Cores e combinações para pintar a fachada de casa | homify | homify Cores e combinações para pintar a fachada de casa
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Cores e combinações para pintar a fachada de casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
SOUTHERN COMFORT Casas rústicas por SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS Rústico
Loading admin actions …

Uma casa não deve ser cuidada apenas no interior. Uma fachada descurada, com uma má escolha cromática ou com uma pintura gasta transmite uma sensação de desleixo e torna a casa pouco convidativa. Se a nossa casa é um dos nossos bens mais preciosos, então devemos ter brio em que ela seja bonita também do lado de fora, sendo a escolha da cor fundamental para que isso aconteça.

Escolher uma cor para a fachada não é tarefa fácil. Por norma, temos que conciliar o nosso gosto pessoal com o contexto onde a casa se insere. Podemos, por exemplo, adorar o rosa velho, mas será que essa cor se harmoniza com a paisagem ou com o estilo das casas do lado? É normal que queira que a sua casa sobressaia, mas coloque essa questão antes de se precipitar na eleição de uma cor. A estrutura da casa tem também influência neste sentido. Se a sua casa tiver linhas clássicas, um esquema cromático tradicional poderá ser a escolha mais sensata e elegante. Por outro lado, se se tratar de uma casa com linhas inusitadas, talvez possa considerar opções mais arrojadas.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar-lhe diferentes cores e tendências em casas de estilos diferentes e, em cada imagem, dar um conselho no que diz respeito ao que se deve considerar antes de escolher a cor para a fachada. Tome nota.

1. Casa de linhas modernas com cores sóbrias

Começamos por uma casa de linhas modernas cujas superfícies foram pintadas com cores neutras. Ainda assim, e apesar de neutro, o preto é uma cor que podemos considerar arrojada tanto para uso interior, como exterior. É a mais escura, dramática e misteriosa das cores e deve ser usado com muita cautela. Aqui, por exemplo, aparece combinado com a frescura do branco e com uma superfície revestida em pedra que empresta uma certa rusticidade e aconchego à casa, contrabalançando a presença do preto. Foi uma escolha acertada para marcar o volume da casa que acomoda o núcleo social da mesma e por ter tudo a ver com o estilo moderno. 

Dica #1 para escolher a cor: considere a envolvência 

Tal como lhe dizíamos na introdução, uma cor deve ser escolhida, entre outras coisas, em função da envolvência da casa. Se a cor não dialogar com o entorno, a casa será como que um elemento estranho e acabará por surgir desfasada. Por muito que queira que a sua casa se destaque, lembre-se que é mais importante que ela seja coesa com o que a rodeia e que se integre com subtileza no cenário. 

2. Cores alegres e quentes a sul

Quando pensamos no Alentejo, de imediato nos vêm à ideia paisagens áridas, dispersas e casas com fachadas bicolores (azul e branco, amarelo e branco, entre outras). A casa que vemos acima traduz na perfeição essa imagem que temos desta região do país com a sua arquitectura horizontal e simples e meia parede num tom algures entre o fúcsia e o cor-de-vinho. As cores fortes na base terão começado a ser usadas para repelir os insectos e o branco para reflectir os raios solares. Se recuperar ou construir uma casa nesta região, então já sabe: mantenha esta linguagem arquitectónica tão especial.

Dica #2 para escolher a cor: considere a herança cultural

Não há nada pior do que descaracterizar uma paisagem, sobretudo quando se trata de uma paisagem inserida numa região icónica. Ignorar a tradição arquitectónica é ignorar a cultura e ir perdendo Portugal aos poucos. Antes de escolher uma cor, informe-se sobre este aspecto e lembre-se que há locais onde as pessoas são obrigadas a manter a fachada de uma determinada forma para não adulterar o panorama.  

3. A relação entre a cores e os materiais

Casas modernas por homify Moderno Ferro/Aço

O nosso terceiro exemplo é esta moradia de arquitectura moderna e de linhas clean e geométricas com dois andares. A casa é generosamente envidraçada. Porém, um dos lados está mais a descoberto e o outro está resguardado com ripas de ferro/aço. A fachada surpreende-nos pelo tom cinza escuro que é, no mínimo, invulgar e que dialoga com o ferro/aço das ripas que se prolongam na vertical da base até ao topo da casa. Sendo certo que se poderia ter escolhido uma cor contrastante, optou-se, em vez disso, pela mesma cor das ripas, criando-se, desta forma, um conjunto monocromático bastante sofisticado e que vai ao encontro das tendências na arquitectura, na moda e até na alta cozinha. 

Dica #3 para escolher a cor: tenha em conta os outros materiais

O exterior de uma casa não tem por que se reduzir unicamente à escolha de uma cor. Pelo contrário, há muitas casas com revestimentos em pedra, em madeira, vidro, ferro, e assim por diante. Cada material tem as suas próprias características que não devem ser esquecidas aquando da escolha de uma paleta cromática. 

4. Janelas e portas coloridas

Casas mediterrânicas por homify Mediterrânico

Nesta bonita casa que nos transporta para o Verão, mantiveram-se as paredes caiadas em branco. O branco das paredes contrasta com o azul das portadas. 

Dica #4 para escolher a cor: considere as portas e as janelas

A cor não tem apenas que aparecer nas paredes. Pode, perfeitamente, ser reservada às portas e às janelas que podem assumir um tom contrastante mais claro ou escuro. Isto aplica-se, sobretudo, aos proprietários que não querem arriscar cores muito fortes nas paredes e às casas cujas janelas e portas são especiais e devem, por esse motivo, sobressair. 

5. Rosa claro numa moradia unifamiliar

Casa A.F. | atelier d'arquitectura J. A. Lopes da Costa Casas modernas por Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Moderno
Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa

Casa A.F. | atelier d'arquitectura J. A. Lopes da Costa

Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa

O delicado tom rosa claro desta moradia põe em evidência o volume superior da mesma reservado à área de descanso, isto é, aos quartos. A casa não parece ter vizinhos imediatos, o que poderá ser uma das razões para a escolha de um tom de rosa menos convencional. O rosa está, aliás, na moda, sobretudo neste registo. Se é pessoa atenta às tendências, já terá, por certo, ouvido falar sobre o millennial pink. Esta cor começou a aparecer cada vez mais quando se elegeu o rosa quartz como Pantone do ano, em 2017. O rosa quartz estava associado aos jovens e à vontade de não amadurecer, às memórias de infância, aos milkshakes e a um sentimento de romantismo, conforto e ternura. Foi uma cor que, entretanto, se emancipou e ganhou uma personalidade mais forte.

Dica 5# para escolher a cor: não ignore o seu gosto pessoal

Entre todos os factores a considerar aquando da escolha da paleta cromática para a fachada, está, por certo, o seu gosto pessoal. Poderá ter que chegar a um compromisso entre o que quer e o que pode fazer, mas, no final, é importante gostar daquilo que escolheu. Se a cor final não for a sua primeira escolha, então lembre-se que pode usar os tons que quiser no interior da sua casa. 

6. Cor moderna para um formato moderno

HAPPY HOME 2014 Casas mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE Mediterrânico
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Para este oásis moderno, o cinza claro foi a cor escolhida. Tal como acontece na primeira casa deste artigo, o tom escolhido vai de encontro ao estilo e ao formato do edifício. O cinza claro é uma boa opção para quem procura um tom neutro, mas não necessariamente o branco. O bege já foi tendência, mas o cinzento é a cor que agora domina.

Dica 6# para escolher a cor: tenha em conta o formato da casa

O formato da casa tem importância. Tal como lhe expusemos na introdução, uma casa tradicional beneficiará de cores mais clássicas. Já uma casa moderna pode ser pintada num tom sofisticado que vá de encontro às tendências como o cinza ou o preto em casas minimalistas.

7. Cores que não comprometem

O branco é sempre uma boa cor para a fachada de uma casa. É fresco e extremamente versátil. Dificilmente se fartará dele. Se a casa for branca, pode sempre introduzir cor de outra forma (através das janela e portas, do jardim, da piscina e da decoração exterior). A moradia da imagem é o epítome de frescura, de beleza e de modernidade. 

Dica 7# para escolher a cor: o branco não compromete e torna a casa mais fácil de vender no futuro

Se não é pessoa de arriscar e tem medo de se arrepender, então favoreça esta cor. Para além disso, se pensa vender a casa no futuro, lembre-se que é preferível pintá-la numa cor que seja consensual. Tudo depende da casa, mas, à partida, é mais fácil vender uma casa branca do que uma casa lavanda, por exemplo. 

8. O estilo do exterior deve relacionar-se com o do interior

O House - Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf, Óbidos Casas mediterrânicas por Atelier dos Remédios Mediterrânico
Atelier dos Remédios

O House – Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf, Óbidos

Atelier dos Remédios

Quem vê caras, não vê corações, mas é provável que uma casa muito colorida no exterior tenha uma decoração igualmente arrojada e intensa dentro de portas. Esta coesão é, a nosso ver, bem-vinda. 

Dica 8# para escolher a cor: interior e exterior consistentes

Não é uma regra de ouro, mas estamos em crer que o design interior e exterior devem ser consistentes. A fachada da sua casa deve reflectir o seu estilo pessoal e, de certa forma, levantar a ponta do véu em relação ao que se pode encontrar no interior. Crie uma história, um ponto de relação entre ambas as partes da casa. 

9. Experimentar antes de aplicar

Uma boa opção é pintar apenas um volume para o pôr em destaque. Pode ser, por exemplo, o volume que abriga o núcleo social da casa ou o dos quartos. Inspire-se na imagem acima para o efeito.

Dica #9 para escolher a cor: fazer uma simulação 3D antes de aplicar a cor

É oportuno fazer uma simulação em 3D antes de pintar, efectivamente, a casa. Um arquitecto ajudá-lo-á neste sentido com um projecto em render. Pode, também, usar uma ferramenta digital para o efeito como o Coral Visualizer, uma app gratuita na qual pode experimentar várias cores em diferentes espaços. Basta tirar uma fotografia ao espaço e experimentar as cores. Outra boa ideia é pedir uma amostra da cor na loja e experimentá-las nas paredes antes de as pintar na totalidade.

10. Paisagismo

Terminamos com uma moradia cujos tons neutros e orgânicos transmitem uma sensação de plenitude, de paz e de tranquilidade. O verde seco integra o lote de cores tendências e foi aqui usado na perfeição. 

Dica #10 para escolher a cor: paisagismo

Um dos erros mais comuns no que toca à escolha das cores para a fachada prende-se com o menosprezo da composição do ambiente externo. O piso, os móveis, os objectos de decoração e o paisagismo devem ser equacionados para que o conjunto se articule.

11. Que profissionais lhe podem ser úteis?

Estúdios FG75 - Reabilitação Casas modernas por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Para levar a cabo o seu projecto, valha-se do aconselhamento de um arquitecto. Ele saberá escolher uma cor que tenha a ver com a casa, com aquilo que a rodeia e com o seu gosto pessoal. Para o trabalho ficar bem feito, contrate um pintor. Ao consultar a nossa lista de arquitectos, pode afunilar a sua pesquisa através da adição do nome da área servida ou do código postal. 


Recomendado: 
- Que formas existem para revestir uma fachada com pedra?

Que cor escolheria? Deixe-nos o seu feedback em relação a este artigo! 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!