Café: 7 maneiras para re-usar os seus grãos de café

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
DIY PROJECTS, Geonyoung Lee - homify Geonyoung Lee - homify
Loading admin actions …

Tomar um cafezinho é uma instituição nacional. Significa mais do que beber um café, significa reunir com amigos para dar dois dedos de conversa, significa partilha…  

Acordar com o cheiro a café é uma verdadeira alegria. O cheiro do café fresco desperta-nos ainda antes de a bebida tocar nos nossos lábios, despertando sensações prazer e bem- estar. 

Preciso de uma pausa, vamos beber um café? Quem, em meio de um dia cansativo, afogado de tarefas, nunca disse esta frase?

Ando movido a cafeína. A frase de quem não dorme bem, seja por que motivo for, e precisa de se manter acordado com com o estímulo do café!

O extracto de café ou apenas a cafeína pura são é usados para muitas finalidades, desde a medicina à cosmética.

Tudo isto demonstra bem a importância que o café adquiriu na nossa sociedade, a sublime importância do café nas nossas vidas. Consegue imaginar um mundo sem café?

Mas fazer o café produz resíduos, e nem estamos a falar das pouco ecológicas cápsulas ou das embalagens. Simplesmente fazer um café gera uma quantidade considerável de borras que devem ser descartadas. E por vezes também temos aquele lote de grãos que não nos agradou…

Antes de deitar fora os resíduos de café, ou grãos de café, pense duas vezes! Este é um produto maravilhosos que pode utilizar e reutilizar de diversas maneiras, e a homify cá está para lhe mostrar algumas. 

Venha connosco descobrir as potencialidades desconhecidas do café!

1 – Faça um creme exfoliante anticelulítico

Sabia que o ingrediente comum a qualquer creme anticelulite é a cafeína? É verdade, a cafeína ajuda a queimar as gorduras localizadas e a drenar o excesso e líquidos, e por isso ajuda a combater o famoso efeito casca de laranja. Assim porque não fazer o seu próprio creme anticelulite caseiro? 

Para esta receita pode usar as borras, mas funciona melhor com grãos frescos moídos. Use um pouco de moagem grosseira, para sentir os pedaços, e pó de café fino.

Misture o café moído com óleo de coco e aqueça quase até ferver, para libertar a cafeína. Faça uma massagem vigorosa em movimentos circulares com a mistura sobre a pele (depois de arrefecida até ficar tolerável na pele ou mesmo fria, claro) durante alguns minutos e depois enxague. Além das propriedades anticelulíticas da cafeína, esta mistura vai proporcionar-lhe também um efeito de exfoliação suave, que remove as células mortas, melhorando a textura da pele, e ajuda a cafeína a penetrar, graças aos grãos de café mais grossos, que têm um efeito um pouco abrasivo.

2 – Enfeitar vasos

Coloque grãos de café nos pratos dos vasos de plantas! 

Os grãos de café impedem a acumulação de água no prato e absorvem a humidade residual, impedindo a proliferação de mosquitos, em especial nas zonas mais quentes e húmidas do nosso país, Por outro lado os grãos vão libertar o seu aroma tão agradável para nós, mas que afasta os gatos, peritos em destruir as nossas plantas. E de bónus ainda ganha uma decoração exótica muito bonita!

3 – Café como adubo

As borras de café são excelentes para usar como adubo ou para fazer compostagem.

Usadas directamente, vão dotar o solo de nutrientes como potássio, magnésio, cobre e azoto, libertados aquando da sua decomposição. Usados na compostagem as borras vão enriquecer a mistura com esses ingredientes, que chegarão ao solo prontos a serem consumidos pelas suas planta, em vasos ou no jardim.

4 – Disfarçar arranhões nas mobílias de madeira mais escura

O café tem um pigmento castanho natural, muito útil para tingir alguns elemento, nomeadamente madeira. 

Esfregue os arranhões da mobília com borras de café para um efeito mais claro, ou faça uma pasta com café fresco, para obter um tom mais escuro, e adeus riscos feios! Não se esqueça de secar bem para evitar a inflitração excessiva da humidade.

5 – Limpar a lareira

Tem grãos de café de um lote que não lhe agrada ou que ficaram abertos demasiado tempo e ficaram moles? Não deite fora já! Utilize-os para limpar a lareira. Sim, leu bem para limpar a lareira!

Humedeça os grãos de café com água e jogue-os sobre as cinzas da lareira antes de as remover. Espere cerca de quinze minutos e depois retire tudo com uma escova e com uma pá. As cinzas finas vão aderir aos grãos de café húmidos em vez de se espalharem pelo ar. Assim acaba com a nuvem de pó que suja tudo à volta quando limpa a lareira!

6 – Livrar o frigorífico de odores desagradáveis

Cheiros desagradáveis no frigorífico? O leite azedou ou a comida estragou-se lá dentro? Não tema, e use café!

Coloque um frasco baixo ou uma taça com grãos de café frescos dentro do frigorífico por alguns dias e sentirá como o café absorve os maus odores. 

Esta dica é excelente para usar em qualquer ambiente onde seja preciso absorver maus odores!

7 – Repelente para formigas

Tem formigas chatas a infestarem-lhe a casa? Polvilhe os locais por onde elas costumam entrar com borras de café que elas vão ficar lá fora. Pode mesmo fazer barreiras e polvilhar nos cantos dos armários e das portas. Para muitas formigas no exterior use café fresco à volta e dentro do formigueiro.

Ficou interessado na ideia de se livrar das formigas com truques caseiros? Então descubra este e muito outros no artigo ’Truques caseiros para acabar com as formigas’.

Já conhecia estas potencialidades do seu café de todos os dias?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista