Áreas de lazer com piscina - aproveitando a vida lá fora! | homify

Áreas de lazer com piscina – aproveitando a vida lá fora!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Quinta Do Lago Ecossistemas Jardins modernos
Loading admin actions …

Hoje trazemos-lhe aquilo que muitos poderão considerar como uma forma de tortura: – áreas de lazer com piscina!

O verão pode tardar, mas não falha, e o calor vai chegando inexoravelmente ao nosso Portugal, despertando sentidos, trazendo consigo as festas populares, o cheiro a sardinha assada e a vontade incontrolável de mergulhar o corpo demasiado quente num manancial de água fresca.

Se é certo que nem todos podemos ter acesso a uma piscina em casa, também é verdade que não há quem não goste de sonhar, nem que seja com a vinda do tão esperado euromilhões. E para aqueles que têm um espacinho de quintal ou jardim de sua casa ainda há tempo de o transformar na área de lazer perfeita, seja qual for a sua dimensão. Porque tamanho não é documento, não é preciso ser grande para ser bom!

Venha connosco inspirar-se ou simplesmente sonhar com uma espreguiçadeira à beira da piscina num fim de tarde de verão. 

1 – Volumes e texturas em destaque

Jardim moderno Ecossistemas Jardins modernos
Ecossistemas

Jardim moderno

Ecossistemas

Um espaço pequeno e muita criatividade, é quilo que vemos nesta foto! Esta é uma sugestão bastante trabalhada, com vários detalhes e matizes, em que o arquitecto paisagista criou um enquadramento que conjuga a pedra fria com o calor da madeira e a resistência do betão. Mas estes materiais, muito utilizados em piscinas, neste trabalho vão muito além do pavimento, ao revestir também as paredes formadas pelo desnível do terreno onde a piscina está implantada.

A moldura vegetal autóctone é o complemento perfeito para dar um ar mais natural a este espaço exterior, sem grandes exigências de regas. Para total conforto adicionaram-se algumas espreguiçadelas e sombras, simples e muito eficazes.

Uma maneira incrível de tornar uma antigo tanque de rega num espaço de lazer de sonho!

2 – Simplicidade e funcionalidade extra

Smartflower - O primeiro sistema de energia solar "all in one" do Mundo Magnific Home Lda Jardins modernos
Magnific Home Lda

Smartflower – O primeiro sistema de energia solar all in one do Mundo

Magnific Home Lda

Nesta sugestão da Magnific Home, Lda a simplicidade foi o mote do projecto, baseando-se numa piscina de linhas geométricas muito rectas e angulosas, com uma cercadura de passeio em granito que lha dá um ar bastante requintado e um enquadramento de relva minimalista. 

Mas este projecto leva a área de lazer com piscina a um nível muito à frente, dando um enfoque especial à funcionalidade. 

Quando se constrói uma piscina há sempre um cuidado especial em acautelar uma boa exposição solar, para ajudar a aquecer a água e proporcionar excelentes banhos de sol. E se há tanto sol, porque não aproveitá-lo com painéis solares… Mas como conjugar um painel técnico numa área que se quer bonita e agradável? A solução está aqui!

Este painel solar tão especial abre as suas pétalas como uma flor para tirar o melhor partido do sol. Assim produz energia para iluminação e rega, no exterior, e para muito mais, no interior da habitação, além de ser estético, e funcionar realmente como uma decoração!

3 – Para quem quer tudo

Lareira externa homify Jardins zen
homify

Lareira externa

homify

Jardim, sala de estar exterior, piscina, churrasco, uma lareira? Quer tudo e pode pagá-lo? Gosta de sonhar em grande? Então inspire-se neste magnífico projecto que tem tudo para se ser feliz. É como ter o seu resort de férias privado! Talvêz um dua, quem sabe…

4 – Minimalismo na planície

Piscina.Monte Alentejano II.Arraiolos atelier B-L Piscinas minimalistas
atelier B-L

Piscina.Monte Alentejano II.Arraiolos

atelier B-L

Em plena planície alentejana, no meio da calma, dos sobreiros, e do restolho que estala sob o sol de verão, encontramos este cenário idílico, imaginado e criado pela BL Design Arquitectura e Interiores.

A área de lazer exterior com piscina aqui assume uma vertente absolutamente minimalista, com uma geometria de linhas rectas, feitas com lajes de betão, mas cujo conjunto acaba por resultar de forma fluida. 

Esta zona está implementada sobre um talude em terreno, numa posição mais alta em relação à paisagem, permitindo ter uma visão desafogada sobre a envolvente. A piscina localiza-se no fim do talude, criando a sensação de piscina infinita quando o terreno ‘’desaparece’’ por baixo dela.

5 – O calor da madeira abraça a piscina

Sair da água e colocar os pés no estrado de madeira aquecida pelo sol… Haverá sensação melhor? Férias, fins-de-semana ou fins de tarde, desde que se esteja à beira da água está-se bem

Os estrados de madeira são clássicos parceiros das piscinas de todo o mundo. São pisos antiderrapantes que ao mesmo tempo proporcionam um estilo e um aconchego único, sem esquecer o ar natural que apenas a madeira tem.  

