. Protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.
  3. Melhoram o isolamento acústico da edificação.
  4. Maior retenção da água das chuvas.
  5. Reduzem o consumo de energia, e melhora a eficiência energética devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração
  6. Ajudam na diminuição da temperatura do micro e macro ambientes externo
  7. Diminuem a possibilidade de enchentes.
  8. Aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros.

Quanto custa uma casa saudável?

KITUR ESTOI: Casas  por KITUR
KITUR

KITUR ESTOI

KITUR

No que diz respeito a valores, uma casa ecológica representa um custo adicional de 10 a 15% comparativamente a uma casa convencional. Mas isso será amortizado em alguns anos, principalmente devido à economia nos custos de aquecimento e eletricidade. Como resultado, os ganhos obtidos são cobrados diretamente na coluna de ganhos.

Depois de avaliar o valor do seu investimento, deve escolher entre as diferentes soluções disponíveis para si. O melhor é optar por uma abordagem global, tomando em consideração cada aspecto, bem como as respostas que são fornecidas. 

As casas modulares como casas saudáveis do momento

RUSTICASA | Casa no Sardoal | Santarém: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | Casa no Sardoal | Santarém

Rusticasa

No meio de várias soluções existentes no mercado para uma casa saudável, existe a opção que anda na boca do mundo, provavelmente já ouviu falar dela. Até porque a homify lhe dedica regularmente artigos na sua revista. Falamos sim das casas modulares. Estas habitações em kit são a grande alternativa do momento, para além de tantos pontos positivos são sobretudo saudáveis, por outras palavras, amigas do ambiente. Acreditamos piamente que rapidamente as casas modulares irão dominar cada vez mais o mercado, porque são as casas do futuro e ponto final. 

Rapidez, aliado à poupança, as casas modulares são grande aposta do mercado e em Portugal tem sido notória este avanço. Já são várias as empresas de construção que se dedicam a este tipo de habitação de casas de madeira, casas modulares ou casas em Kit. Referimos por exemplo: a Rusticada, a Kitur, a JGDS, a Discovercasa, Office of Feeling Arquitecture, Lda, a ICCON, a VanguardOption, entre outros que pode descobrir diretamente na nossa plataforma e questionar os profissionais sobre a possibilidade de ter uma casa saudável. 

Leia ainda: Descubra 6 casas modulares 'preço chave na mão' e simplifique a sua vida!

Tem ou gostaria de ter uma casa saudável?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!