O alfabeto para as formas da cozinha: qual delas se encaixa mais em mim?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Sabemos que procurar e comprar uma cozinha para a nossa casa é um passo muito importante. É um custo ainda elevado, além de requerer algumas obras dentro do espaço. Como tal é fundamental, fazer uma intensa pesquisa quer de informações sobre os vários modelos existentes, sobre os materiais e claro sobre os custos/valores. Já sabem que na plataforma da homify encontrará para além de produtos, profissionais nacionais e não só, para o efeito. E é aqui mesmo que pode encontrar uma fonte de inspiração…  

Hoje, trouxemos neste artigo vários modelos de cozinha que pode encontrar no mercado, percorremos várias letras do abecedário, desde do famoso U ao tradicional L, mas há mais… Se quer descobrir as outras letras do alfabeto, terá de ler o artigo até ao fim… É bastante divertido, vai ver! Há para todos os tamanhos, espaços, gostos e feitios. Entre no jogo e descubra a cozinha que é a cara da sua casa! 

Vamos a isso? Então bora lá começar…

Em forma de P, como cozinha em península 'Phenomenal'

Uma cozinha com uma península ou mais conhecida por ilha é um dos designs mais famosos no que toca ao mundo das cozinhas. Sem dúvida uma das grandes tendências na arquitetura contemporânea/moderna. É o tal móvel centralizado no ambiente, que pode ser usado para o fogão, a pia, a bancada com assentos ou não ou ainda servir de plataforma para preparar os alimentos. Algumas ilhas dispõem de arrumações, na parte de baixo do móvel. Não há dúvida que elas conferem um estilo fenomenal numa cozinha, mantendo o lado operacional, como o lado habitacional. 

Uma ilha na cozinha cria uma decoração diferenciada, além de ser um elemento útil. A península existe como forma de poupar espaço e rentabilizar a área, onde aquele espaço no meio fica muitas vezes perdido. As cozinhas mais espaçosas estão também, a querer levar esta tendência com um efeito estético, preciso e muito acolhedor.

Mas tenha cuidado antes de projetar uma cozinha com península, precisa de pensar na circulação em volta dela, como a distância com os restantes móveis. Por isso, nas cozinhas pequenas uma península não é muito aconselhável.

Em forma de U, como 'Unbelievable'

Um espaço quadrado e fechado é sempre mais difícil de projetar, mas é claramente a melhor solução que pode optar, pois uma cozinha com formato de U, deixa-nos sempre boquiabertos, pela forma incrível que fica. Tal como o projeto que vemos na respetiva imagem, onde toda a parede é então aproveitada, com vários armários brancos e respetiva bancada preta, deixando no centro da cozinha, espaço para estar por lá e abrir os armários. Mesmo em espaços mais pequenos é um tipo de cozinha que rentabiliza imenso, veja a quantidade de arrumações que se pode obter numa cozinha em U! A pia em frente à cozinha é sempre uma mais-valia, para contemplar as vistas enquanto se lava a loiça…  

Em forma de G, como Great

Ligth Grey: Cozinha  por Cenariwood
Cenariwood

Ligth Grey

Cenariwood

Sabia que existem cozinhas em forma de G, hum?! Por exemplo G de great (do inglês) ou de grande… Outra sugestão por aí??!

A verdade é que as cozinhas em forma de G têm um plano como as cozinhas em forma de U. Ambas têm armários e eletrodomésticos que correm ao longo das três paredes. A grande diferença é que as cozinhas em forma de G, têm uma bancada adicional, que é projetada para o lado, tal como vemos nesta inspiração portuguesa da CenariWood. Toda esta cozinha ocupa as paredes e aproveita o espaço extra da área, para criar uma bancada, em jeito de ilha. Este tipo de cozinha torna-se bastante prática, porque obtém-se mais umas arrumações, uma bancada extra, que pode servir de mesa.

Em forma de L, como 'Lovely'

Cozinha: Cozinhas escandinavas por Maqet
Maqet

Cozinha

Maqet

No caso das cozinhas em L, é ocupado o lado de duas paredes, são ideais para cantos inutilizados ou espaços abertos, para a sala por exemplo. Independentemente do tamanho ou do espaço que dispõe, a cozinha em L é uma ótima opção, é aquela que se encaixa sempre. Não é por ocupar menos uma parede, que a cozinha será menor do que uma com formato em G ou em U. Dependerá sempre do tamanho da parede da sua cozinha. 

Vejam como neste projeto clean, a cozinha está super bem organizada e rentabilizada. De cima até baixo, há aproveitamento de arrumações, com os móveis suspensos, na lateral da frente. Os móveis brancos criam um efeito aberto, luminoso e arejado, dando a sensação de uma cozinha ampla. A grande janela arcada cria um efeito sumptuoso. Uma cozinha clara é uma ótima sugestão para levar, pois ajuda a sua cozinha parecer maior. A mesa de cozinha no centro é bem jogado, afinal neste espaço dá sempre jeito ter onde se sentar e desfrutar de uma refeição mais rápida. 

Super adoravél, não acham?

Em forma de I, como ilha de cozinha incrível

Tenham sempre em atenção o espaço que dispõe antes de projetar a sua cozinha, pois podemos gostar de um modelo, mas este não se enquadrar dentro dela e na verdade cozinhas mal projetadas são sempre um problema e um arrependimento que pode ficar caro. 

As cozinhas em forma de I, são geralmente ornamentadas com um ilha de cozinha incrível, são como um I cortado. Como vimos na primeira inspiração as ilhas são um dos grandes gritos de moda, no que toca aos modelos de cozinha, são bastante amados e procurados. Uma vez que as suas finalidades são imensas e rentabilizam ainda mais aquele espaço que poderia ser perdido, caso não houvesse uma ilha.

Em forma de C, como custo

Cozinhas campestres por homify

E terminamos o abecedário das cozinhas com a letra C, que nos remete para custo. Como veem é uma cozinha que requer um projeto à medida, de modo a aproveitar o espaço disponível. Aquela arcada permite aproveitar os ângulos e não desperdiçar espaço. Se a sua cozinha tem também uma área restrita e não quer desperdiçar um metro quadrado então a letra C é para si!!  

Agora que já tem a sua cozinha escolhida, talvez precisa de analisar os vários frigoríficos do mercado, hum?! Há tantos que necessita de ler sobre esta matéria, descubra este artigo!

Qual destas letras é a sua favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!