Um anexo muito peculiar

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Um anexo muito peculiar

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Phantom Studio - The Shed Project 2015:   por João Araújo Sousa & Joana Correia Silva Arquitectura
Loading admin actions …

A execução de um novo anexo é muito mais do que um processo tradicional e o projecto que hoje lhe trazemos é o reflexo disso mesmo. A proposta dos arquitectos João Araújo Sousa & Joana Correia Silva Arquitectura, foi a de usar os limites de uma construção pré-existe para moldar a nova construção.

O edifício apresenta um layout retangular plano aberto podendo este acomodar atividades diferentes, consoante o espaço: estúdio, oficina, auditório ou sala de leitura.

O material utilizado foi o betão que seria então derramado entre as paredes existentes e a cofragem de carvalho que se encontrava cuidadosamente colocada dentro do perímetro do edifícios original. Todo este processo iria criar uma superfície tátil que transmite ao perímetro original uma nova tridimensionalidade, estando esta relacionada com um certo sentido escultórico e abstracto.

Único e maravilhoso

A característica mais marcante desta proposta arquitectónica é precisamente a sua materialidade distinta: o betão vermelho. Este foi escolhido com o objectivo de criar um contraste equilibrado com o fundo da paisagem.

Outro factor que contribuiu para a escolha desta cor foi o facto desta fazer uma referência à construção em alvenaria e tijolo vermelho bastante presente naquele local. 

A nova proposta de edifício adota a mesma filosofia do edifício pré-existente herdando o código de cor dos edifícios em redor, acentuando, assim, esse aspecto da arquitetura tradicional do lugar.

Janelas que inspiram

Todos os vãos foram cuidadosamente estudados com o objectivo de maximizar a vista para o jardim. Certas perspectivas foram também enquadradas, criando assim uma conexão visual com a paisagem circundante inspirando à tranquilidade e criatividade.

As janelas possuem equipamentos de sombreamento exteriores (com o mesmo acabamento utilizado nas fachadas),  permitindo assim a criação de um bloco único e com uma composição minimalista.

Espaços acolhedores

No interior encontramos um espaço acolhedor e moderno revestido em madeira. Apesar do anexo não possuir vãos muito generosos para o exterior, somos surpreendidos com uma iluminação interior abundante. Isto acontece devido à cobertura translúcida do anexo.

A grande clarabóia permite que a luz passe para o interior do anexo de uma forma suave e difusa que se espalha uniformemente pelo espaço.

Profundidade

Os interiores revelam um espaço amplo e com uma perspectiva incrivelmente acentuada. Esta é realçada não só pelo espaço em sim mas também pela criteriosa colocação e corte dos materiais de construção.

O enquadramento proporciona uma visão ampla e clara do espaço moderno e acolhedor que é este anexo. Este espaço interior permite a realização de diversas tarefas desde trabalho a lazer.

Uma proposta única

Chegamos assim à conclusão que o projecto arquitectónico permite a criação de abordagens únicas e distintas. Hoje em dia, graças à grande evolução tecnológica é também possível prever o resultado final de determinada obra sem qualquer impacto efectivamente físico no local! Esta é sem dúvida uma das maiores vantagens que certamente mudará a forma de ver e viver a arquitectura. 

As imagens são magníficas e esclarecedoras, não temos qualquer tipo de dúvida que este será um anexo incrível e repleto de potencialidades arquitectónicas únicas e distintas.

Ficou inspirado com esta abordagem tecnológica ao projecto arquitectónico? Então verifique também estas imagens computadorizadas que o irão impressionar!

O que achou deste projecto encantador?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!