As chatices ao construir uma casa

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Casa 7 Qtª da Marinha - Cascais – Habitação unifamiliar, Triplinfinito arquitetura, design e vídeo Lda Triplinfinito arquitetura, design e vídeo Lda Casas modernas
Loading admin actions …

Construir uma casa é um sonho de uma vida, mas o problema é quando esse sonho torna-se um pesadelo!! Quantas histórias do outro mundo já ouvimos falar de quem estava a construir uma casa? Quantos entraves podem surgir? Como e de que tipo? São muitas as dúvidas, os medos e os receios. Ousaríamos dizer que não é caso para menos! É um investimento, muitas vezes as poupanças ou um crédito de uma vida, depositamos tudo e mais alguma coisa na nossa futura casa, por isso, queremos os problemas o mais longe possível. 

Mas como? O que deve tomar em conta? Que cuidados deve ter? Que custos e duração? Para ajudá-lo a ser mais cauteloso na construção da sua casa, reunimos todas as dicas, conselhos e outros detalhes. De modo a evitar qualquer tipo de chatices. Vem connosco? Então vamos a isso!

1. Prever tudo antes de assinar o contrato

Primeiro, defina precisamente o seu projeto: número de andares, cave, sótão, possibilidade de extensão, distribuição de divisões, modo de aquecimento, entre outros. Para que corresponda à sua família e à sua evolução previsível.

Em seguida, adapte-o à realidade do seu orçamento e à natureza do campo. Porque os desastres mais pesados vêm do solo: escoamento de água, vegetação, fundações inadequadas… E eles podem declarar-se anos depois.

Assim, é importante definir o projeto da casa: número de níveis, cave, sótão, posterior possibilidade de prorrogação, distribuição de quartos, modo de aquecimento, etc. E adaptá-los, então, não apenas ao orçamento de construção, mas também à natureza do terreno.

No contrato preliminar de compra do terreno, preveja duas cláusulas: a que o autoriza a chegar até lá para analisá-lo; o outro que o liberta do seu compromisso em caso de risco, tornando-o impróprio para construção ou restrição urbana, impedindo o resultado do seu projeto: por exemplo, um afastamento de cinco metros da rua ou uma altura limitada.

Escolher bons profissionais

Mesmo que o profissional crie uma boa impressão, é preciso sempre ficar em alerta. Não pede para visitar as obras? É mau sinal. Não quer partilhar consigo referência de outros trabalho que realizou? É caso para ficar desconfiado. É muito importante ficar a par da legislação portuguesa, por exemplo:

segundo, o Decreto-Lei n.º 59/99, de 2 de março (artigos 36.º, 37.º e 38.º) ’O empreiteiro é responsável por todas as deficiências e erros relativos à execução dos trabalhos ou à qualidade, forma e dimensões dos materiais aplicados (… ). A responsabilidade do empreiteiro cessa quando os erros e vícios de execução hajam resultado de obediência a ordens ou instruções escritas transmitidas pelo fiscal da obra (… ).’

Na hora de procurar um arquiteto ou um empreiteiro tente informar-se à sua volta, peça referências aos seus amigos e familiares. De certeza que já ouviram falar em A ou B. 

Outra forma de encontrar contactos de profissionais seguros, é através da nossa plataforma. Porquê? Porque tem acesso a vários projetos realizados, pode analisar vários profissionais, escolher aquele com quem se identificar, questionar diretamente através da homify e, posteriormente, agendar uma reunião, onde poderá ter uma ideia ainda mais clara. Mas peça a mais do que um, no mínimo dois, para comparar orçamentos, ideias, propostas, entre outras questões e o seu feeling. 

Finalmente, pense na garantia da construção, segundo os artigos 200.º e 226.º, do Decreto-Lei supracitado: 

’ – Defeitos de execução da obra
Quando a fiscalização reconheça que na obra existem defeitos ou que nela não foram observadas as condições do contrato, lavrará auto a verificar o facto e notificará o empreiteiro (… ). 

- Duração do prazo 

O prazo de garantia é de 5 anos, podendo o caderno de encargos estabelecer prazo inferior, desde que a natureza dos trabalhos ou o prazo previsto de utilização da obra o justifiquem.’

3. Participe a algumas reuniões das obras da sua casa

Precisa de visitar regularmente a obra? Sim. Precisa de viagiar os trabalhadores? Não! Isto faz parte do trabalho de chefe da obra, ou seja, o arquiteto ou empreiteiro. Ele será o seu único interlocutor. Uma vez por mês, planeia participar às reuniões da obra que são organizadas com as várias partes interessadas, nas quais ele coordena a ação. E também nos momentos-chave do andamento das obras, aqueles que determinam a liberação dos recursos.

A obra está a ter muito atraso e a ficar para trás? Reveja o seu contrato, pode existir alguma penalização. 

Deve-se preocupar com uma obra vazia? Isso pode ser normal: a implementação dos materiais necessita tempos de secagem ou estabilização. Além disso, nem todas os tipos de trabalhos funcionam ao mesmo tempo, sendo que a sua intervenção segue uma ordem lógica, às vezes com alguns dias de diferença. No entanto, se achar qualquer situação muito demorada ou fora do normal, entre em contato com o profissional, por carta registada com aviso de recepção, de forma a ter uma prova de contacto. 

Esteja preparado a valores fora do orçamento previsto

Precisa se preparar para isso: o orçamento para a construção excederá as suas expectativas. 

Haverá as despesas inevitáveis de decoração e plantas para o jardim, possivelmente despesas extras previstas no contrato, devidamente faturadas e não incluídas no pedido inicial de crédito.

Por isso, tenha sempre uma margem para imprevistos, assim não se sentirá sufocado se vier uma má surpresa. 

Tenha uma ideia mais clara dos custos e duração de uma casa - aqui -. 

Terá tempo para se dedicar à sua nova casa?

Numa casa, há sempre algo para fazer!

Esta frase proferida com entusiasmo nas primeiras vezes, é matizada por uma ligeira amargura com o passar dos anos. 

Sim! Viver numa casa é mudar o mundo e poucas pessoas podem dispensar de pôr mãos-à-obra! Numa casa pequena, como um apartamento, as lides domésticas são perfeitamente aceitáveis, numa casa maior rapidamente tudo torna um fardo. As horas vagas, as férias, as folgas, os feriados e os fins de semana são, muitas vezes, dedicados à casa: limpar vidros, cortar a relva, retirar as ervas daninhas, plantar, regar, tratar da piscina limpar a cozinha grande, os vários quartos, a sala imensa, enfim… Um trabalho sem fim que parece nunca mais terminar. 

Por isso, antes de se aventurar numa moradia grande pense no tempo que irá despender e se tem ou não para contratar uma empregada doméstica ou um jardineiro. 

Curiosidade: 5 razões pelas quais uma casa limpa faz bem à saúde.

3. Avaliou as despesas inerentes da sua próxima casa?

Não há forma de escapar aos custos de manutenção de uma casa ficam bem mais caros do que a de um apartamento. Por isso, antes de se atirar na construção de uma, é melhor fazer uma avaliação o mais próximo possível das despesas que terá que gastar a cada ano, além do pagamento dos empréstimos que teve que recorrer, como dos impostos.

- Outros elementos importantes a ter em conta: 

se optou por viver mais longe poderá ter gastos com um segundo carro, o transporte das crianças para a escola, a facilidade das idas ao supermercado, entre outras questões do dia-a-dia.

A quem pedir ajuda ou informações?

A construção de uma casa precisa de um trabalho de casa, da sua parte. 

Antes de se lançar, informe-se em vários lugares, de forma a obter informações claras e consistentes. 

  1. Consulta de empresas de construção: pode encontrar informação sobre empresas com Alvará de Construção ou Título de Registo emitidos pelo InCI, I.P.
  2. Licenciamento de imóveis, obras e construção: obrigatório para: novos edifícios, ampliação e alteração, reconstrução e alteração; reparação, demolição e alteração da topografia.
  3. Obrigações referentes à conservação e restauro do património: que diz respeito entre os proprietários, o Estado e/ou o Instituto Português do Património Arquitectónico.

- Estas informações podem ser analisadas através do Portal do cidadão.

- Dúvidas, dificuldades, interpretação da legislação ou outra questões, a Deco Proteste poderá orientá-lo e informá-lo. 

- A Câmara Municipal onde irá construir a sua casa também pode ser uma fonte de informação, não hesite em agendar uma reunião.


Leitura recomendada: Construir uma casa de raiz ou optar por um pré-fabricado?

Que outra chatice já vivenciou ao construir a sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista