Ideias de arrumação inteligentes para espaços pequenos

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Nem todos têm as mesmas ambições e desejos para a sua vida… Se para uns o objetivo de vida é viver numa casa ampla, para outros um espaço pequeno, é mais do que suficiente para a sua vida, pois mais seria desnecessário, traria gastos adicionais e maiores cuidados. É claro que também há quem vive numa casa com metros quadrados mais reduzidos, por questões económicas ou temporárias. Enfim… independentemente da razão que possa ser, a realidade é que vive num espaço pequeno e quando assim o é, não podemos ter tudo como numa casa grande. O espaço deve ser bem aproveitado, rentabilizado e o pequeno deve parecer grande. 

No mundo da decoração há pequenos truques que ajudam a colmatar esta falta de espaço. Quer pelo uso de cores claras ou pela busca de luminosidade, quer artificial ou natural, mas também pela boa organização do mobiliário e a arrumação. Se quando falamos em arrumar há quem torça o nariz e fica logo de pé atrás, hoje dizemos-lhe que este processo, que lhe tirará apenas umas horas, tornará o seu pequeno espaço com ar de grande. Terá assim, mais espaço aberto e com aspeto clean. Por isso nada de ficar assustado ou perder logo a vontade. Até porque temos um artigo cheio de dicas boas para o ajudar!

Mesmo um lar pequeno é digno de revista. Quer ver para crer?

1- A função das prateleiras: se tiver muitos livros, cd's ou algo assim, pode expor tudo

Casa Cedofeita: Corredores e halls de entrada  por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

No que toca à arrumação, organização e até decoração, as prateleiras são as nossas melhores e maiores amigas. Sabia disso?! São bastante versáteis, podem ir em qualquer divisão de casa, em qualquer canto ou recanto, vazio ou que se pensaria perdido. É um item barato e que não perde qualidade por isso. 

A solução para a sua casa pequena será a de encontrar um canto numa das paredes e colocar várias prateleiras, conforme aquilo que precisa para arrumar. Estas substituirão o lugar de uma estante ou de um móvel, com maior volume e que ocuparia inevitavelmente mais espaço. Depois de fixas à parede, pode colocar a vossa coleção de livros e de cd's, fazendo nesse lugar a vossa biblioteca. Pode intercalar estes objetos com peças decorativas, para uma decoração diferenciada e personalizada, tal como constatamos nesta divisão, que sem dúvida é uma inspiração.

2- Expor: se não tiver espaço pode expor como uma decoração e ficar tudo como coleção

Nesta ideia sugerimos-lhe que faça como um museu, ou seja, que exponha os seus objetos de maior valor, aqueles que têm um real significado para si. Pode usar as paredes, tal como optou o arquiteto de interior António Martins, ao expor estes quadros e telas na parede. Pode usar ainda, uma peça distinta, dar outra utilidade a uma herança por exemplo, para colocar flores ou livros. Enfim há sempre peças que queremos valorizar mais do que outras e mesmo num espaço pequeno pode o fazer. Usando paredes, o chão ou prateleiras. 

3- Usar espaço: pode arrumar de baixo da cama ou das escadas!!!

Quarto  por DECORSIA HOME,S.L.
DECORSIA HOME,S.L.

Cama Cadiz divan abierto

DECORSIA HOME,S.L.

Quando o espaço é pequeno há sempre soluções para arrumar, basta apostar nas peças de mobiliário certas e olhar com olhos de ver para os cantos da nossa casa, e procurar novas oportunidades… Há espaços que são de certeza mal aproveitados, perdendo assim 'terreno' para outras coisas. Se vive ou vai viver numa casa pequena tem mesmo de apostar numa cama que tenha um cofre-forte por baixo do colchão. É um grande espaço de arrumação que ganha para arrumar tudo o que quiser, cobertores, lençóis, roupas da outra estação, sapatos, malas… enfim tudo o que não couber noutro lugar. E esta arrumação, ninguém vê, ninguém topa!

Pode também encontrar sofás no mercado com este tipo de cofre, em que levanta o assento e tem toda aquela dimensão para arrumar. 

E temos outra jogada na manga… hehe!! Se a sua casa tiver escadas, o espaço por baixo dela, pode o aproveitar para colocar arrumações ou uma mesa de escritório, enfim o que conta é aproveitar este espaço, que é muitas vezes morto. Se quiser dê uma espreitadela neste artigo que tem umas quantas soluções para aproveitar o espaço das escadas da sua casa.

4- Classificar: guardar os objetos, pela categoria, obtém-se espaço, é funcional e é útil

Chega de desorganização está na hora de pôr ordem! Nem que seja retirar tudo, fazer vários montes, com as respetivas categorias, separar aquilo que já não se quer e encontrar uma nova organização. Um espaço organizado, com uma classificação coerente, será muito mais funcional e fácil de encontrar na hora da procura… É que sabemos que há sempre quem pergunta em casa onde está… , por isso, vamos lá guardar a nossa paciência e arrumar tudo de uma vez por todas!

5- Reduzir: usar móveis multifuncionais e obtenha mais espaço

Cama oculta em escritório : Escritório e loja  por GenesisDecor
GenesisDecor

Cama oculta em escritório

GenesisDecor

Depois de apostar numa cama ou num sofá com espaço para arrumar, deve procurar móveis multifuncionais, ou seja, que tenha mais do que uma função. Sabemos que quando o espaço é pequeno, nem tudo o que queremos cabe por lá e à medida que vamos vivendo naquela casa, acumulamos inevitavelmente 'coisas'. Por isso, se procurarmos móveis que dêem várias respostas iremos poupar espaço. É um investimento que compensará, a sua casa terá um aspeto arrumado e sentir-se-á bem nele, sem aquela sensação de prisão

O exemplo que lhe trouxemos vem diretamente de Portugal, por isso não há desculpas para dizer que não encontra, basta entrar em contacto com a Genisis Decor e ver qual é a melhor solução para si!

6- Fazer espaço: colocar móveis próprios e não num espaço inútil

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa: Salas de estar ecléticas por BL Design Arquitectura e Interiores
BL Design Arquitectura e Interiores

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa

BL Design Arquitectura e Interiores

E esta última dica é mesmo para cumprir. Para ter espaço terá de eliminar, melhor dizendo retirar objetos ou móveis que não servem para nada, pois só estorvam e ocupam desnecessariamente lugar. O tal lugar que faz falta para a circulação, para um bom ambiente, amplo e luminoso. Sobrecarregar não é de todo a solução. Tem de analisar bem o espaço que tem, priorizar e escolher os melhores ângulos. Para arrumar, já encontramos soluções inteligentes, ponha-as em prática e verá que ganha espaço, sem por isso perder arrumação. 

Depois terá um espaço grande, numa área pequena. E aí sim, fez-se magia!

Gostou das dicas apresentadas para um espaço pequeno? Vai quer levar alguma?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!