10 Maravilhosas Casas Térreas Em Portugal Que Todos Desejamos Ter

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradia Unifamiliar - Quinta da Beloura, A.As, Arquitectos Associados, Lda A.As, Arquitectos Associados, Lda Casas modernas
Loading admin actions …

Casa térrea ou casa com dois pisos: qual será melhor? Estamos certos de que os nossos leitores têm opiniões diferentes. Em boa verdade, qualquer uma delas tem vantagens ou desvantagens e tudo depende das circunstâncias de cada pessoa ou família e até do local onde a casa se insere. Hoje, porém, vamos focar-nos nas casas térreas modernas que há em Portugal – que são tantas e tão bonitas. 

Aqui na homify, reunimos uma panóplia de projectos de casas modernas de um piso que, como já comprovámos, fazem as delícias dos nossos leitores. As dez casas que escolhemos para integrar este artigo estão entre as mais apelativas e populares do nosso site. São bonitas, funcionais e têm pormenores arquitectónicos e de design que não deixam ninguém indiferente.  

Se anda a pensar construir ou remodelar casa, não vai querer perder esta mão cheia de inspiração. Saiba mais as casas térreas, tire ideias das plantas e guarde as suas imagens preferidas. Lembre-se que todas os projectos que ilustram este artigo são da autoria de profissionais portugueses.

Vamos a isso?

​1. As vantagens das casas térreas

As casas térreas reúnem uma pletora de vantagens sedutoras quando comparadas com casas de dois ou mais pisos. Entre elas, destacaríamos as seguintes:

São mais fáceis de manter: sem escadas, tudo se torna mais fácil, inclusive a limpeza e a manutenção. Não ter que andar com o aspirador ou com a roupa suja de cima para baixo, por exemplo, torna o dia-a-dia muito menos cansativo e a manutenção mais simples e rápida. Do ponto de vista do exterior, é mais acessível limpar as janelas, pintar, fazer reparações, e assim por diante.

Têm um design mais simples: as casas térreas são mais fáceis de projectar o que, por norma, torna o projecto mais barato. Em termos estruturais, são menos intricadas, o que é uma mais-valia do ponto de vista da engenharia.

A circulação é mais fácil e segura: é uma casa para idosos? Para crianças pequenas? A família inclui pessoas com mobilidade reduzida? Nestas circunstâncias, as moradias de um piso são as melhores. Se é a casa onde pretende envelhecer, nem pense duas vezes: favoreça uma casa térrea.

São fáceis de evacuar: em caso de incêndio ou de tremor de terra, as casas de um piso são mais fáceis de evacuar e têm estruturas mais seguras.

​2. As desvantagens das casas térreas

Nem tudo são vantagens e não queremos deixar de realçar as desvantagens inerentes a estas casas para que possa fazer uma escolha informada. Tome nota:

A privacidade pode ser comprometida: nas casas térreas, a área social e de repouso estão ao mesmo nível, o que pode comprometer a privacidade de cada espaço e o bem-estar no que toca ao ruído. Com uma casa de dois andares (ou mais), os quartos podem estar no nível superior e, assim, beneficiarem de silêncio e de privacidade.

Menos espaço interior e exterior: a menos que tenha um terreno amplo que lhe permita desenvolver a casa sob o comprido, poderá ter que abrir mão de algum espaço no interior. O exterior acabará, também, por sair penalizado já que terá que se roubar espaço a um eventual jardim.

Gastos adicionais: uma casa térrea ampla, para além de precisar de um terreno maior, também requer a compra de mais materiais para as fundações, o telhado, as janelas e as portas. Além do mais, como os canos destas casas têm que ser mais compridos, é necessário um sistema mais potente e caro.

​3. Casas em U

As casas modernas de um piso podem assumir diferentes formatos. As casas em U estão, sem dúvida, entre as mais populares. A configuração destas casas pode variar já que depende das preferências e da dinâmica de cada família.

A ideia de uma casa em U agrada-o? Eis algumas ideias para distribuir o espaço:

  1. Pode ter duas secções separadas – a da esquerda e a da direita – conectadas por um corredor que será a secção central. Este sector central pode ser complementado com um pátio ou um jardim.
  2. Tire partido do formato para construir uma piscina no meio e faça com que cada divisão tenha acesso directo a ela. Com a piscina no centro, é uma boa ideia apostar numa casa envidraçada. As grandes superfícies de vidro são, aliás, uma característica das casas modernas.
  3. Pode reservar dois dos lados ao núcleo social da casa, ou seja, ao que concentra a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e as áreas de serviço e o outro aos ambientes mais privados, isto é, aos quartos.
  4. Esta tipologia também pode abrigar a garagem num dos lados e depois os espaços sociais e privados nos outros dois.
  5. Para criar impacto, pode criar uma grande entrada no meio e depois reservar cada sector às áreas privadas e comuns da casa, respectivamente.
  6. Se tem um passatempo importante para si, pode usar um dos sectores da casa para o desenvolver. Gosta de música? Por que não projectar um estúdio? Adora pintar? Um dos sectores pode ser um atelier. Trabalha a partir de casa? Um escritório bem equipado será sempre uma vantagem. As opções são inúmeras.

Independentemente da configuração por si escolhida, lembre-se que os espaços sociais devem estar orientados para Sul para receberem mais luz ao longo do dia. Os quartos podem ser a Leste já que não precisam de luminosidade ao longo de todo o dia. Para poupar energia – e, por conseguinte, proteger o ambiente – junte a cozinha, a garagem, a lavandaria e outras áreas de serviço.

​4. Plantas de casas térreas

Para levar a cabo o seu projecto, não prescinda da experiência e do know-how de um arquitecto. Ele saberá optimizar o espaço ao máximo e adequá-lo às suas necessidades. Hoje em dia, para além dos projectos 2D, a maior parte dos gabinetes de arquitecto já faz projectos 3D que permitem aos clientes ter uma ideia muito realista de como a casa vai ficar, o que, entre outras coisas, possibilita que se façam alterações atempadamente. Independentemente do tipo de projecto que lhe for apresentado, considere cada pormenor do layout que deve consentir que um quotidiano agilizado na casa.

A imagem acima mostra-nos a planta de uma casa térrea tipologia T2 com 145.70 metros quadrados. A casa inclui um quarto, uma suíte com vestíbulo, uma cozinha com zona de refeições, uma despensa, uma lavandaria, uma zona de estar e uma casa de banho de cortesia. O projecto prevê uma piscina e envolvente paisagística.

Como pode ver pela imagem, a configuração vai, exactamente, no sentido do que lhe explicávamos acima com os espaços sociais de um lado e os de repouso do outro.

5. Compacta e moderna

Em Portugal, as moradias térreas são as mais populares. A casa que vê na imagem, por exemplo, foi projectada pelo gabinete Magnific Home Lda. e sobressai pela simplicidade do seu conceito arquitectónico. Segundo a empresa, esta moradia foi idealizada para clientes que procuram uma casa moderna cuja beleza seja proporcional à sua simplicidade. Na execução do projecto, houve particular cuidado no que toca ao aproveitamento da luz natural que entra pelas amplas superfícies envidraçadas e pela orientação no terreno. As linhas bem definidas da casa mitigam as simples formas e configuração da mesma. 

7. O estilo moderno encontra-se com o rústico nesta casa de um piso

Projectada pelo arquitecto Paulo Coelho e fotografada pela Arkhy Photo, a moradia da imagem tem, como não podia deixar de ser, apenas um piso e abre-se para o exterior através das janelas que rasgam a fachada. Apesar de as formas serem, essencialmente, modernas, a casa conta com revestimentos que nos remetem para o estilo rústico como a pedra e o tijolo. Uma casa moderna pode, sem dúvida incluir apontamentos de outros estilos para se tornar mais acolhedora e para suavizar as formas.

6. Betão, o material forte

Se há material que é tendência e que, ainda por cima, materializa na perfeição uma abordagem moderna, esse material é o betão. O betão não é, por certo, uma escolha consensual. Afinal de contas, trata-se de um material imponente e frio que tem necessariamente que ser bem usado. Na moradia da imagem, mesclaram-se as superfícies em betão com as amplas janelas. A opacidade e leveza de ambos os materiais contrastam e resultam numa obra arquitectónica de excelência na paisagem alentejana. Aliás, o principal propósito dos arquitectos foi precisamente enquadrar a casa no cenário como se ela dele fizesse parte. 

8. Uma escolha cromática inteligente

Em Santa Maria da Feira, encontramos uma casa do tipo T2 que se desenvolve apenas num volume que, no entanto, acomoda todos os espaços estabelecidos no programa. A obra, concluída em 2015, respeita a topografia existente e a morfologia do terreno. As grandes aberturas permitem a entrada de luz e abrem a casa para o cenário verde que a envolve. O preto, nesta moradia, é contrabalançado pela frescura do branco e pelo calor da pedra laje. 

9. Um piso acima do solo

Quase a terminar o nosso livro de ideias, deixamos-lhe o projecto de uma moradia unifamiliar com piscina. A casa tem apenas um piso, mas eleva-se acima do solo, parecendo quase flutuar no terreno. A piscina tem um formato triangular pouco comum que se adapta aos ângulos da casa e forma, a par com ela, um único volume. Os interiores abrem-se para o cenário através das janelas que percorrem a fachada na totalidade. 

10. Moderna, no meio do pinhal e com piscina

Este projecto é de uma casa de tipologia T3 em Paredes pelas mãos do gabinete de arquitectura EsboçoSigma. Além de visualmente apelativa é termendamente funcional. Além de todas as divisões estarem localizadas no piso térreo, todas as divisões têm janelas de tecto ou parede e a vista para zonas verdes é comum a todas. A zona social da piscina está resguardada de olhares curiosos vindos do exterior, o que torna este espaço ainda mais confortavel e bastante silnecioso. Somos fãs dos materiais aplicados: madeira, pedra e cimento.


Para ver mais fotos deste incrível projecto espreite, aqui!

11. Que profissionais lhe podem ser úteis?

Está a pensar construir ou remodelar casa? Tenha ela um ou mais pisos, não deixe de contratar um arquitecto para dar vida ao seu sonho. Aqui na homify, reunimos uma vasta lista de arquitectos que pode afunilar através da adição do nome da área servida e do código postal. 

Recomendado:
- 5 casas modernas de um só piso com as plantas para se inspirar ainda mais

Preferia uma casa assim ou com dois ou mais pisos? Partilhe connosco a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista