Free images:   por Rita Paião - Homify

7 conselhos para uma construção barata e moderna

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Sonha com casa própria? Está farto de pagar renda? Quer ter uma casa já? Mas o problema é que a nível de orçamento está limitado, não é? Não se preocupe, porque hoje em dia há soluções para todos os gostos e todas as carteiras. De facto, é possível construir rápido e barato, graças aos vários tipos de construção de casas que existem no mercado. 

Casas pré-fabricadas? Casas modulares? Casas ecológicas? Bungalows? Materiais com paredes leves e resistentes e com sistemas construtivos económicos? Tudo é possível, basta procurar o construtor certo, aquele que corresponde aos seus critérios. Não hesite em procurar na plataforma da homify, o profissional para a sua futura casa económica. 

Até lá partilhamos alguns conselhos para um construir rápido e barato! Ora descubra…

​1. Tire o seu tempo para escolher um profissional responsável

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha: Casas de madeira  por Rusticasa
Rusticasa

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha

Rusticasa

Se tendemos a minimizar este passo, é, no entanto, crucial para o seu orçamento. No que diz respeito à área da construção, tem a opção de contactar três profissionais desses profissionais:

  1. construtor
  2. empreiteiro
  3. arquiteto

Os empreiteiros e os arquitetos oferecem geralmente orçamentos  muito transparentes, mas os preços podem mudar durante a construção de acordo com os materiais escolhidos, a disponibilidade de certos elementos, etc. Por parte do fabricante, tem a vantagem de poder beneficiar de valores mais certos e definitivos, embora os valores sejam menos transparentes porque não apresentam taxas. 

Idealmente, deve pedir orçamentos a diferentes profissionais, e não se pronunciar antes de ter obtido pelo menos 3. A competição é muito importante porque permite negociar os valores e avaliar a transparência da cada um.

2 . Escolha uma casa compacta

Isso é matemática: uma casa compacta que fica perto da forma quadrada ou retangular terá menos paredes e será menos cara, comparativamente a uma habitação de várias formas. Existem muitas opções de design compactos para casas de estilo moderno, aliás é o que predomina.

Uma casa compacta custar-lhe-á provavelmente muito menos, porque exigirá menos materiais (menos blocos, isolamento, gesso, revestimento… ) e mão-de-obra.

Conselho: pode fazer grandes economias ao selecionar cuidadosamente os materiais para a sua casa. Por exemplo, pode escolher paredes leves e resistentes, PVC para as suas portas e janelas, bem como janelas que se abrem normalmente em vez de janelas de correr. Estes pequenos detalhes, colocados lado a lado, vão ressentir-se no preço final da construção. Para mais informações leia: Barato e moderno: 6 materiais para construir a sua casa.

3. Prefira um estacionamento em vez de uma garagem

CASA RM_PÓVOA DE VARZIM_2013: Garagens e arrecadações  por PFS-arquitectura
PFS-arquitectura

CASA RM_PÓVOA DE VARZIM_2013

PFS-arquitectura

Se não tiver um carro de luxo, a necessidade de usufruir de uma garagem em sua casa pode parecer subsidiária. Na verdade, fica caro construir uma garagem, sendo que um estacionamento coberto com um toldo será suficiente para proteger o seu carro da neve e de entrar confortavelmente no seu carro ou tirar as suas compras.  

Saiba que uma garagem pode ser construída bem depois da sua casa, como anexo que fica lado a lado. Portanto, se quiser poupar dinheiro na construção da sua casa, deixe a garagem para depois e de momento, planeia a localização da sua garagem e instale um toldo que servirá até construir uma.

4 . Construa uma casa com andar

Se não se for importante para si escolha uma casa com dois andares em vez de um andar, porque, ao contrário da crença popular, a construção é menos dispendiosa. 

Tudo começa com o terreno, pois bem na mesma superfície precisará de muito mais espaço para a construção de uma casa terrena.

Além disso, a terraplanagem será muito mais longa e custará bem mais. Ao contrário de uma casa de dois andares que requer menos materiais e mão-de-obra para construir, porque a cobertura e o enquadramento, que é um detalhe de grande custo na construção de uma habitação, serão menos importantes do que para uma casa de um andar. 

Curioso, não é verdade? Mas faz todo o sentido!

5 – Projete uma casa bioclimática

Casa DL: Escritórios e Espaços de trabalho  por URBAstudios

Projetar uma casa bioclimática não custa nada! Ou, pelo menos, não aumenta o custo de construção: só precisa de incluir essa vontade nos planos para a sua futura casa, com a ajuda de um profissional experiente. Se, por outro lado, não sentir o peso no preço da construção, pode ter certeza de que suas contas de energia serão bem mais reduzidas.

Um projeto bioclimático consiste em aproveitar as condições climáticas favoráveis, protegendo-se de condições indesejáveis.

O primeiro parâmetro que precisa de analisar será a posição do sol. De facto, a orientação simples de sua casa permitirá maximizar o ganho solar e poupar energia. Assim, terá que orientar a sua casa para que as divisões sociais, como a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, estejam sempre no sul. As divisões que exigem menos luz, como a casa de banho, o WC, o escritório ou ainda a lavanderia que podem ser projetados a norte. Quanto aos quartos podem ser localizados a leste ou oeste.

Além disso, terá que favorecer grandes aberturas no lado sul da casa e, inversamente, minimizá-las ao norte. Mas para se proteger do sol de verão nos quartos voltados para o sul, será esperado durante a construção, a contribuição de uma fonte de sombra, como uma varanda, uma árvore com folhas caduca, um toldo, entre outros.

Há cada vez mais profissionais que se estão se a consciencializar para a construção de casas bioclimáticas. Atenção não confie este projeto a qualquer profissional, procure alguém com experiência e domínio da matéria.

5. Casa em Kit

Fábrica Das Casas - Arquitetura Modular :   por Fábrica Das Casas
Fábrica Das Casas

Fábrica Das Casas – Arquitetura Modular

Fábrica Das Casas

O mercado de casas em kits mais conhecidas por casas modulares estão em grande desenvolvimento e expansão, neste últimos anos. Uma excelente alternativa para construir rápido e barato.

Este tipo de construção permite um grande envolvimento do comprador, já que pode escolher e definir como a quer, antes de ser fabricada. Por outro lado, é uma solução que economiza tempo e dinheiro, já que os elementos já estão montados em kits. Além disso, tem um maior controle e menos restrições inerentes sobre a construção.

Estima-se que essas casas a preços mais baixos sejam 30% mais baratas do que as construções padrão. Neste sentido, este tipo de construção de casa é um sistema construtivo económico. 

Há muitos profissionais portugueses que têm desenvolvido no mercado de casas sustentáveis ou casas modulares, há de diferentes materiais: madeira, LSF, cortiça, zinco, entre outros. Por isso, se procura uma casa barata, moderna e de rápida construção dê uma vista de olhos a este artigo: Modular, LSF e Betão – as diferenças fundamentais!

6. Escolher com cautela o terreno onde irá construir a sua futura casa

Muitas vezes negligenciado, o custo do terreno pode rapidamente explodir o seu orçamento! Apesar deste ser o primeiro passo. Além do preço do terreno, não se esqueça de adicionar as taxas do notário e outros impostos.

O preço do seu futuro terreno dependerá primeiro da sua localização. Dependendo da região e do município em que deseja construir sua casa, o preço pode ser muito diferente. Um terreno na zona de Lisboa  será necessariamente mais caro do que um terreno em Grândola.

Por outro lado, preste atenção ao aspeto do terreno: inclinado, solo húmido, árvores… Qualquer trabalho relacionado com fundações e terraplanagem pode rapidamente encarecer o valor da sua casa. Um terreno plano e saudável garante menores custos de construção.

Finalmente, pense na orientação. Opte por um sudeste ou sudoeste, porque mais tarde irá beneficiar os seus custos de energia: luz, eletricidade, aquecimento, entre outros. 

7. Fazer aos poucos e conforme se pode

O ditado já é velho e fará sempre sentido: Roma e Pavia não se fizeram num dia

Por isso, tenha também em mente que alguns trabalhos/obras podem esperar. Precisa realmente de uma segunda casa de banho agora? Algumas divisões podem esperar até que outros completamente terminados?O closet, a adega ou a garagem são espaços essenciais? Alguns investimentos podem certamente esperar um pouco…

Avançar com o projeto

Depois destes 7 conselhos não hesite em avançar com a sua casa moderna, como vê é possível reduzir custos e ter uma habitação mais barata. 

Aposte em sistemas construtivos económicos e veja aqui como é possível ter uma habitação modular chave na mão: Tenha uma casa de 203 m² por 108.000 Euros (a sério!)

Tem outra dica que queira partilhar connosco?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!