Cozinhas estilo corredor: Aprenda a tirar o máximo partido deste tipo de cozinhas

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Projeto de cozinha elegante e bastante compacta, FABRI FABRI Cozinhas embutidas
Loading admin actions …

Como organizar uma cozinha estilo corredor? Esta é uma pergunta que muitas vezes nos colocamos quando temos uma casa cuja cozinha parece um corredor.

Vista como um espaço difícil de decorar, a cozinha corredor ocupa, geralmente, uma pequena área e o seu mobiliário é projetado ao longo de uma ou de duas paredes frente a frente.

Para ajudá-lo a inspirar no seu projeto de cozinhas estreitas ou cozinhas pequenas, reunimos neste artigo 10 fantásticas inspirações de profissionais portugueses. Além disso, cada imagem apresenta conselhos para que possa pôr em prática. Vai ver que não é assim tão difícil. Quer ver? Então acompanhe-nos!

1. Jogos visuais

Um dos grandes truques do design de interior é de criar ilusões óticas, com cores, materiais ou objetos. Neste caso, o objetivo é de criar uma percepção de grandeza, criando estrategicamente destaque nalgum ponto. Para isso, deve colocar algo que sobressaia:

  1. uma parede de azulejos colorida e/ou com padrões geométricos;
  2. um espelho: excelente aliado para criar ilusão ótica e criar um efeito de amplitude;
  3. brincar com a luz artificial, colocando vários suportes luminosos;
  4. tapete colorido ao longo da cozinha, como vemos na imagem. Atenção que para não escorregar na passadeira deve colocar uma proteção antiderrapante, encontra em várias lojas, como na IKEA, por 2,59 €/m², ou então coloque fita adesiva dupla face, em vários cantos.

2. ​Branco para ampliar o espaço

O branco é a nossa cor amiga, talvez a nossa favorita pela homify, porque esta é a cor que combina com tudo, que ilumina, mas que também ajuda a reduzir a sensação de asfixia, que pode ocorrer quando a cozinha é muito estreita.

Por isso, uma cozinha tipo corredor totalmente branca não será uma má ideia, bem pelo contrário. Além disso, combina com tudo e não nos cansamos tanto. Para um ambiente mais comfy, acrescenta detalhes de madeira, seja no chão, na bancada ou em pequenas partes da bancada, como pode ver no exemplo acima. 

Pode optar por um look total branco: paredes e cozinha, como não. Fica ao seu critério, sendo que se optar por pintar as paredes da cozinha, invés de colocar azulejos, pode facilmente trocar de cor, quando lhe apetecer. 

3. Tire partido da vista

Quando a nossa cozinha corredor dispõe de uma grande janela, que tem acesso para uma vista agradável, como um jardim ou um terraço, há que tirar partido dela. Se viver num moradia até pode pensar em colocar janelas maiores e de correr, para criar um efeito varanda. Assim, ninguém irá lembrar-se da sua cozinha estreita e é uma forma de tomar refeições no exterior, com acesso fácil. 

Além disso, tire proveito da iluminação natural do espaço, porque o espaço ganha brilho e dá uma sensação de espaço. Para aproveitar ao máximo a luz natural, devemos evitar as cortinas na cozinha.

4. Tire partido do espaço?

Quando temos tudo à mão é sempre mais fácil, certo? Por isso, analise os pontos positivos e tire partido dos mesmos. Somos sempre mais negativos e acabamos por ver, geralmente, o lado mau das coisas, mas se mudarmos de atitude e valorizarmos o que temos, tudo será mais fácil. 

Neste sentido, tire proveito das vantagens de cozinhas estreitas, como de cozinhas pequenas, que facilitam a circulação e que poupa espaço, por não ter nada no meio da cozinha. De facto, ter tudo ao lado promove a sensação de unidade e possibilita explorar a cozinha no sentido vertical, projetando armários ou prateleiras na parte superior, por exemplo. 

5. As riscas

Uma estratégia infalível para criar uma sensação de espaço é de riscar a parede, mas atenção não é de qualquer maneira, já que falamos de uma cozinha estreita. 

