Quarto Natura: Quartos  por MUDA Home Design

Guia sobre cabeceiras de casal almofadadas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

quarto é sempre um bom assunto de conversa e que suscita interesse de todos, uns por uns motivos, outros por outros. Mas hoje quisemos nos focar apenas numa peça essencial do nosso quarto: a cabeceira de cama. Este tem um papel preponderante do ponto vista decorativo, mas também de conforto. 

Há vários tipos de cabeceiras de cama: madeira, ferro, almofadadas ou ideias opções alternativas DIY, como tapeçaria, pintura, tiras de madeira, livros, janelas, portadas, enfim entre muitas outras opções. No meio de tanta escolha decidimos dar ênfase apenas às cabeceiras de casal almofadadas, já que são as mais confortáveis de todas, quando dormimos ou quando nos queremos encostar para ler um livro por exemplo. 

Neste sentido, neste livro de ideias reunimos belos exemplos inspiradores de cabeceiras de casal até com sugestões DIY. Por isso, tome nota e siga-nos!

Que materiais existem?

Falar em cabeceiras de cama almofadadas é todo um mundo por explicar, já que não existe só um tipo de tecido, nem apenas uma cor. De facto, há toda uma seleção de texturas e tamanhos diferentes – todo o a tamanho da parede ou só uma parte. Neste sentido, esta vasta oferta pode o tornar confuso na hora de escolher. 

Ora bem, como material de cabeceira de cama encontra:

  1. veludo
  2. linho
  3. couro
  4. ecopele 
  5. tecido com efeito rústico
  6. tecido com efeito acetinado
  7. suede
  8. entre outros

Quanto às cores, estas existem sob diversos tons. Se comprar a sua cama em loja de mobiliário, poderá consultar as amostras de tecido e pedir para fazer uma cabeceira de cama à sua medida. Esta opção permitir-lhe-á ter uma cama a combinar com a decoração do seu quarto! Há muitas marcas de mobiliário que se dedicam a isso.

Como tratar dos tecidos?

Quarto Suite Depois: Quartos  por Alma Braguesa Furniture
Alma Braguesa Furniture

Quarto Suite Depois

Alma Braguesa Furniture

Já que abordamos diferentes têxteis de cabeceiras alcochoadas, há que falar um pouco mais dos mesmos, já que interferem na sua escolha.

  1. Os tecidos sintéticos são de fácil manutenção e limpeza, embora requerem maior cuidado que o verdadeiro couro. Os preços variam bastante consoante a marca, mas é uma opção mais económica do que o couro ou o linho, já que não precisa de ser impermeabilizado. Pode existir sob formas de placas, como com botões capitone. 
  2. A pele ou couro natural é uma aposta mais resistente e requintada, alia luxo e praticidade, mas neste caso os valores sobem. A sua manutenção só deve ser feita com um pano húmido em água e detergente neutro para remover poeira.
  3. O linho proporciona sofisticação ao quarto. É um têxtil resistente e garante conforto térmico no inverno ou no verão. Requer mais cuidados de manutenção e é fundamental impermeabilizar. 
  4. O suede é um tecido mais resistente que o tecido sintético, mas também precisa de ser impermeabilizado. É uma opção económica e é indicado para um design mais simples, transmitindo uma sensação de conforto e aconchego. 
  5. O veludo é um tecido que confere elegância a um quarto e fica bem com os botões capitone. Uma vez que é um tecido que agarra mais o pó, deve aspirar todas as semanas a cabeceira da cama.

Quanto custa uma cabeceira de cama almofadada?

Moradia em Cascais: Quartos  por Traço Magenta - Design de Interiores

A questão de preços é sempre do interesse de todos, mas dar-lhe um valor exato é impossível, podemos referir valores de algumas opções. O preço irá sempre variar consoante o tecido, o tamanho, os acabamentos, a qualidade, entre outras questões particulares. 

Pode optar por comprar uma cabeceira de cama separada da sua cama, nomeadamente se tiver um sommier ou esta fazer parte da sua cama e combinar com o restante revestimento da cama, tal como vemos na imagem acima. 

Uma cabeceira de cama estofada poderá custar entre os 100€ e 300€, sendo que estes valores podem oscilar.

