Formas elegantes de fazer o seu lixo desaparecer

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A lata de lixo de sua casa é uma monstruosidade visual e olfativa? Então, está na hora de se livrar dela. A solução passa por trancar, esconder e remover das vistas de quem passa os recipientes destinados ao lixo. Existem inúmeras formas elegantes de ocultar a sua lata de lixo, construídas de forma a que os objectos continuem a servir da melhor forma o propósito para que foram criados, mas não estraguem o aspecto visual da sua residência. No livro de ideias de hoje vamos ajudá-lo a encontrar o local certo para cada um dos recipientes de resíduos e, para isso, reunimos algumas ideias de “esconderijos” bastante inteligentes.

Barracão de jardim

Uma lata de lixo que só é usada no exterior de casa pode ser facilmente escondida num barracão de jardim. Este local alternativo tem, primeiro que tudo, a vantagem de fazer com que as más condições meteorológicas – como chuva e vento – não molhem ou espalhem o lixo pelo chão. Em segundo lugar, resolve com simplicidade o problema estético que representa ter uma lata do lixo à vista de toda a gente.

Tem um jardim mas não possui um barracão? Então, talvez esta seja uma bela oportunidade para construir uma destas pequenas casas, ou algo que sirva a mesma função. Nela poderá guardar, para além da lata do lixo, as suas ferramentas de jardim e até o mobiliário de exterior que assim permanecerá protegido quando não estiver em uso. O custo vai depender das suas necessidades e da sua disponibilidade, mas pode encontrar no mercado uma barracão de jardim em madeira a partir de 250 euros.

Estrutura de bambu

Jardim  por GH Product Solutions
GH Product Solutions

Sichtschutz aus Bambus als Gestaltungselement

GH Product Solutions

Um esconderijo inteligente para as latas do lixo que ficam no de sua casa são os biombos construídos em bambu. As estruturas de bambu são uma solução particularmente interessante e elegante de fazer os contentores do lixo desaparecer, podendo ser instalados a toda a volta dos recipientes ou apenas como cobertura. Mas lembre-se que o bambu é um material sensível que só será resistente às condições atmosférica – vento por exemplo – quando bem protegido e seguro ao chão. O mesmo se aplica a outras estruturas idênticas construídas em placas de madeira, salgueiro ou junco. 

As coisas boas de uma estrutura de protecção feita por si: podem ser personalizadas e adaptadas às dimensões e ao estilo do seu jardim, sempre de acordo com as suas ideias. Uma grande ideia de protecção pode ser a utilização de gabiões que são preenchidos por pedras naturais envolvidas numa malha metálica e são extremamente comuns nos projectos paisagista, em forma de parede e/ou divisória.

Esconderijo subterrâneo

Arte  por Pictuland
Pictuland

pictuland-899

Pictuland

Os contentores de lixo não devem, de forma alguma, ficar por aí abertos e visíveis aos olhos de toda a gente. Muitas cidades resolveram, nos últimos anos, o problema dos cheiros e do lixos espalhado pelas ruas criando sistemas subterrâneos de armazenamento. Ocultos no solo, estes sistemas possuem calhas de escoamento que fazem os resíduos desaparecer nas profundezas da terra. Este foi um sistema testado em larga escala mas que pode funcionar perfeitamente em menor dimensão, oferecendo ordem e limpeza ao recinto de sua casa.

Habitualmente este tipo de recipiente é projectado para o espaço publico, mas trata-se de um sistema de gestão de resíduos que pode ser instalado em propriedade privada. Contudo a sua aquisição tem um preço e, dependendo do fornecedor ou fabricante, o modelo que precisa pode chegar facilmente aos 10.000 euros. Um sistema seguro e eficaz mas que, infelizmente, não está ao alcance de qualquer um.

Esconderijo verde

Um esconderijo discreto para os seus recipientes de lixo pode ser uma bela sebe. Uma sebe feita de plantas oferece, comparativamente a outras opções, uma estável protecção contra o vento. Por outro lado, deve ter atenção que existe uma distinção entre cercas de verão e cercas que duram todo o ano, sendo a segunda opção a mais apropriada para esta questão. Também as floreiras e canteiros com plantas podem criar o efeito desejado. Com plantas de rápido crescimento, como as heras, pode conseguir uma bela protecção natural em pouco tempo. No que ao estilo e desenho diz respeito, os limites estão na sua imaginação, uma vez que existe uma larga variedade de flores e plantas que pode utilizar.

Decoração com plantas

  por Energy Space Ltd
Energy Space Ltd

Made to measure bike/bin storage

Energy Space Ltd

Da mesma forma que podemos utilizar as plantas como barreira para fazer o lixo desaparecer, também as podemos utilizar para construir um esconderijo. Um barracão de armazenamento com uma plantação incluída, é uma solução interessante e que não precisa de muito espaço, como aliás pode ver na imagem que apresentamos da empresa Energy Space Ltd, onde o telhado do esconderijo é transformado num pequeno jardim. É importante que regue as plantas com frequência e que crie um sistema de drenagem eficaz. Mas atenção, este tipo de estrutura apenas pode usar determinado tipo de plantas. Se a estrutura for particularmente baixa (cerca de 5 centímetros) apenas sobreviverão musgos e plantas rasteiras. Para uma estrutura de cerca de 7 centímetros, as ervas como cebolinho e orégãos são as ideais. Se a altura for superior a isto, então pode decorar o esconderijo com algumas espécies de flores.

Utilização de uma caixa

Sala de estar  por Guru-Shop
Guru-Shop

TÜRKIS METALL-TRUHE AUF RÄDERN

Guru-Shop

Acha que todas as opções apresentadas anteriormente consomem muito tempo ou são muito caras? Se está à procura de uma solução mais rápida e barata, então esteja atento à próxima venda de garagem ou feira de produtos em segunda mão para conseguir uma boa caixa. A eliminação do problema depende sempre da eliminação do lixo em si e, a verdade é que a utilização de uma caixa é extremamente eficaz, afastando a imagem do lixo das vista que quem passa por sua casa. Além disso, tem ainda a possibilidade de desenhar a caixa de acordo com o seu gosto e as suas ideias. Pinte-a na sua cor preferida, ou no tom que mais encaixa no seu jardim, decore-a com frases, autocolantes  e dê asas à sua imaginação. Dentro da caixa coloque recipientes plásticos – um para cada tipo de resíduo – onde vai depositar o seu lixo. Assim estará pronto o seu novo esconderijo de lixo.

O que achou das soluções que lhe mostramos? Utiliza alguma delas no seu jardim? Qual a sua preferida? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!