Cozinha: Armários de cozinha  por Estúdio AMATAM

10 cozinhas que fazem sucesso no pinterest

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A Internet, e mais especificamente as redes sociais tornaram-se os locais de partilha de inspirações e opiniões sobretudo e todos. Nada nem ninguém está a salvo do olho perscrutador colectivo, mas com tudo o que isso possa trazer de maus, também tem muitos benefícios! 

Longe vão os tempos em que a escolhas se limitavam a uns poucos profissionais da área de residência, os designs eram aqueles que os vendedores mostravam, e era preciso calcorrear todas as lojas e fornecedores das redondezas para encontrar materiais. 

Hoje tudo está à distância de um click e as novidades e preferências são fáceis de encontrar. Fazer uma triagem de cozinhas por exemplo é muito simples em qualquer plataforma, bastando para isso procurar com as palavras que melhor definem as nossas preferências. Isto, claro, cria perfis, históricos que contêm todas as escolhas e inclinações da moda.

No Pinterest, por exemplo, estas tendências são fáceis de seguir através dos Pins (imagens) com as palavras-chave guardados pelos utilizadores, e assim é fácil perceber as tendências nacionais e internacionais em termos de designs e modelos de cozinha.

Para o ajudar a conhecer melhor estas modas e tendências hoje a homify mostra-lhe dez dos tipos de cozinha com mais sucesso no Pinterest. Pode ser que nesta lista entre também a sua preferida!

Cozinhas com ilha

Já se conhecem as vantagens funcionais de uma cozinha com ilha, quando é bem concebida, e por isso não é de estranhar que este tipo de designs de cozinha esteja no topo da lista de preferências no Pinterest. 

Claro que construir uma cozinha com ilha tem alguns requisitos, nomeadamente de área disponível, por isso é sempre importante explorar todas as possibilidades até encontrar aquela que se pode adaptar ao seu caso. Um profissional designer de cozinhas poderá conseguir contornar as limitações do seu espaço e dar-lhe a ilha de cozinha que tanto deseja. 

Esta cozinha da autoria do gabinete Fábio Pereira & João Fraga, Arquitetos, com as suas linhas modernas e um tom muito acolhedor dado pelas inclusões de madeira natural, é um excelente exemplo deste design tão procurado, onde se pode inspirar.

Cozinhas abertas (passa prato)

As cozinhas abertas, com bancada de refeições a fazer a transição para o espaço a seguir (normalmente a sala de jantar), também chamadas de passa pratono país irmão, são famosas pelas páginas do Pinterest. A funcionalidade que a bancada de refeições rápidas proporciona vai além das simples refeições, tornando-se um elo de ligação ao ambiente contíguo, ao mesmo tempo que estabelece os limites da própria cozinha, o que em grande parte explica esse sucesso.

Da autoria do gabinete VON HAFF Interior Design, esta cozinha com bancada de refeições rápidas é um óptimo exemplo dos designs que proliferam nos álbuns do Pinterest.

Cozinhas integradas

Sala e cozinha em open space : Salas de estar escandinavas por Rima Design
Rima Design

Sala e cozinha em open space

Rima Design

Cozinhas integradas, cozinhas abertas, cozinhas em open space. Falamos das cozinhas que partilham o espaço com outros ambientes e que por isso devem ser muito bem planeadas para evitar confusões e atropelos funcionais. É preciso planear muito bem a organização, os elementos e a transição entre ambientes e, nisto de design de interiores e decoração, ver imagens inspiradoras nunca é demais A procura por cozinhas integradas está no topo dos utilizadores do Pinterest, e esse será provavelmente o motivo principal.

Nesta imagem o gabinete Rima Design integrou num open space a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar, optando por uniformizar a cor e fazendo as transições através de divisões incompletas entre os ambientes.

Cozinhas corredor

Espaços pequenos e estreitos são autênticos desafios de layout em qualquer ambiente, mas a verdade é que os constrangimentos impostos pelas pequenas áreas úteis das casas actuais fazem com que cada vez mais apareçam as chamadas cozinhas corredor.

Para quem está a pensar em renovar ou construir uma cozinha com esta configuração ver muitas imagens é quase uma obrigação, e nós próprios na homify muitas vezes temos proposto ideias e designs neste âmbito. No Pinterest estas cozinhas são muito procuradas e guardadas em álbuns de inspiração, sobretudo as cozinhas de estilo moderno, tão úteis em espaços pequenos. A cozinha da imagem, simples, prática e moderna, com linhas direitas e monocromáticas, da autoria do gabinete Traço Magenta, ilustra bem esta tendência.

Cozinhas baratas

Se não são constrangimentos de ordem estrutural ou de área, são constrangimentos de ordem orçamental, e por isso é que as cozinhas baratas estão nos lugares cimeiros das pesquisas do Pinterest. As imagens guardadas normalmente são de cozinhas muito simples, pequenas e com revestimentos pontuais a azulejos, como a cozinha da imagem.

Esta cozinha do BL Design Arquitectura e Interiores faz parte de um projecto de remodelação, decoração interior e gestão de obra para um apartamento T1 de aluguer de curta duração e por isso o factor custo era determinante nas esciolhas de materiais e acabamentos, mas nem por isso ficou menos moderna, boita e funcional, o que é demonstratvo da qualidade do serviço prestado.

Cozinhas rústicas

Já percebemos que as cozinhas modernas são a tendência mais dominante nas escolhas dos utilizadores do Pinterest, mas há um estilo que foge à regra e, que a par do escandinavo, aparece nos lugares cimeiros das palavras usadas para pesquisar imagens de cozinhas: – o rústico!

As cozinhas rústicas têm um apelo estético e um tom de nostalgia que as torna irresistíveis, sobretudo em famílias com crianças e para casas de campo. São familiares, menos rígidas e têm um ar muito acolhedor que apela à memória. É fácil imaginar crianças de mãos sujas a fazer bolachas de manteiga numa cozinha como a da imagem, não é verdade? Mais fácil do que fazê-lo numa cozinha de design ultramoderno, cheia de superfícies lacadas, onde qualquer mãozinha engordurada vai deixar uma marca definitiva, não é verdade?

Neste caso o estúdio AMATAM utilizou azulejos em padrão xadrez em tons de azul nas paredes, mosaicos hidráulicos de inspiração vintage no pavimento, e armários de acabamento mate, com puxadores e frisos, para criar esse efeito de casa de campo que nos chega ao coração.

Cozinhas organizadas

A omnipresente necessidade de organização e arrumação leva à procura incessante de bons sistemas que o permitam. Afinal não há nada que estrague mais o estilo de uma cozinha do que a simples desarrumação, não é verdade? 

Desde cozinhas com armários com maior profundidade, até gavetas com divisórias bem estudadas, e incluindo ganchos e outros sistemas de suspensão, as cozinhas com evidências de boa organização são muito procuradas em qualquer site de decoração, e o Pinterest não é excepção. Alguns do álbuns mais guardados e partilhados incluem imagens de sistemas de arrumação inspiradores como o da cozinha que vemos na imagem, da autoria da Moderestlo – Cozinhas e Equipamentos, Lda.

Cozinhas de luxo

Cozinha Modelo Pantheon - Luxo e design exclusivo Cozinhas LUBE Itália: Cozinha  por area design interiores
area design interiores

Cozinha Modelo Pantheon – Luxo e design exclusivo Cozinhas LUBE Itália

area design interiores

O sonho vende… Aquela cozinha enorme, como móveis caros, elegantes e luxuosos que não conseguimos pagar, mas que estará sempre no nosso imaginário, guardada para o dia em que nos calhar a sorte grande, faz parte de qualquer livro de ideias da homify e claro, da maior parte dos álbuns do Pinterest!

Cozinhas brancas

Residential building in Lisbon 2: Cozinhas minimalistas por Lagom studio
Lagom studio

Residential building in Lisbon 2

Lagom studio

As cozinhas brancas são uma tendência muito vincada nas escolhas de cozinhas actuais, quando falamos em escolhas de cores. Normalmente de carácter minimalista, estas cozinhas são uma verdadeira coqueluche dos designs de cozinhas um pouco por todo o mundo. Elas demonstram limpeza, passando uma sensação de abertura e amplitude como nenhumas outras.

A cozinha da imagem, do LAGOM Studio junta duas das tendências mais marcantes dos álbuns de imagens guardados no Pinterest: – o branco e o vintage. Guarde-a no seu livro de ideias da homify com as inspirações paa a sua próxima cozinha!

Cozinhas com cimento queimado ou microcimento

Por fim as tendências dos novos materiais! ~

O acabamento tosco do cimento queimado ou do microcimento, aliado às potencialidades de design que estes materiais oferecem, tem-se tornado numa moda muito procurada, e os álbuns do Pinterest que juntam as palavras cozinha e cimento queimado estão cheios de imagens deliciosas, como esta da No Place Like Home. 

Estes materiais podem usar-se para fabricar bancadas, ou como revestimento de paredes e de pavimento, garantindo sempre um acabamento limpo, sem juntas inestéticas ou outras interrupções.

Nesta cozinha os materiais mais actuais foram utilizados para criar um ambiente entre o moderno e o rústico, que nós achamos delicioso.

Quer descobrir mais revestimentos para o chão da sua cozinha? Então não perca o artigo ’Escolher o revestimento para o chão da sua cozinha’.

Qual destas cozinhas faz parte do seu livro de ideias?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!