Que outra solução existe?

Moradia - Viana do Castelo , Portugal: Quartos  por MyWay design
MyWay design

Moradia – Viana do Castelo , Portugal

MyWay design

Hoje em dia, existem alternativas para tudo até para cabeceiras de cama estofadas! 

As cabeceiras de cama tipo painéis de parede permitem forrar uma parte ou toda a parede, mediante o efeito que pretende e claro o valor que quer gastar. No mercado, encontra vários desenhos, cores e dimensões de painéis. Estes podem ser forrados em tecido ou pele sintética.

A grande vantagem é que permite a nível acústico diminuir a emissão de sons aéreos, uma excelente aposta para que ouve muito barulho do outro lado da parede. Por outro lado, esta opção é económica. 

Como fazer uma cabeceira de cama sozinho?

Quarto Natura: Quartos  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Natura

MUDA Home Design

Não quer ou não pode gastar dinheiro na compra de uma cabeceira de cama? Quer uma cabeceira de cama original? Então há que pôr mãos à obra e apostar num bom projeto DIY. Mostramos de seguida como o pode fazer: 

Recomendações práticas:

  1. Adapte as medidas da cabeceira às dimensões da base da cama. 
  2. Use lã de algodão 100% ou poliéster branco (mais barato) para encher a parte estofada da cabeceira. Encontra em lojas de bricolage, lojas especializadas na venda de tecidos de interiores e em algumas lojas de artigos de artesanato. 
  3. Use uma placa de madeira contraplacado ou aglomerado como suporte de cabeceira, sendo a madeira maciça uma estrutura mais pesada e mais cara. 
  4. Coloque a cabeceira da cama à parede ou junte à cama. 
  5. Nota: algumas lojas de bricolage oferecem recortes gratuitos e personalizadas para materiais comprados nos seus pontos de venda.

Como criar uma cabeceira de cama com botões capitone?

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto: Quartos  por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design
SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

O material

  1.  Tábua de madeira 150cm de comprimento e 120cm de altura 
  2.  Agrafador elétrico 
  3. Martelo
  4. Pregos de tapeçaria
  5. 2 Kg de enchimento 
  6. 2,5 m de tecido metro 
  7. Lápis ou giz 

Passo a passo:

  1. Desenrole o enchimento de forma homogênea na tábua de madeira, cobrindo os contornos
  2. Organize o tecido no enchimento 
  3. Agrafe o tecido do outro lado do quadro (sem esticar demais) 
  4. Marque o tecido com o lápis
  5. Agrafe a superfície da cabeça para criar o estofo
  6. Coloque os pregos decorativos com cuidado

Nota: se não quiser uma cabeceira de cama de casal com botões capitone, não precisa de pregar o tecido, é só deixá-lo como tal. Quanto à escolha do tecido pode optar pela cor ou padrão que quiser. Experimente e conte-nos como ficou o seu projeto DIY.

Como criar uma cabeceira almofadada numa cama MALM?

Apartamento em São Bento: Quartos  por Interiores com alma
Interiores com alma

Apartamento em São Bento

Interiores com alma

Se tiver uma cama MALM, uma das famosas peças da marca Ikea, saiba que também pode ter uma cabeceira alcochoada

Procure diretamente no site da Ikea e veja as indicações. Tem assim uma cama gira, personalizada e a bom preço.

Como vê, nada como um bom DIY para ter o que queremos!

Que profissional o pode ajudar?

Para comprar diretamente uma cabeceira de cama, basta ir a uma loja de móveis, terão muitas opções. Visite até mais que uma loja para comparar preços e modelos. Pode encontrar algumas marcas diretamente na nossa página homify.

Se por outro lado precisar de ajuda para escolher ou criar uma cabeceira de cama original não hesite em contactar um decorador ou designer de interiores. Pode aproveitar o serviço e alterar outros detalhes decorativos do seu quarto, se o desejar. Fale diretamente com um profissional, encontre-os no separador que diz profissionais, em cima, em filtre-os pela sua área servida ou código postal. Peça um orçamento gratuito - AQUI!


Não saia da homify, sem espreitar este artigo: 10 ideias para mesas-de-cabeceira!

Gosta de uma cama com cabeceira almofadada?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!