Quais são os 6 equipamentos mais eficientes para ter um ginásio em casa?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A vinda de um novo ano ou melhor dizendo a aproximação do verão desencadeia uma grande vontade em praticar desporto. Sendo que uns dos principais objetivos e desejos são de ser mais ativo e ter um corpo mais tonificado e definido. É isto queremos estar em forma para ir à praia e usar aquelas roupas mais descobertas…  

Mas o que nos deixa na maioria das vezes reticentes é o valor que se gasta num ginásio, o tal lugar ideal para praticar desporto. Estes centros de desporto são geralmente contratos de valores fixos mensais, além do tempo que se perde entre o ir e o vir. Esta deverá ser uma opção pessoal e claramente ponderada, não apenas no hoje mas para o futuro, já que falamos em contrato. Na verdade, nada deve ser motivo de desânimo ou uma desculpa para não praticar exercício físico, pois este é fundamental para o nosso bem-estar físico e emocional, é mesmo uma questão de saúde. Além do ginásio, existe a possibilidade de praticar exercício físico no espaço exterior ou ainda na sua própria casa. É perfeitamente viável criarem o vosso ginásio, assim está sempre perto de si e tem os seus treinos quando bem o entender. 

Com este artigo mais fit queremos pô-lo a suar e mostrar-lhe que existem equipamentos tão baratos no mercado e que com os quais consegue fazer verdadeiros milagres e treinos que o deixarão KO!! 

Marcamos o treino para quando?! Para nós é para já…  

1- Barra

Ginásios modernos por Finite Solutions
Finite Solutions

Hata Smart Home

Finite Solutions

A nossa rodada de exercícios começa inicialmente com a barra. Pode a encontrar numa loja de desporto e é bastante em conta. Não ocupa praticamente espaço nenhum em casa, é bastante discreta. Conseguiu descobrir onde está a barra nesta sala?… É isso mesmo, está por cima da janela. É claro que a pode colocar onde bem entender, num espaço próprio que tem em casa para fazer desporto, mas se não tiver no quarto ou na sala. Para poder usá-la precisa de furar a parede, de modo a mantê-la segura, já que se vai pendurar nela. 

Com a barra trabalha todo o dorsal, os músculos dos braços e os abdominais, ou seja, é um equipamento bastante eficaz, para trabalhar a parte superior do corpo. É verdade que para conseguir subir e descer é preciso uma resistência física, se não conseguir elevar-se, numa fase inicial, ponha-se em pé numa cadeira. O que conta é não desistir!

2- Parede de escalada

Reabilitação de Edifício Sede Social dos Amigos da Montanha: Corredores e halls de entrada  por Risco Singular - Arquitectura Lda
Risco Singular – Arquitectura Lda

Reabilitação de Edifício Sede Social dos Amigos da Montanha

Risco Singular - Arquitectura Lda

Bora lá escalar? É que até esta ideia é viável dentro da sua casa! Pôr toda a gente a subir será sem dúvida super divertido! Não há quem lhe irá resistir, mesmo os mais pequenos irão adorar escalar, claro com a ajuda de um adulto. Para este desporto em casa precisará de um capacete, de um mosquetão, de cordas dinâmicas, não se esqueça é preciso jogar pelo seguro! 

Quem quer ser radical? 

3- Bola / Bola do equilíbrio

Pode encontrar uma bola no mercado por muito pouco e elas são mesmo fantásticas, são bastante versáteis. Existem, de facto imensos exercícios que se podem associar a esta bola, um verdadeiro treino fit! O melhor disto é que trabalha os músculos base, isto é, aqueles músculos essenciais para a estabilidade e para a postura correta. Sendo por isso bastante usada em tratamentos terapêuticos, de recuperação e até para as grávidas. 

A meia bola é similar à bola grande, apenas é a metade dela. Nela podem ser feitos variadíssimos exercícios, desde que se mantenha equilibrado. Nela trabalha-se o fortalecimento do tronco, dos membros superiores e inferiores, a força e o dito equilíbrio. 

4- TRX

O TRX, da sigla Total-body Resistance Exercise, que significa Exercício de Resistência do Corpo Inteiro, é apenas uma fita que o vai deixar de rastos. Mas não tenha medo não… Que os resultados e a versatilidade do TRX é incrível, pode atar esta fita a uma estrutura em casa ou no espaço exterior, para um treino em pleno ar. Não precisa de muito espaço à sua volta. Com esta simples fita pode melhorar a sua postar, desenvolver a sua capacidade atlética, fortalecer a coluna vertebral, desenvolver os músculos do seu corpo (abdominais, glúteos, bícepes, trícepes… )

Curiosamente o TRX era, inicialmente, um aparelho criado para treinar os soldados da marinha americana, dentro de um exigente programa chamado Seals

Com o TRX pode trabalhar todos os músculos do corpo, pois permite um grande leque de exercícios. Pode executá-los sozinho ou em grupo, para maior motivação. 

Quer treinar com o TRX?! Pode acreditar que sairá um verdadeiro atleta.

5- Banda elástica

Com esta sugestão mostrámos-lhe mais uma vez que é possível equipar um ginásio com um orçamento simpático e que não poderá ter treinos ’amazing’!! Além de que com este tipo de equipamento 'portátil' pode pensar em treinar em qualquer lugar, mesmo nas férias pode levar o ginásio consigo!

Desta vez, falamos-lhe do elástico. Existem dois tipos de banda elástica, aquela que é parecida a uma corda de saltar, mas mais pequena, e a outra que é um elástico mais grosso, fechado e de mais ou menos sete centímetros. Os exercícios com a banda são extremamente eficazes para a tonificação de músculos localizados e para ganhar mais resistência. Não há como não resistir ao elástico…

6- Bola medicinal

Ginásio  por M.Lisboa Arquitetura e Interiores
M.Lisboa Arquitetura e Interiores

Organização de equipamentos e materiais esportivos

M.Lisboa Arquitetura e Interiores

O que é uma bola medicinal? Aparentemente parece-se a uma bola de futebol, mas na realidade pesa um pouco mais, entre 1 kg a 10 kg. Ela é perfeita para tonificar aquele músculo. A ideia é por exemplo fazer abdominais normais mas com um peso, para dificultar e claro desenvolver os músculos. 

E um, dois, três… nove… vinte e cinco… e é a partir daí começamos a pensar que vamos morrer. Mas a força de vontade é sempre mais forte, não se esqueça! 

lugar para treinar é sempre algo de viável... 

Então convencidos? Bora lá começar a suar!!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!