A Páscoa e os seus mil e um detalhes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

À semelhança do Natal, a Páscoa é um dia importante no calendário gregoriano e nas datas religiosas. A Páscoa ou o domingo da Ressurreição de Cristo é um dia bastante religioso e que celebra a ressurreição de Jesus. Nesse mesmo dia, a família e os amigos reúnem-se e partilham uma mesa recheada de iguarias, tão deliciosas umas quanto às outras. Todo esta fartura advém dos tais quarenta dias de quaresma e de jejum, em que esse tempo de sacrifício é compensado por pratos variados e uma mesa bonita. 

Todos os anos o dia da Páscoa varia, não tem uma data fixa no calendário. Este ano é realizada no domingo 27 de março. E como já não falta muito, temos de pensar já nas respetivas preparações. Vamos lá fazer uma lista de ideias:

1# quem convidar? E depois convidar.

2# O que fazer para comer? Fazer uma lista e Ir comprar.

3# Como decorar? Procurar, pensar, fazer e compor a casa com o tema: Páscoa.

E para ajudá-lo nessa mesma procura de decoração ao tema Pascoal, hoje viemos facilitar-lhe a tarefa. Trouxemos com este artigo tudo o que precisa de saber para organizar a próxima festa lá em casa. Não vai querer perder, pois não?

Esta lufada de ar fresco, colorida, primaveril e com o toque de Páscoa, faz-nos sem dúvida renascer! 

Símbolos

Sala de jantar  por Folkstar
Folkstar

Pisanka Opolska

Folkstar

Nesta época há símbolos que não podem ser descurados, há que manter a tradição, para ela não se perder. Os ovos são tão característicos nesta altura, existem em variadas formas (os originais e os fabricados). Mas sabe porquê que existe este costume?

Ora bem, o ovo é um símbolo de nascimento e vida e está relacionado com a Páscoa, pela representação da Ressurreição de Jesus Cristo, com a esperança de uma nova vida. Sendo por isso, bastante comum a oferta de ovos entre as pessoas, quer num folar, em chocolates ou ovos de galinha cozidos, pintados e decorados. Tal como vemos nesta fantástica inspiração, onde optaram por decorar os pratos da mesa com um ninho, feito de ramagens e um ovo pintado com flores. Subtilmente bonito… Dê asas à sua imaginação e dê vida aos ovos com as cores…

Renovar o ambiente

Estamos em março e com ele chega a primavera, o bom tempo, os dias mais longos, as flores desabrocham, o vento tem outro sabor e o sol outro calor. Ganha-se outra esperança e a Páscoa é recebida nesta mesma esperança, nesse ambiente fresco e primaveril, que tão bem que sabe…

Dê outra cor à vossa casa, outro ambiente, aproveite para alterar umas decorações, ponha cor, invista em flores para receber esse dia tão festivo. Se tiver tempo ainda, dê umas pinceladas de pintura para renovar o ambiente, que ganhou humidade e bolor ao longo do inverno… Afinal nos dias que antecedem a Páscoa faz-se isso mesmo uma limpeza profunda em toda a casa, a tal chamada de limpeza de primavera. Vamos lá limpar tudo a fundo e dar outra tonalidade e brilho ao nosso lar. 

Vai ver que dará um ambiente Pascoal.

Um churrasco no jardim?

Jardim  por Blastcool
Blastcool

Outdoor Cooler

Blastcool

Se o tempo o permitir porque não fazer a refeição no jardim… Já apetecem esses grelhados ou comer no espaço exterior, dá logo outra atmosfera. 

Se tiver um jardim e um respetivo espaço para desfrutar de uma refeição fora, esta é uma questão que tem mesmo de ser considerada. Portugal é um país tão avantajado nesse aspeto climático, há que desfrutar e tirar partido destas pequenas, mas grandes coisas.

A mesa e os apetrechos

Se falamos em festa – falamos em iguarias; falamos em pratos apetitosos; falamos em detalhes; falamos em fartura; falamos no que é bom e naquilo que os olhos também comem.

Nós somos apelativos de mesas bonitas, sobretudo se for dia de festa. Esta tem de se distinguir dos outros dias, aqueles em que colocamos apenas o prato, o copo e os talheres, um pouco de qualquer maneira, pela pressa da vida. Nesse dia não há pressas, há sim vida, amor, calma e festividade. 

A mesa tem de estar cheia de pormenores bonitos, de comida atraente, com decorações alusivas à Páscoa, como flores frescas, coelhinhos, ovos pintados pelas crianças no dia anterior. É um momento que pode ser preparado em família e com toda a alegria!

Caprichar nos detalhes

Sala de jantar  por Yvonne Ellen
Yvonne Ellen

Fancy Flamingo Plate Set

Yvonne Ellen

Sim é isso mesmo! Nesse dia é para caprichar nos detalhes… Nada de pôr na mesa os pratos do dia-a-dia, se tiver no armário da sala, os melhores pratos. Guardar para quê?! A vida é hoje e é hoje que devemos desfrutar dela. O que nos adiantará guardar a melhor loiça se essa nunca será usada, hum?! 

Nós somos apologistas que em dias de festa devemos brindar com copos de cristal!! Colocar a toalha de linho, os talheres herdados e os pratos da prenda do casamento… A mesa fica com outro recanto, porque os olhos também comem!!

E porque há detalhes e detalhes!

Ambientes - Casamentos: Locais de eventos  por 50:50
50:50

Ambientes – Casamentos

50:50

E como há detalhes e detalhes… partilhamos consigo inspirações tão belas como estas, que poderão ornamentar a vossa mesa da Páscoa. Não é só ver imagens de revistas e babar para elas, toca a pôr em prática, que a nossa casa e mesa também é digna de revista também. 

É tão simples- use cones de bolacha, aqueles para os gelados, mas se preferir pode fazê-los com papel, depois coloque umas flores frescas, que são tão belas nesta estação de primavera e distribua os cones pela mesa, em jeito de arte decorativa. No final da festa, cada convidado poderá levar um cone. Um miminho da Páscoa, que pode substituir as tão tradicionais amêndoas. Uma prenda bem mais saudável!!

Decorar é lembrar

Sala de estar  por Sass & Belle
Sass & Belle

Easter Bunny Family Pastel Hanging Decoration

Sass & Belle

Os coelhinhos e ovos são símbolos tão típicos nessa época, bem como as cores pastéis e os tons primaveris. Tal como sucede no Natal, podemos decorar a nossa casa, com pormenores típicos da Páscoa. Dá caráter e apela para a época em que se está… Pode comprar ou criar as vossas decorações, como pintar uns ovos e colocá-los numa cesta ou até fazer um mobile como este, ficou tão catito.

Ah e não se esqueça da caça aos ovos, é super divertido para as crianças!!

A mesa pronta para receber a visita Pascoal

Cozinha  por Home Sweet Home
Home Sweet Home

Inverno Kahve Fincan Takımı

Home Sweet Home

Em algumas zonas do país é bem tradicional a visita Pascoal, aquela tão esperada por muitos habitantes. O Padre, junto com outros acompanhantes distinguidos para o efeito, correm casa a casa, para serem benzidas. Geralmente, há sempre uma mesa preparada com algumas iguarias, no sentido da partilha e do convívio…  

São detalhes que ganham valor e significado, é sempre bom apresentarmos as boas-vindas a quem é convidado em nossa casa. 

A felicidade: o ingrediente principal

Casa  por homify
homify

Happy together

homify

O principal ingrediente de toda uma festa é sem sombra de dúvida a felicidade, onde ecoam risos e gargalhadas. O amor e o carinho dos entes queridos, o aconchego e o calor do lar… lá há algo de especial, que aquece a alma de forma inexplicável.

Sente-se e vive-se, nada mais!

Último detalhe…

SILVA (relógio de parede): Casa  por DAM
DAM

SILVA (relógio de parede)

DAM
DAM
DAM

Ah e não se esqueçam que é nesse mesmo domingo de Páscoa, dia 27 que os relógios avançam 1 hora no tempo… E pimba uma hora a menos de sono, nesse dia! Vá toca acertar todos os vossos relógios em casa…

E cuidado nada de se atrasar, porque à hora marcada a campainha toca e os convidados estão à porta! Tenham bom proveito!!…

… E claro uma Feliz Páscoa a todos os nossos leitores homify!

Resta planear agora a refeição! E o que vai ser de bom?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!