Moradia pré-fabricada em Oeiras

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Casas pré-fabricadas
Loading admin actions …

As casas pré-fabricadas pertencem a um nicho de mercado que está em expansão. As preocupações com a sustentabilidade do planeta que estão na ordem do dia levam a que cada vez mais pessoas optem por casas pré-fabricadas que são ecológicas e, quase sempre, mais baratas e rápidas de construir. 

A rapidez na construção prende-se ao facto de estas casas serem compostas por módulos que são construídos em fábrica e, previamente, transportados para o local onde são montados. Desengane-se, porém, que estas características comprometem a qualidade ou o conforto das casas. As fábricas estão sujeitas a inspecções exigentes e regulares por terceiros partidos, o que dá confiança e garantias aos compradores. 

Hoje, vamos conhecer o projecto de uma moradia pré-fabricada. O projecto foi levado a cabo pela Arbisland Arquitectura & Design com gabinete em Oeiras. A Arbisland oferece serviços distintos em diferentes áreas. Entre eles, destacamos a arquitectura e o design, o paisagismo, os planos de urbanização, a reabilitação de edificação urbana e os projectos de segurança contra risco de incêndios. Pode consultar a página oficial do gabinete para ficar a par dos demais serviços.

Antes disso, venha conhecer a moradia modelo TP.03-T1. Olhos postos no futuro?

1. Compacta e moderna

Apesar de pré-fabricadas, estas casas são passíveis de ser personalizadas em termos estéticos e não só. Como características opcionais, a moradia pré-fabricada de que trata este livro de ideias pode ter energia eléctrica fotovoltaica para autoconsumo, aquecimento de águas da rede doméstica através de painéis solares térmicos, auto-tratamento de esgotos e águas residuais (sob análise) e climatização interior por via de painéis solares térmicos (aquecimento) e hidro-geotérmico (arrefecimento – sob condição). 

Tornar uma casa mais ecológica tem um custo, mas o investimento é depressa recuperado na medida em que se poupa nas contas de energia. Além disso, é uma mais-valia para o planeta e uma responsabilidade e preocupação que deveriam ser partilhadas por todos nós.

2. Pronta em três meses

Já imaginou a conveniência de ter uma casa pronta em cerca de três meses? Ora, o prazo de execução de infraestruturas desta moradia é de 45 dias e o prazo de montagem no local (em Portugal Continental) e acabamentos é entre 30 a 45 dias. Estes prazos não compreendem os prazos relativos aos licenciamentos, piscina, muros periféricos, arranjos paisagísticos e eventual escavação e contenção periférica.

3. Moderna e acolhedora

A moradia é como que emoldurada a branco, mas tem a madeira como revestimento principal. A madeira é um material que transmite uma enorme sensação de calor e de conforto, o que torna a casa muito convidativa. Em perfeita harmonia com a madeira estão as guardas de vidro que delimitam o terraço/alpendre da casa. As janelas que vê na imagem dão para o quarto (a mais pequena) e para a sala de estar que se encontra com a cozinha num open space

4. Traseiras

A casa de banho, a cozinha e a despensa confluem para as traseiras da casa que tem 57.81 m². O projecto prevê uma generosa área de exterior com pavimento cerâmico, uma pequena zona de relvado e um espaço tipo lounge

5. Planta

Terminamos com a planta da moradia que permite perceber melhor a distribuição das áreas no interior. O open space é a opção mais sensata para um espaço pequeno onde se deve evitar erguer paredes desnecessárias. Apesar de pequena, é a casa ideal para, por exemplo, um casal em início de vida. Além do mais, se o terreno for amplo, as casas pré-fabricadas têm a vantagem de poder ser ampliadas com a adição de mais módulos.


 Recomendado:

- Casas pré-fabricadas: vantagens, desvantagens e projectos portugueses

Não se esqueça de nos deixar a sua opinião sobre este projecto!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista