Há coisas em casa que deve deitar fora

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O início do ano é um bom momento para arrumar a limpar a sua casa, livrando-se de todas as coisas que não precisa. Se gosta de uma casa tranquila e agradável, livre-se de tudo o que é desnecessário para o seu dia-a-dia. Uma casa ordenada proporcionar-lhe-á bem estar e um maior nível de conforto. Além disso, esta arrumação, ajudará a criar espaço para novos elementos decorativos.

Neste livro de ideias vamos ajudá-lo a seleccionar todo o tipo de coisa que deve deitar fora, assim como ajudá-lo a perceber que tudo na vida tem um prazo. Sabia, por exemplo, que uma escova de dentes utilizada é o ponto de encontro de milhares de bactérias? Chegou o tempo de substituir todas essas coisas velhas que acumula em casa. Aproveite um fim de semana ou uma folga para meter mão à obra e acredite que, quando der conta, já terá o saco bem cheio de elementos dispensáveis.

Escova de dentes velha

A sua escova de dentes velha acumula milhares de bactérias. Assim sendo, é bom que seja substituída regularmente, até mesmo por uma questão de preservar a sua saúde e bem estar. Após cada utilização a escova vai ficando mais velha, gasta e suja, não só pelas bactérias que lhe vão sendo transmitidas mas também pela deterioração normal da passagem do tempo. O ano novo é um bom momento para a deitar fora e comprar uma nova.

Algumas dicas para manter a escova de dentes mais limpa: colocá-la o mais longe possível do vaso sanitário da sua casa de banho; não a partilhar com ninguém, nem mesmo com familiares; deixar a escova secar totalmente antes de a colocar num copo de vidro; lavar com regularidade o copo e secá-lo sempre muito bem, pois a humidade é um terreno fértil para a formação de bactérias.

Esfregões gastos

Cozinha  por Kenny&Mason
Kenny&Mason

Kenny&Mason Kitchens

Kenny&Mason

Se o material dos seus panos de limpeza estão sujos, pode colocá-los na máquina de lavar. O mesmo se aplica às esponjas, escovas e esfregões. Ainda assim, há um momento em que o tempo das lavagens deve terminar e a solução ideal passa por deitar fora o objecto e substitui-lo por um novo. Felizmente os esfregões são fáceis de comprar e baratos, razão pela qual não há a mínima necessidade de correr determinados riscos.

Sapatos, vestuário e roupa interior velha

Corredor, hall e escadas  por My Italian Living
My Italian Living

'Minima' Contemporary hallway shoe storage with bench by Birex

My Italian Living

O ano novo é também um bom momento para deitar fora os sapatos, as peças de vestuário e de roupa interior velhas. Faça uma limpeza aos armários do seu quarto e vai descobrir inúmeras peças absolutamente desnecessárias. Muitas vezes, os sapatos e as peças de roupa velha vão sendo guardadas com o intuito de poderem vir a dar jeito um dia – o que, verdade seja dita, acaba por não acontecer. Mas isso significa, principalmente, que vai guardando nos seus armários muito mais coisas do que realmente precisa. Perca algumas horas nesta limpeza e vai certamente encontrar meias sem par ou com buracos, tecidos desgastados e sapatos já muito estragados e que estão prontos a ir para o lixo. Como pode ver pela imagem que apresentamos, do estúdio My Italian Living, a sua casa ficará muito mais agradável se for organizada e limpa. 

Revistas velhas

As pilhas de revistas compra ou que lhe oferecem vão, muitas vezes, acumulando na sala de sua casa. Ou porque tem um artigo interessante, ou porque ainda não leu tudo, ou até porque são um elemento interessante na decoração, elas vão ficando. A verdade é que, depois de algum tempo, deixa de fazer sentido manter esses objectos em casa e a única coisa que elas fazem no seu espaço é acumular pó e bactérias. Corte as páginas dos artigos que lhe interessam, arquive-as e arrume-as em local próprio, ou então leia o que lhe falta e deite toda aquela enorme pilha de folhas velhas ao lixo. Depois disso,  ganhará espaço para começar a recolher novas revistas, mas não as deixe acumular durante tanto tempo.

Maquilhagem, medicamentos e alimentos fora do prazo

A prateleira onde guarda produtos com data de validade, sejam eles de que género for, deve ser arrumada e limpa com regularidade, de forma a não deixar que por lá permaneçam produto fora do prazo que, em certos casos, provocam um aspecto desagradável, mau cheiro e até podem prejudicar a sua saúde. Os medicamentos e os produtos de maquilhagem são aqueles que mais comummente deixamos ficar pelas prateleiras de casa, passando o prazo e perdendo qualidade de utilização, provocando muitas vezes reacções físicas como irritações e infecções. Por exemplo, 66% das mulheres continuam a usar produtos de beleza e maquilhagem mesmo depois de estes ultrapassarem a data de validade recomendada. Percebemos que por vezes seja custoso ter que deitar fora um medicamento ou um creme bastante caro, mas quando assim for, pense primeiro na sua saúde e no seu bem estar.

Toalhas e lençóis velhos

Casas de banho modernas por Marike
Marike

Maatwerk eiken planken Marike

Marike

De certeza que no armário de sua casa não faltam toalhas e lençóis velhos que já foram comprados há muito tempo atrás. As toalhas de bordas desgastadas que entretanto se tornaram ásperas e desconfortáveis, já quase não têm cor e não fazem nada em sua casa, pois já nem sequer cumprem com eficácia a sua função. Está na hora de comprar jogos novos que tornem o seu banho ainda mais confortável.

O mesmo se aplica à roupa de cama que, a determinado momento, deve ser substituída. As bactérias acumulam e uma cama limpa é, acima de tudo, uma cama mais saudável.

Pilhas e lâmpadas

Quarto  por BMIX

Recolha todas as pilhas gastas que tem em casa e leve-as a um ponto de reciclagem. Também as lâmpadas incandescentes e de halogéneo devem ser colocadas nos recipientes de lixo químico doméstico e substituídas, de preferência por sistemas de poupança e tecnologia LED. Torne a sua casa num local mais funcional e, acima de tudo, mais amigo do ambiente.

Tecnologia antiga

Sala de estar  por MD House

Os dispositivos que já não utiliza, como telemóveis e tablets permanecem muito tempo arrumados nas gavetas de sua casa. Além de isto não ser um hábito seguro, é também um desperdício de espaço de armazenamento e de dinheiro. Como solução a este problema deixamos uma dica: leve os aparelhos a uma loja de produtos em segunda mão e receba algum dinheiro em troca. A reciclagem tratará de lhes dar nova vida e funcionalidade.

Não pense que são apenas os aparelhos pequenos que podem ser reciclados. Outros aparelhos domésticos como fornos, microondas, frigoríficos e máquinas de lavar quando avariam podem ser levados a centros de reciclagem. Faça de sua casa um local mais seguro e arrumado e do planeta um espaço mais saudável para si e para os outros.

O que achou das nossas dicas? Costuma praticar alguma delas? Lembra-se de mais alguma que queira acrescentar? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!