Living room - AFTER:   por Home Staging Factory

Divisórias vazadas: separar os espaços sem se perder a luz e a sensação de amplitude!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Nas casas antigas, cada divisão estava encerrada entre quatro paredes. Eram casas labirínticas com sala atrás de sala e com uma configuração pouco fluida. Hoje em dia, já não é assim. As casas e apartamentos modernos favorecem um núcleo social organizado numa lógica de plano aberto com cozinha, sala de estar e sala de jantar integradas. Porém, até num open space se pode demarcar virtualmente cada área. Só não tem é que ser com uma parede.

Imagine que quer criar uma separação entre a cozinha e a sala de estar ou entre o hall de entrada e o resto da casa, mas sem erguer paredes: pode optar por uma divisória vazada. Esta divisória cumprirá esse propósito, ao mesmo tempo que surge enquanto estrutura decorativa sem criar um obstáculo ao campo visual e à passagem de luz. Desta forma, o interior da casa mantém-se organizado, mas, ao mesmo tempo, arejado e luminoso. Pode ser uma divisória em madeira, um biombo e até a tradicional gaiola pombalina que se vê amiúde em apartamentos antigos em Lisboa e que vamos ver neste artigo.

Está curioso? Saiba mais.

​1. Porquê optar por uma divisória vazada?

Apartamento Rua Boavista / Lisboa - Apartment in Rua Boavista / Lisbon: Salas de estar  por Ivo Santos Multimédia
Ivo Santos Multimédia

Apartamento Rua Boavista / Lisboa – Apartment in Rua Boavista / Lisbon

Ivo Santos Multimédia

Porquê uma divisória em vez de uma parede ou de, tão-somente, deixar o espaço totalmente aberto? Eis as vantagens das divisórias vazadas:

  1. Delimitar áreas com propósitos distintos: os open spaces são apelativos, mas é importante serem convenientemente organizados. Com uma divisória vazada conseguir-se-á perceber onde acaba uma determinada área e começa outra sem que se perca o contacto visual entre ambas.
  2. Criar um espaço dentro de um espaço: imagine que, dentro do seu quarto, precisa de uma pequena área de trabalho ou de um closet. A divisória pode ser utilizada para separá-los do resto do quarto. Neste sentido, cria-se como que um pequeno espaço dentro de outro. Optimize!
  3. Tornar um espaço demasiado grande num espaço mais confortável: os espaços grandes são difíceis de organizar e de mobilar, para além de que podem transmitir uma sensação de dispersão, frieza e desconforto. Ora, as divisórias vazadas são perfeitas para criar diferentes áreas dentro de um ambiente deste género e assim tornar a atmosfera mais acolhedora e menos fria e dispersa.
  4. Para ocultar algo inestético: estas divisórias são extremamente decorativas e podem servir para disfarçar algum pormenor inestético na sua casa ou resguardar uma área que nem sempre está arrumada.
  5. Manter a leveza, a luminosidade e a ventilação: estas divisórias, por serem vazadas, deixam que a luz natural e artificial passe e são uma solução inteligente para a circulação de ar.

​2. Tipos de divisórias vazadas

Sala de estar: Salas de estar  por Ci interior decor
Ci interior decor

Sala de estar

Ci interior decor

As divisórias vazadas podem ser feitas com diferentes materiais e assumir estilos distintos. Não há uma regra de ouro para escolher uma divisória. Pode optar por uma que siga o estilo da sua casa ou por uma divisória que crie um contraste interessante. Seja como for, o resultado deve ser harmonioso e coeso. Entre os diferentes tipos de divisórias vazadas, destacamos as seguintes:

  1. Divisória em madeira: as divisórias em madeira estão entre as mais usadas. Podem ser trabalhadas ou simples ripas que se prolongam do chão até ao tecto. Tudo depende do gosto pessoal de cada um.
  2. Divisória em metal/chapa de aço: para um espaço moderno e sofisticado, pode optar por uma divisória em metal.
  3. Divisória de gesso/Drywall: são mais largas e, por isso, indicadas para ambientes maiores. O Drywall é um material barato e fácil de manusear. Pode criar uma parede em Drywall com vários nichos para separar ambientes.
  4. Divisórias vazadas em MDF: são divisórias feitas com painéis de MDF que podem ser recortados a laser a partir de um desenho fornecido por si. É possível que encontre painéis de MDF prontos, mas, por norma, deverá ter que procurar uma empresa que faça este tipo de recorte dentro das dimensões que precisa.
  5. Divisória com troncos (madeira tosca): se a abordagem da decoração é rústica, propomos-lhe uma divisória feita com ramos/troncos de árvores. O efeito tosco e orgânico é, no mínimo, original!
  6. Gaiola pombalina: a gaiola pombalina é um sistema de construção anti-sísmico usado na Baixa Pombalina depois do terramoto de 1755. Esta estrutura tridimensional de madeira era incorporada nas paredes de alvenaria. Hoje em dia, são muitas as recuperações que aproveitam essa estrutura e a convertem numa divisória.

