Construa o terraço no telhado: 7 dicas para o fazer

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitas vezes, os telhados são espaços mal aproveitados na construção. Durante grande parte do ano, o clima do nosso pais é ideal para passar tempo ao ar livre com os amigos e a família, partilhar um brunch, ter uma horta orgânica ou simplesmente relaxar e aproveitar o sol.

Quer seja privado ou partilhado, o espaço do telhado pode ser remodelado, construindo-se um terraço. Não pense mais e construa um no seu, seguindo as sete dicas que lhe apresentamos neste livro de ideias.

Permissão para construir

Terraços  por TG Studio
TG Studio

Bedroom 3 Terrace

TG Studio

Para levar a cabo qualquer ampliação ou construção deve ter as permissões correspondentes. Não só a nível municipal, mas também, por exemplo, a nível de fraccionamento já que nem sempre poderá colocar um tecto sobre uma parede vizinha.

Querer construir uma estrutura, como um tecto ou um terraço, implicará ter todas as permissões e falar com os seus vizinhos de forma a evitar futuros inconvenientes. Tudo dependerá de onde quiser colocar o terraço ou se ele estará ligado a uma parede comum. Estude tudo muito bem e faça as coisas com tempo porque, em alguns casos, dependerá de organismos para avaliar e processar toda a documentação antes de começar o projecto.

A base do tecto

A solução mais simples, eficaz e barata para a criação do tecto, é que este se faça a partir de uma das extremidades da casa. Caso contrário, será obrigatório que, no exterior da área do terraço, se realizem escavações para instalar as quatro fundações ou bases das colunas que sustentarão o tecto.

Nas fundações deve-se escavar até encontrar piso firme. Coloca-se um preenchimento de base e uma camada de cascalho e, sobre esta, uma malha estrutural que servirá de arranque para a base das colunas. Depois aplicar-se-á o cimento que suportará as colunas.

A forma de construir vai depender do tipo de material da estrutura. Se for metálica, há que considerar o peso e fazer os cálculos necessários para que esta seja segura. Se for de madeira e, por isso, mais leve do que a de metal, as bases serão apropriadas para suportar a estrutura, mas não será necessário investir tantos recursos nelas.

Estrutura de suporte

Terraços  por aaestudio
aaestudio

Terraza

aaestudio

As colunas a as vigas desempenham um papel fundamental na estrutura de suporte. Um arquitecto ou engenheiro civil deve determinar as dimensões, os materiais e a capacidade das vigas, depois de planear a funcionalidade e as características da construção.

As vigas deverão suportar o peso, a flexão, a compressão e a tensão do tecto – cargas de compressão -, além de distribuir a carga de forma uniforme entre as colunas – tracção. Também deverá fazer um estudo dos materiais com que construirá tanto as colunas como as vigas. Isto permitirá, por sua vez, escolher o desenho. O mais comum é que as colunas sejam rectangulares ou cilíndricas e as vigas uma estrutura de madeira, aço e cimento.

Qualquer que seja a sua funcionalidade, o melhor é aconselhar-se com profissionais e seguir o estilo existente no resto da casa.

Ferramentas

Varanda, marquise e terraço  por Biotecture
Biotecture

Coca Cola HQ Roof Terrace

Biotecture

A primeira coisa a avaliar será o estado do telhado, o que lhe permitirá planear as próximas etapas da construção. Uma reparação ou reforço da estrutura em tempo devido, evitará que esta colapse ou se deteriore com rapidez. Uma vez resolvido qualquer possível problema com antecipação, deixamos uma lista de materiais para cada um dos seus projectos.

- Para as fundações (dependendo da área que se vá trabalhar): pá; sacho e betoneira.

- Se a estrutura for metálica: cortador de metal; soldador e berbequim.

- Se a estrutura for de madeira: serra eléctrica; martelo e berbequim.

Materiais

Espaços comerciais  por Aralia
Aralia

Knightsbridge Roof Terrace – Aralia Garden Design

Aralia

Fazer um orçamento dos materiais, permitir-lhe-á planear a sua compra da melhor forma. Lembre-se de fazer o orçamento na altura da aquisição e não com muita antecedência, uma vez que os preços de alguns itens pode alterar. Depois de comprar os materiais, deve saber mantê-los num espaço adequado e protegido, de forma a que estes não se estraguem antes de começar o projecto. Os custos podem ser elevados, mas saiba que há empresas que permitem pagamentos faseados com alguma flexibilidade. Caso contrário, pode ir guardando algum dinheiro todos os meses para dar início ao seu projecto quanto antes.

Em detalhe

Para as fundações: cimento, areia, gravilha, malha estrutural, vareta e acesso a água.

Se a estrutura for metálica: prancha de metal para fazer a base de cada coluna e fixá-la à fundação; perfis de ferro de 3 dimensões: colunas, vigas e cintas.

Se a estrutura for de madeira: as bases devem ser desenhadas de acordo com o material a usar, procurando que se protejam da humidade e se faça uma boa junção das colunas à base; necessitará de vigas de madeira, dependendo da área a cobrir e distância a cobrir para as colunas, as vigas e as cintas.

Para a cobertura do tecto: totalmente a seu gosto. Existem as mais leves feitas em vinil transparente ou zinco e as mais pesadas em estrutura de madeira com telha.  Se decidir por esta última opção, tenha em conta que toda a estrutura deverá ser calculada para que seja capaz de suportar o peso extra da cobertura.

Os extras

Terraços  por KA Arquitectos

Se na zona em que vive o clima é chuvoso, terá que se preocupar com um novo problema: para onde escorrerá a água? O melhor é desenhar e construir um pequeno canal que permita que a corrente se faça para um sistemas tubular e não caia livremente danificando as áreas da casa.

Esta decisão deve ser tomada de acordo com a inclinação do tecto. Uma ideia económica e criativa é colocar umas redes nas saídas dos tubos de recolha de água para a conduzir ao solo e assim, evitar que salpique. Também pode canalizá-la para um reservatório subterrâneo que lhe permita captar água da chuva e reutilizá-la para regar o jardim.

Se se sente ousado e com imaginação, porque não construir uma piscina, uma cozinha, um ginásio ou uma sala para convívio no seu terraço? A sua casa ficará certamente mais especial, tal como pode ver na imagem que publicamos de um projecto do estúdio KA Arquitectos.

O que achou destas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!