Um guia para acrescentar personalidade à sua casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A nossa casa tem de ser sempre o nosso espelho… a nossa casa é o reflexo da nossa alma. Por mais inspirações que possamos ver, guardar e amar haverá sempre uma assinatura pessoal. Não há casas iguais, como não há pessoas iguais. É um pouco como duas pessoas usarem o mesmo vestido, nunca fica igual, porque os traços de cada uma irão prevalecer e moldar o vestido. 

No interior de uma casa vão variando as cores, os estilos, as decorações, as disposições ou os móveis. Cada um escolhe de acordo o se gosto do momento, sim porque este é outro que vai alterando com o tempo. Quando ornamentamos a nossa casa, devemos ter cuidado em não torná-la padronizada, iguais a de catálogos ou fazer questão de ter a mesmo que vimos na televisão ou na casa do vizinho. Não dá. Na nossa casa devemos nos sentir em casa, devemos ter peças e elementos que retratam o nosso eu ou ainda pontos de referência. Isto tudo para vos dizer que é fundamental acrescentar personalidade à nossa casa. E este ponto é o motor do artigo, é nele que nos focamos hoje, partilhando consigo algumas dicas que pode ter em conta para dar aquela assinatura pessoa à vossa decoração. 

Se acha que a sua casa não tem aquele toque seu, então veja como o pode fazer lendo os nossos sete instintos…  

1- Estética: ter um espaço bem organizado! Não se pode concentrar muito em objetos

Sala de estar  por Livarea
Livarea

Bücherwand als Raumtrenner

Livarea

Não há dúvidas. Não há questões. É claro! Sim… O que queremos na nossa casa é um espaço bem organizado. Quando uma casa apresenta-se arrumada, limpa e tudo no sítio ganha todos os pontos, mesmo que a decoração não seja o último grito da moda. Não nos conseguimos orientar, entender e perde-se informação num espaço em que nada faz sentido, tudo é incoerente, mesmo que os móveis sejam novos. Se não houver um fio condutor, os objetos no lugar certo, uma organização clara, uma busca de luminosidade perder-se-á o principal objetivo de uma casa -o conforto. 

É verdade que ter uma casa arrumada requer tempo, paciência e horas perdidas, mas isto faz parte das responsabilidades de quem apostou nesta autonomia de vida. Se não tiver paciência para arrumações, então prefira um espaço mais clean, despojado de demasiadas informações, em que não dê tanto importância aos objetos e privilegia um espaço aberto. 

2- Inteligente: usar estantes de livros para exibir a sua coleção de livros

Estante integrada: Sala de estar  por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Estante integrada

adoroaminhacasa

Sejam as estantes ou as prateleiras são uma excelente maneira de contornar problemas de espaço ou de budget. Por outro lado, o facto de ser uma peça de mobiliário que deixa em aberto o recheio, acaba por criar personalidade à decoração, pois o que ficará exposto e à vista de todos serão bem pessoais, que irão diferenciar-se de qualquer casa. 

Os livros são sempre uma boa aposta para decorar uma sala, um quarto ou um escritório. Não quer dizer com isso que tem de organizá-los como uma biblioteca municipal. Vejam como nesta estante, os livros estão dispostos, uns na vertical, outros na horizontal, não há ordem de tamanho. São ainda, intercalados, com objetos decorativos que dão um look bem especial a este espaço, bem personalizado. Inspire-se!

3- Arte: colocar obras de arte e obtenha inspiração!!

Tiles Pictures - Port Art: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Tiles Pictures – Port Art

Home Staging Factory

A arte é uma palavra que só por si tanto diz… Depois de ter casa, de tratar de algumas obras, de escolher os móveis, é preciso tratar da decoração e procurar objetos especiais e é aí que fica a sua assinatura. 

É necessário preencher paredes, deixá-las em branco é como uma tela virgem, é incompleto. E a arte funciona na perfeição neste ponto. Uma, duas ou mais telas irão completar a decoração. Uma tela de arte, é uma imagem que fala, que transpira significado, que fala com desenhos, por imagens, que inspira… Olha-se para ela e a mente ferve de inspiração. 

Ao olhar para estas três imagens chega à menta uma imagem de saudade de um tão belo e caraterístico Portugal!

4- Originalidade: não use produtos produzidos em massa! Vocês é uma pessoa original preferia um produto diferente

Deixemo-nos de objetos e peças de mobiliário produzidos em massa, que vemos em cada esquina. Procuremos sim a singularidade de cada um. Afinal estão a viver na nossa casa por uma boa temporada, porque não apostar num bom produto em que o seu aspeto irreverente e distinto marca de forma inigualável a decoração da nossa casa… ?!

Aposte num ou noutro objeto diferente, ele distinguir-se-á da decoração e criará um impacto positivo, em que ninguém ficará indiferente a ele.

5- Espaço: ter uma mesa larga e dobravel, para fazer arte!!

É sempre preciso uma mesa extra em casa, além de ser útil nos dias de festa, em que há mais pessoas à mesa, ela servirá também de suporte para a sua criatividade. Sabe-se que as colas, as tinhas e os recortes são um perigo para o mobiliário, mas se for uma mesa especial, isto é, que seja própria para o efeito, já não custarão tanto os estragos. 

6- Função: usar uma prateleira funcional. Para ler um livro ou como ferramenta de trabalho

Pavimento em afzélia: Escritório  por A.Barbosa
A.Barbosa

Pavimento em afzélia

A.Barbosa

É claro que quando encontramos um móvel que tenha mais do que uma função é bastante vantajoso. Poupamos espaço e dinheiro. E veja como é possível criar o seu próprio móvel multifuncional e apenas com uma prateleira!

Esta prateleira serve de forma inteligente de suporte decorativo, de escritório ou de cantinho de leitura, isto frente a uma janela, que denota uma vista esplendida. Com tão simples podemos ter tanto… marcar a decoração da nossa de casa, de forma única! 

A sua casa deve rimar com a sua cara! Arrisque!

7- Sentido: apurar o seu sentido e talento! Não colocar TV ou portátil! Pode gerir o tempo para a cultura!!

É verdade estamos na era das tecnologias, um vício tremendo que atormenta tantos lares. Cada um do seu lado, a olhar para um ecrã ou a teclar num computador… Os serões assim, os fins-de-semana iguais… E o resto?! O cérebro fica parado?!! Temos de saber gerir o tempo e aproveitar tudo o que temos. Tire tempo para passear, para desfrutar da praia, da família, do convívio, para visitar um museu, ver uma peça de teatro ou um concerto. 

E até vamos mais longe… ponha a sua criatividade a trabalhar, seja artista e crie obras de arte, peças DIY, que temos paletes para si. Quer ver?! Então dê uma espreitadela aqui e ponha a sua criatividade a mexer…  

Apurados os 7 sentidos para uma casa mais pessoal! Vamos pôr em prática?! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!