As riscas existem sob diferentes formas: horizontais, verticais, diagonais, em ziguezague, estreitas, largas regulares, irregulares, dimensões iguais ou diferentes, coloridas ou neutras… Enfim, há uma série de opções, mas só um tipo de riscas é recomendado numa cozinha estreita: as verticais. Porquê? Porque criam altura ao espaço.

Atenção para não abusar em revestir a sua cozinha de riscas, opte apenas por uma parede, tal como a backsplash, que fica entre a bancada e os armários superiores. Pode optar por pintar ou colocar papel de parede, mas cuidado uma vez que essa área está em maior contacto com a água e comida, deve revestir o papel de parede com um vidro ou acrílico. Já agora dê uma vista de olhos neste artigo: Tudo o que deve saber sobre papel de parede.

6. Eletrodomésticos encastrados

Para um visual mais atrativo na sua cozinha estreita, tente escolher eletrodomésticos com um design discreto e que estejam encastrados aos móveis. Veja como aqui o forno, a placa de fogão ou ainda o microondas foram projetados subtilmente nesta cozinha corredor, não criando um forte impacto visual. 

Quanto ao frigorífico ou à máquina de lavar loiça, estes podes ser encastrados de forma mais discreta, já que são cobertos por uma porta semelhante aos móveis da cozinha. 

Para mais informações sobre eletrodomésticos encastrados, não hesite em contactar um designer de cozinha

7. Aproveitar a verticalidade

Não pode instalar móveis num dos lados da sua cozinha corredor? Pense então em tirar proveito da parede, colocando um suporte para utensílios, como vê no exemplo acima. Um acessório prático, mas também decorativo. 

As prateleiras também podem ser alternativas na cozinha estreita, são fáceis de colocar e permitem arrumar umas quantas coisas, como frascos de cereais, de massas, livros de cozinha, ervas aromáticas, pratos, taças… Enfim, o que bem entender, desde que esteja esteticamente bonito. 

8. Perfeito para uma cozinha americana

Cozinha estilo corredor? Cozinha aberta? Excelente ideia para projetar cozinhas americanas em corredor, com uma fantástica barra! 

Dois tipos de layout – americana e corredor – combinam na perfeição. Por um lado a bancada + móveis e eletrodomésticos, por outro fica uma área disponível para o balcão. Este servirá de mesa para refeições, de bancada, mas também de mesa para os filhos fazerem os TPC's perto de si, enquanto prepara o jantar. Além disso e mediante o design, a barra pode integrar arrumação extra, como uma mini-garrafeira. Uma fantástica alternativa para cozinhas americanas em corredor, não acha?

9. Uma grande bancada

Uma cozinha estilo corredor não tem necessariamente de ser uma cozinha pequena, pois pode perfeitamente ser grande, mas em comprimento, dispondo assim de espaço para cozinha à vontade e arrumar facilmente todos os apetrechos. 

Na cozinha estreita mantenha uma bancada longa, em todo o comprimento, facilitando a preparação das refeições. Pode colocar alguns utensílios na parede, graças a suporte específicos, como pode ver na imagem, é uma forma de ter tudo facilmente à mão. Na Ikea, por exemplo, há imensas opções de acessórios para aproveitar a parede da cozinha, seja para utensílios, especiarias, plantas ou outros.

O truque é de não encher demasiado a bancada, apenas com os eletrodomésticos necessários, tenha dois ou três, conforme o espaço.

10. Optar por uma cozinha moderna

O estilos de cozinha variam muito e sabemos que não gostamos todos do mesmo, mas a verdade é que nem sempre o nosso gosto se pode sobrepor à realidade. Numa cozinha estilo corredor, uma cozinha de estilo rústico ficará muito mais pesada do que uma cozinha de linhas simples, com um design moderno ou minimalista. Os móveis tornam-se mais discretos e a cozinha mais leve. Se gostar do estilo campestre ou rústico, aposte numa cozinha de madeira, mas com linhas mais modernas, de forma a valorizar cozinhas estreitas e cozinhas pequenas.


Depois destas dicas, esperamos ter terminado com a má reputação das cozinhas estilo corredor! Ajude-nos a espalhar charme nas cozinhas estreitas, aplicando as nossas dicas.


Leia ainda: Escolher o revestimento para o chão da sua cozinha.

Como é a sua cozinha? Apresenta este layout?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista