Habitação rústica e moderna

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Geralmente pensamos que o rústico e o moderno não são compatíveis por serem estilos integralmente opostos. A verdade é que ambos se complementam das mais diversas formas e o projecto habitacional que lhe iremos mostrar hoje é o exemplo perfeito disso mesmo.

A habitação situa-se na Anadia num terreno linear e com uma envolvente natural incrível. O projecto desta habitação foi da autoria dos profissionais Karst, Lda. Este escritório possui sede na maravilhosa cidade do Porto e possui já um longo historial de projectos e trabalhos desempenhados ao longo de várias décadas e gerações. Este atelier procura construir uma linguagem arquitectónica muito própria, resultando esta em trabalhos e construções únicas como a habitação que iremos de seguida ficar a conhecer.

Os profissionais deste atelier têm uma afeição particular por projectos que possam ser eles mesmos, intemporais. No entanto, a vontade do cliente está sempre em primeiro lugar e desta forma, os resultados convertem-se em obras únicas e repletas de história e carisma.

A casa que hoje lhe iremos mostrar não é excepção por isso fique desse lado e descubra tudo!

Uma habitação magnífica

Moradia Anadia: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

Começamos pelo exterior onde lhe mostramos uma perspectiva incrível da vista da fachada da habitação a partir do jardim. Jardim esse que possui uma magnífica piscina para a qual a habitação se orienta.

A habitação é composta de volumes distintos que se unem entre si conformando uma composição arquitectonicamente distinta. Os grandes volumes são praticamente revestidos com dois materiais distintos: a madeira e o vidro.

Entrada esplendorosa

Moradia Anadia: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

A entrada é esplendorosa e magnífica. É através de uma longa passadeira desenhada no pavimento que o visitante é encaminhado até à zona onde será efectuada a entrada para a habitação. 

A entrada é um espaço coberto onde uma grande porta de madeira convida o visitante a entrar. O facto desta zona ser coberta permite um maior conforto ao efectuar a transição para o interior da casa. 

Neste alçado existe ainda um outro componente material, para além do vidro e da madeira existe também uma parte da fachada revestida com pedra.

Volumes modernos

Moradia Anadia: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

Os volumes a partir dos quais a habitação é composta dividem-se em vários níveis e formas. Esta imagem mostra-nos como é possível criar um objecto arquitectonicamente harmonioso recorrendo a um desenho irregular e modernista.

A vegetação enquadra a habitação que possui tonalidades claras e se encontra em harmonia com a envolvente natural.

Madeira no exterior

Moradia Anadia: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

Como já tínhamos referido a fachada das habitação é praticamente revestida com um ripado de madeira disposto horizontalmente. O facto da orientação ser horizontal não foi ao acaso mas sim porque esta disposição permite criar uma ilusão de maior linearidade da construção, alongando assim as perspectivas e as formas dos volumes.

Sala de estar

Moradia Anadia: Salas de estar ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

A sala de estar é um recanto moderno e simples onde os habitantes podem usufruir da vista magnífica sobre a envolvente natural da casa.

O mobiliário é simples e confortável, o objectivo é maximizar o espaço e realçar a arquitectura do edifício. A lareira central é um dos pontos que aqui gostaríamos de realçar enquanto elemento marcante para a distribuição espacial da divisão.

Refeições com vista

Moradia Anadia: Salas de jantar ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

A sala de jantar localiza-se imediatamente adjacente à sala de estar e possui uma vista magnífica para o jardim e para a piscina.

Este é o lugar ideal onde a família se pode reunir e desfrutar de refeições fantásticas com vista para o jardim. A grande mesa de madeira é a peça principal desta área de refeições.

O facto deste ser um espaço extremamente bem iluminado permite também que neste espaço se dinamizem outras funções.

Iluminação natural

Moradia Anadia: Corredores e halls de entrada  por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

Os espaços de passagem são amplos e luminosos e a prova disso é este grande corredor onde a luz se espalha pelo espaço criando uma dinâmica especial neste lugar. 

Os grandes vãos envidraçados são uma das características mais peculiares desta habitação no entanto, era necessário criar algum privacidade para o interior da habitação. Esse carácter mais privativo foi conseguido através da colocação de estores de sombreamento no interior da habitação.

Olhar a paisagem

Moradia Anadia: Casas ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

A casa fecha-se sobre si própria abrindo-se para a paisagem e revelando pedaços de natureza para o interior da habitação.

A envolvente é sem dúvida um factor que influencia em muito a dinâmica espacial e a aura de qualquer habitação. Se ficou inspirado com este refúgio perfeito verifique também esta casa de Verão junto ao lago.

O que achou deste verdadeiro refúgio natural? Gostaria de viver num sítio assim? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!