No caso desta piscina da imagem o piso de madeira ganhou uma dimensão extra, saindo da borda de água e avançando até à zona de estar, para mais conforto!

6 – Pouco espaço, muita inspiração

Paisagismo homify Piscinas de jardim
homify

Paisagismo

homify

Neste projecto temos várias ideias fabulosas para uma área de exterior pequena mas muito bem aproveitada. A piscina recorta-se em linhas rectas, aproveitando a configuração da área disponível e deixando pouco espaço para grandes ajardinamentos. Mas continua a ser necessário incluir zonas de descanso e algumas cores, para que tudo ganhe vida e conforto…  

A solução foi um móvel de jardim com um design arrojado, que ajuda a dar mais impacto visual ao espaço, e um jardim vertical, com rega a iluminação individuais para maior destaque. A fonte dá uma elegância muito própria ao conjunto.

7 – Menos é mais para quem não tem muito tempo

Ter uma piscina é um privilégio magnífico, mas não significa que todos os felizes proprietários de piscinas tenham muito tempo para fazer a sua manutenção!

Se este é o seu caso, a melhor opção é manter tudo muito simples, desde a forma da piscina, aos ajardinamentos, e até às cores ambientes. Inspire-se neste projecto da NVE Engenharias, S.A:, onde à simplicidade rectangular da piscina se juntou a brancura caiada dos muros e a facilidade de manutenção de umas poucas plantas autóctones de fácil cultivo.

8 – Abraçando a natureza

Espargosa Monte de Baixo / Castro Marim Ivo Santos Multimédia Jardins rústicos
Ivo Santos Multimédia

Espargosa Monte de Baixo / Castro Marim

Ivo Santos Multimédia

Neste projecto envolvente a área de lazer com a piscina dilui-se na paisagem à volta, criando um cenário muito natural. Aqui quisemos dar o grande destaque à área de lazer do projecto, com uma pérgula de toldos a criar sombra, e que fica num patamar ligeiramente superior ao da piscina, com os seus guarda-sóis e espreguiçadeiras. 

Instalar uma pérgula pode ser a chave para tornar a sua área de lazer com piscina mais confortável e simultaneamente adicionar estilo.

9 – Ao estilo lago

Quem disse que as cores das piscinas devem ser sempre em tons de azul? Esta piscina tão bela, do Lavradio Design faz parte de um projecto situado em Aljezur, no meio de natureza verdejante, que se escolheu espelhar na cor da água da piscina. Esta opção deu um tom mais natural ao esquema e a iscina não perdeu nadinha do seu apelo ao mergulho!

10 – Um arranjo clássico e sempre agradável

Soleo Skimmer Soleo Piscinas modernas
Soleo

Soleo Skimmer

Soleo

Pavimento de pedra calcária com interstícios de relva, mais relva a toda à volta, uma pequena piscina em forma de vírgula e um par de piteiras, uma casinha de apoio e muitas árvores como pano de fundo. Aqui temos um dos cenários mais familiáres e clássicos do mundo das pinscinas. Um arranjo paisagístico alegre e convidativo que nunca passa de moda!

11 – A privacidade pode ser um problema a resolver

Soleo Skimmer Soleo Piscinas modernas
Soleo

Soleo Skimmer

Soleo

Vizinhos metediços? Câmaras de vigilância indesejadas nas redondezas? Tem um problema de privacidade! Então precisa de tomar medidas extraordinárias para preservar a intimidade da zona da piscina, afinal ali anda-se em trajes, digamos, reduzidos.

Investir numa cerca suficientemente alta e fechada para evitar os olhares indesejados pode ser a única solução, mas não se renda à falta de estética. Plante uma sebe natural na parte interior da cerca para que esta passe mais despercebida e inclua outros elementos que desviem a atenção da cerca, como candeeiros, bancos ou fontes.

12 – Num terraço também dá

Soleo Skimmer Soleo Piscinas modernas
Soleo

Soleo Skimmer

Soleo

E quem disse que precisa de um jardim, um quintal ou um pátio, térreos, para ter uma área de lazer exterior com piscina? Quando se fazem planos bem feitos, um simples terraços pode ser suficiente!

A primeira coisa a averiguar, antes de se sentir tentado a construir uma solução como esta, é acerca da resistência da cobertura onde a piscina será instalada. Sem assegurar este aspecto pode ter sérios problemas na estrutura do edifício, e mesmo pôr em causa a sua segurança. 

Assim o nosso primeiro conselho é que consulte um arquitecto. Estes profissionais sabem avaliar a carga suportada pela cobertura e perceber se a piscina pode ser instalada.

Se a resposta for positiva avance. Procure muitas inspirações e contrate um bom profissional para a instalação da piscina.

Nesta imagem da Soleo a piscina elevada foi instalada sobre um terraço, e a sua estrutura foi sabiamente ocultada por uma moldura de de estrado de madeira, dando conforto e melhorando a parte estética.

Ficou entusiasmado? Quer começar já a construir a sua piscina antes que o calor se vá? Então saiba quanto isso lhe vai custar lendo o artigo ’Quanto custa construir uma piscina?’.

Qual destas piscinas poderia ser a sua?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!