Outra soluções:

Moradia em Cascais: Corredor, hall e escadas  por Traço Magenta - Design de Interiores
  1. Biombo: os biombos surgiram na China com um propósito de proteger ou ocultar uma área dentro de um compartimento de uma casa. São formados por vários painéis e, geralmente, amovíveis. São peças bonitas e que elevam os espaços do ponto de vista decorativo. Se não quiser mandar fazer uma divisória à medida ou procurar uma solução menos definitiva, o biombo é uma boa opção.
  2. Estante: as estantes são muito usadas para dividir espaços e parecem-nos uma boa alternativa às divisórias vazadas comuns e fixas. Deve, como é óbvio, escolher uma estante sem fundo e com uma proporção agradável em largura e em altura. As opções são inúmeras. Inspire-se nestas imagens e pesquise “divisórias vazadas” no nosso site para ter acesso a ainda mais projectos.

​3. Como valorizar uma divisória vazada?

Pode manter a sua divisórias simples ou valorizá-la com alguns elementos. Há divisórias, por exemplo, divisórias de madeira que, na sua estrutura, incorporam pequenos vasos onde se podem colocar pequenas plantas para, assim, emprestar vida ao espaço. No lugar dos vasos, pode-se, também, integrar um canteiro na base da divisória. Se a divisória for larga – tipo estante sem fundo ou parede de Drywall, os nichos podem ser aproveitados para a adição de peças de decoração como molduras, velas, jarras, e assim por diante.  A iluminação é também uma excelente forma de pôr em destaque a sua divisória. Uma boa ideia é embutir spots LED na base da divisória que projectem um feixe de luz a partir do chão. Esta luz criará um efeito intrigante e tornará o espaço mais acolhedor. As divisórias podem, ainda, ser projectadas de forma a incorporarem a televisão ou uma lareira.

​4. Divisórias como espaço de armazenamento

Living room - AFTER:   por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Living room – AFTER

Home Staging Factory

E como os espaços de arrumação numa casa nunca são demais, pode aproveitar a sua divisória para incluir áreas de armazenamento. Uma divisória vazada pode incorporar gavetas na base e/ou armários com portas. Estes espaços de arrumação adicionais poder-lhe-ão ser úteis para acomodar tudo aquilo que não quer que esteja à vista na sua sala (documentos, mantas de Inverno, entre outras coisas). A divisória pode também funcionar como biblioteca. No entanto, não deve encher em demasia os nichos. Alterne os livros com peças de decoração para não se perder o efeito da passagem de ar e de luz. Se sobrecarregar a divisória, então acabará por criar um bloqueio. Por fim, mas não menos inteligente, é a ideia de aproveitar uma divisória para se criar uma área de refeições informal tal como a da imagem. 

​5. Portas de correr vazadas

Divisória: Casa  por Glim - Design de Interiores

As portas de correr são uma boa forma de estruturar um espaço e dividi-lo. A grande vantagem é que, ao contrário das divisórias vazadas fixas, as portas, quando abertas, integram totalmente os ambientes, sendo que podem existir bolsos nas paredes para dentro dos quais elas desaparecem completamente. São, assim, mais flexíveis e versáteis.

*A homify não tem, de momento, disponível uma imagem de uma porta de correr vazada. Na imagem, uma solução fixa e decorativa para separar ambientes. 

​6. Painéis deslizantes vazados

A instalação dos painéis deslizantes assemelha-se à das portas deslizantes. Porém, os primeiros não fecham tanto os ambientes, para além de, por norma, serem mais baratos. Estes painéis são pendurados no tecto e deslizam ao longo de um trilho, permitindo-lhe abrir ou fechar um determinado espaço a seu bel-prazer.

*A homify não tem, de momento, disponível uma imagem de painéis deslizantes vazados.

​7. Que profissionais deve contactar?

Espinho . Interdesign: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Espinho . Interdesign

Interdesign Interiores

Um arquitecto, um decorador ou um designer de interiores poder-lhe-ão ser úteis para escolher uma divisória vazada para a sua casa. Se optar por uma divisória vazada de madeira feita por medida, então procure um carpinteiro para levar a cabo este trabalho na perfeição. Pode, ainda, consultar a nossa lista de empresas de portas caso escolha portas ou painéis deslizantes.


Recomendado:
- 16 biombos e divisórias de madeira para pedir a um carpinteiro para fazer

Outras ideias para incorporar divisórias vazadas nos espaços:

Viver com prazer by CREATIVE COLOR LDA.: Salas de estar  por Creative Color Lda.
Creative Color Lda.

Viver com prazer by CREATIVE COLOR LDA.

Creative Color Lda.

Corredores e halls de entrada  por Nash Baker Architects Ltd
Nash Baker Architects Ltd

The hallway and stairs at ​the Old Hall in Suffolk

Nash Baker Architects Ltd

Sobreiras - Alentejo Country Hotel: Salas de estar  por FAT - Future Architecture Thinking
FAT – Future Architecture Thinking

Sobreiras – Alentejo Country Hotel

FAT - Future Architecture Thinking

Pedaço de sol! - Decoração de sala de estar e jantar: Salas de estar  por White Glam
White Glam

Pedaço de sol! – Decoração de sala de estar e jantar

White Glam

Salas de estar  por homify

Casa Cedofeita: Salas de estar  por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura
O que acha destas divisórias? Dê-nos o seu feedback em relação a este artigo.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!